quarta-feira, 27 de setembro de 2017

ESTÉTICA E ORGANIZAÇÃO DO TECLADISTA

PROFISSIONALISMO, OBSERVÂNCIA CONSTANTE SOBRE O QUE ESTAMOS OFERECENDO E MENTE ABERTA FRENTE AO SERVIÇO QUE ESTAMOS APRESENTANDO. ESSA É A MINHA DICA DO MÊS!
* Bruno de Freitas

A música é uma das mais belas Artes. Faz história junto à nossa. Na linha do tempo artístico e humano, a discussão entre a estética relativa é uma constante. Relativa porque estamos considerando o belo e funcional, por vezes não tão belo. Aí vem à tona a questão som versus ruído, uma vez que naturalmente se aprende na escola regular que o ruído faz mal, ou pode fazer mal, e o som é algo natural e regular, que nos acalenta e faz música.

Entretanto, sabemos que som e ruído caminham juntos no mundo da música, principalmente quando os pratos, as caixas e a percussão como um todo começaram a aparecer nas obras eruditas. O cume disso tudo, arriscamos aqui citar, foi a primeira metade do século XX, no qual o Dodecafonismo e a Música Experimental ganharam força com compositores e discípulos mundo afora, e um dos resultados é a grande Música Eletrônica que temos hoje. Incrível não é?

Mas, em meio a essa discussão toda, voltamos a discutir a estética. Como na coluna anterior “O Tecladista, O Mundo Digital e a Produção Musical”, edição nº 44, mencionamos os leds nos painéis dos teclados, a estética, a boniteza, o belo, a organização e o equilíbrio também visual acompanham nós tecladistas. Por isso não poderia deixar passar esse tema tão relevante no mundo artístico musical.

Agora, algo que sempre chama a atenção em meio aos “bailes da vida”, bandas de colegas, fotos postadas nas redes sociais, dos colegas tecladistas, nota-se que alguns poucos tem o cuidado mínimo com a estética do setup, apresentação do material de trabalho, a organização que vai desde a posição dos teclados, mixers, caminho do cabeamento e a área que delimita o setup do tecladista e muito mais. Pois bem, sabemos que nem todos os palcos país afora dão suporte para uma organização saudável do setup, ou melhor, poucos são os palcos que oferecem espaço suficiente para uma estética bela e funcional.

Assim, convidamos nosso amigo do mundo das teclas Alex Sachi – tecladista, compositor, produtor musical e especialista de teclas da Yamaha Musical do Brasil, para escrever um pouco da sua experiência entre a estética, cuidados, materiais e o tecladista:

“Com o passar dos anos nós, tecladistas, fomos ganhando algumas funções e cuidados extras e, mesmo com a parte musical em dia e sendo a mais importante, não dá para se descuidar de alguns pontos, que não só pode contar para a visão que os contratantes, artistas, produtores tem de você como profissional, mas também na solução de possíveis problemas.

Em primeiro lugar sempre há musicalidade. Já que você está ali para isso. Mas... Percebo que muitos profissionais das teclas ao serem contratados não tentam absorver a ideia do projeto/trabalho que está prestes a exercer.

Sendo assim, pensando somente na parte musical, e deixando de lado pontos como (Apresentação do Material de Trabalho, Organização, Equipamentos adequados e Necessários).

Seguindo essa ordem...
Apresentação do Material de Trabalho – Diante de tantos segmentos e possibilidades de trabalhos é de extrema importância saber a sua posição nesse quadrado, e, principal-mente, como você poderia surpreendê-los. Afinal, estamos vendendo nosso peixe...

Se uma Banda esbanja com o cenário, luzes, projeção, e você está em evidência nesse palco, é muito importante que seus equipamentos tenham o mesmo impacto. Seja na forma de montar e/ou na distribuição do seu setup para causar tal efeito.

Organização – Esse ponto além de ajudar na apresentação do seu material, ajuda na localização de possíveis problemas, como (Cabos de Sinal, Cabos de Energia, USB).

Em um possível problema imagine que você estará tocando, logo algum profissional precisará localizar o problema para você em tempo recorde, e se você fez a lição de casa, não só apenas o ajudou como te livrou de problemas muitos mais sérios com contratantes e afins.

Equipamentos adequados e Necessários – Este último ponto ele é um pouco mais delicado, pois muitos de nós dependem de vôos, e isso fez com que muitos se adequassem de inúmeras formas para contornar o problema, e às vezes prejudicando até mesmo sua apresentação profissional. Mas vamos tentar colocar algumas questões, aqui...

Quando eu disse acima que estamos vendendo o nosso peixe, à grosso modo é exatamente isso, somos prestadores de serviços, a não ser que você seja o artista em questão, que por sua vez também está prestando o tal serviço.

Analisar tudo o que disse acima e também o trabalho que acabou de ser contratado, cabe a você como profissional levantar o setup ideal para ambos os lados.

E, nessa questão, levantamos um ponto extra que se chama segurança. Em meio a tantas opções de instrumentos, Computadores, Módulos, levar aquilo que vá garantir o início, meio e fim da sua apresentação é extrema responsabilidade sua. Portanto, certos trabalhos são necessários analisar e planejar todo o setup pensando como um verdadeiro profissional experiente da área, com a mínima porcentagem para o erro.

Afinal, o contratante não quer saber se o seu notebook parou, ou o teclado que desligou e demorou para inicializar, o USB que teve problema... Você está ali para resolver um problema como Músico Profissional, e não levar mais problemas...

Minha consideração final e, que vale a pena compartilhar é: no dia em que nós, como Músicos Profissionais, elevarmos os nossos pensamentos como verdadeiros empresários, essas questões e tantas outras serão apenas um check-list de rotina”.

Após esta completa explanação do nosso colega tecladista Sachi, vale reforçar que a organização, com um setup bem organizado, funcional, seguro e cuidadoso ganham maiores significados e vem muito bem a calhar, que para sermos tecladistas eficazes, é necessário profissionalismo, observância constante sobre o que estamos oferecendo e mente aberta, frente ao serviço que estamos apresentando.

Vamos juntos como verdadeiros gestores do nosso próprio trabalho de tecladistas.

_____________________
* Bruno de Freitas é Tecladista, professor, produtor, demonstrador de produtos da Yamaha, endorser da Stay Music e colaborador da Revista Keyboard Brasil

Um comentário:

  1. Fala Alex!! show de bola mano, sou seu fan, admiro seu trabalho , sucesso .... Wendel Melo - Recife-PE

    ResponderExcluir