sexta-feira, 29 de setembro de 2017

O Fantasma da Ópera

A DICA TÉCNICA DESSE MÊS É A VERSÃO MAIS POPULAR DAS ÓPERAS CONTEMPORÂNEAS. BONITA E EXTREMAMENTE EXECUTADA POR ORQUESTRAS ATUAIS, POSSUINDO TAMBÉM VÁRIAS INTERPRETAÇÕES POR BANDAS DE ROCK GÓTICO. ESTOU FALANDO DO FANTASMA DA ÓPERA! BONS ESTUDOS!!
 * Por Amyr Cantusio Jr. 


O Fantasma da Ópera (no original em francês Le Fantôme de l'Opéra) é um romance francês de ficção gótica, escrito por Gaston Leroux. Foi publicado pela primeira vez em 1909. Várias adaptações para teatro e cinema foram feitas, porém, seu auge foi atingido ao ser adaptada para o teatro musical por Andrew Lloyd Webber, Charles Hart e Richard Stilgoe, primeiro no West End, em Londres em 1986, e depois na Broadway, em Nova York no ano de 1988, com o mesmo elenco principal: Sarah Brightman (Christine) e Michael Crawford (The Ghost).

O espetáculo bateu o recorde de permanência na Broadway (superando Cats), e continua nos palcos até hoje desde a estreia em 1986. É o musical mais visto  de sempre, por mais 100 milhões de pessoas, e também a produção de entretenimento com mais sucesso, rendendo 5 bilhões de dólares.

Esta  é a  versão mais popular das óperas contemporâneas, bonita e extremamente executada por orquestras atuais, entre várias interpretações de bandas de Rock Gótico como Nightwish, After Forever, etc... Aqui é facilitada em Am-Fm.

O tema principal é o mais popular das óperas atuais do mundo e muito fácil de tocar. São estudos de Terças Menores nos intervalos de tônica/mediante. Só você seguir com calma a partitura (que ainda contém as cifras) e cantarolar!!
Bom divertimento!!


_______________________

*Amyr Cantusio Jr. é músico (piano, teclados e sintetizadores) compositor, produtor, arranjador, programador de sintetizadores, teósofo, psicanalista ambiental, historiador de música formado pela extensão universitária da Unicamp e colaborador da Revista Keyboard Brasil.






Nenhum comentário:

Postar um comentário