terça-feira, 3 de outubro de 2017

VILLA-LOBOS, ELBA RAMALHO, JOYCE, ZECA PAGODINHO E OUTRAS “FERAS” NUM CD PERFEITO

CONHEÇA O PROJETO PARA EDUCAÇÃO MUSICAL INFANTIL “BRASIL DE TUHU” DO  QUARTETO RADAMÉS GNATTALI

* * Por Maestro Osvaldo Colarusso

O Quarteto Radamés Gnattali, especialmente através de sua fundadora, a venezuelana Carla Rincón, vem colaborando de forma decisiva para a divulgação da música brasileira. Além de uma agenda bastante intensa já são feitos notáveis do conjunto as primorosas gravações em CD e DVD que o grupo realizou, sobretudo as gravações integrais dos Quartetos de cordas de Villa-Lobos, Ricardo Tacuchian e Radamés Gnattali.

No âmbito das atividades didáticas do grupo, destaca-se o projeto para educação musical infantil que tem o nome de “Brasil de Tuhu”. Lembrando, “Tuhu” era o apelido de infância de Heitor Villa-Lobos, nosso maior compositor, e através de oficinas desenvolvidas pelo quarteto em diversas regiões do país, uma musicalização acessível e brilhante se utiliza do “Guia prático”, monumental coleção de melodias folclóricas infantis compiladas por Villa-Lobos na década de 1930. Foi a partir daí que se pensou na gravação de um CD que, decididamente, rompe as barreiras entre a música clássica e a música popular.


Junto ao Quarteto Radamés Gnattali atuam músicos, instrumentistas e cantores, famosos e excepcionais. Vale a pena citar que estes artistas, alguns deles muito conhecidos, participaram deste projeto apenas por um engajamento idealístico, nada mais. O CD apresenta 14 canções que Villa-Lobos coletou em seu “Guia Prático” em belíssimos arranjos de Leandro Braga.


Elba Ramalho, a híper conhecida cantora e atriz, interpreta “Que lindos olhos” e “Você diz que sabe tudo”. Joyce (Joyce Moreno), outra estrela da MPB, interpreta “Senhora viúva” e a lenda viva, Zeca Pagodinho, dá uma visão bem expressiva de “Nesta rua”. Ao lado destas estrelas da MPB atuam junto ao Quarteto Radamés Gnattali a pianista Maria Teresa Madeira (que gravou toda a obra de Ernesto Nazareth) na melodia “Xô! Passarinho” e o sanfoneiro Marcelo Caldi numa estonteante versão de “O castelo”. Destaco ainda as participações do francês que se tornou o mais brasileiro dos rabequistas, Nicolas Krassik, que dá um ar bem regional à melodia “Pombinha rolinha” e do saxofonista Mauro Senise que coloca toda a sua arte a serviço da melodia “Sôdade”. 

Enfim, o Quarteto Radamés Gnattali se cercando de “feras” dão um novo ar à coletânea de Villa-Lobos. Mas este novo ar não estaria completo se não fosse um detalhe essencial: a gravação foi realizada tecnicamente (engenharia de som, mixagem e masterização) por Ulrich Schneider, “tonmeister” de selos internacionalmente famosos como BIS e NAXOS. Portanto a qualidade técnica do CD é tão alta quanto os resultados musicais.


– Brasil de Tuhu...
Vale a pena conhecer os sites deste projeto didático com foco na musicalização para crianças, Brasil de Tuhu. O site principal é www.brasildetuhu.com.br mas há a possibilidade também de se acessar as ideias do projeto na página www.facebook.com/brasildetuhu . O próprio encarte do CD propõe brincadeiras lúdicas para crianças. O CD pode ser adquirido pela simbólica quantia de R$ 10,00 no site do quarteto, http://www.quartetoradames.com.br ou diretamente no email do quarteto contato@quartetoradames.com.br

___________________________
Osvaldo Colarusso é maestro premiado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). Esteve à frente de grandes orquestras, além de ter atuado com solistas do nível de Mikhail Rudi, Nelson Freire, Vadim Rudenko, Arnaldo Cohen, Arthur Moreira Lima, Gilberto Tinetti, David Garret, Cristian Budu, entre outros. Atualmente, desdobra-se regendo como maestro convidado nas principais orquestras do país e nos principais Festivais de Música, além de desenvolver atividades como professor, produtor, apresentador, blogueiro e colaborador da Revista Keyboard Brasil.

** Texto retirado do Blog Falando de Música, do jornal paranaense Gazeta do Povo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário