segunda-feira, 2 de outubro de 2017

MEU AMIGO, O PIANO!

FALAR DO PIANO, PARA MIM, É FALAR DE TODA UMA HISTÓRIA DE VIDA QUE COMEÇOU HÁ MUITOS ANOS E QUE ME ACOMPANHA ATÉ HOJE. GRATIDÃO É MEU SENTIMENTO ETERNO.
   * Por Hamilton de Oliveira

Quando o conheci, vinte e quatro anos atrás, não imaginava que me traria tantas alegrias no decorrer da minha carreira profissional. São 88 teclas, que formam um dos mais belos instrumentos já inventados pelo homem, o piano!

Meu primeiro contato com esse instrumento se deu de uma maneira pouco usual, uma bicicleta em troca de um tecladinho de 2 oitavas e meia, o Casio SA-20. Assim começa minha história...

Com 18 anos de idade, sem nunca ter tocado um instrumento musical, me lembro de ter brincado com as teclas do Casio, e logo surgiu uma melodia, o tema das Olimpíadas. Em pouco tempo já estava matriculado em uma escolinha de música perto da casa dos meus pais, onde eu aprendi a ler as notas musicais e dividir os tempos do compasso.

Já não bastavam 2 oitavas e meia para os estudos, portanto, alguns meses depois, comprei um teclado maior para continuar na escola, o Yamaha PSS-140, com suas 3 oitavas.


Com os estudos indo de vento em popa, comecei a tocar em quermesses e nas celebrações da igreja do bairro, até que, em uma viagem ao Paraguai, trouxe o tão sonhado Yamaha PSR-300. Agora sim, feliz da vida com um teclado de 5 oitavas e com sensibilidade nas teclas, não demorou muito para começar a acompanhar algumas duplas sertanejas e a fazer shows pela cidade. 

Nessa época, os estudos avançavam e, com a ajuda de um professor particular e muita dedicação, consegui passar no Conservatório de Tatuí, no curso de MPB/Jazz. Alguns anos mais tarde, eu já estava tocando em outras bandas, que tocavam repertórios que iam desde boleros clássicos, mpb e jazz, até os hits atuais da década de 90, dessa vez acompanhado pelo Casio CZ-1000, o Yamaha DX-7 e o Roland D-50.

Das bandas de baile para a TV, dos cruzeiros para os shows com artistas mundo afora, o piano e os tecla-dos sempre estiveram ao meu lado. Foi através deles que descobri as escalas tonais e modais, os intervalos diversos, o campo harmônico, as diversas melo-dias e os mais belos acordes.

Nesse tempo todo já tive o prazer de tocar nos lendários Yamaha DX7, Korg M1, Ensoniq TS-12, e nos clássicos Roland XP-50, Roland U-20, Fantom G, Korg T3,Yamaha motif, SY-77, Kurzweil k2600, Casio CZ-1000, Nord Stage, entre outros.

Minha gratidão eterna a esse instrumento, que já foi tocado por Mozart, Chopin, Tom Jobim, Hermeto Paschoal, Chick Corea, e outras constelações da música mundial. 
Até breve.

__________________
* Hamilton de Oliveira iniciou seus estudos no Curso de MPB/Jazz no Conservatório de Tatuí, formou-se em Licenciatura pela UNISO no curso de Música e Pós-graduou-se pelo SENAC em Docência no Ensino Superior. É maestro, tecladista, pianista, acordeonista, arranjador, produtor musical, professor e colaborador da Revista Keyboard Brasil.






Nenhum comentário:

Postar um comentário