sexta-feira, 21 de outubro de 2016

A importância da iniciação musical

MUSICALIZAR NÃO É APENAS TORNAR A CRIANÇA SENSÍVEL E RECEPTIVA AOS SONS. É MUITO MAIS DO QUE ISSO. MUSICALIZAR É RECEBER ESTÍMULOS IMPORTANTES PARA UMA VIDA ADULTA.

*Maestro Marcelo Fagundes


Poucos nascem com habilidades musicais, o que chamamos de dom musical, mas isso acontece com uma minoria que acaba por ganhar destaque ao longo de seu desenvolvimento, aliando o talento ao estudo e esforço diários para o aperfeiçoamento. E, a iniciação musical, ou musicalização, é isso: a construção do conhecimento musical, despertando, desenvolvendo, estimulando e contribuindo para a formação do ser humano.

A música voltou a ser uma matéria obrigatória em 2011 nas escolas do governo, e para todas as séries, graças a um projeto de Lei que demorou mais de 10 anos para ser aprovado. Isso garantiu a introdução ao universo musical já na pré escola, com atividades lúdicas que desenvolvem os diversos sentidos das crianças, tão importantes para a formação pessoal, como a percepção auditiva, imaginação, coordenação motora, memorização, socialização, expressividade, percepção espacial, entre outros. 

Estudos também mostram que crianças a partir dos 2 anos de idade já têm a capacidade de participar de atividades desse tipo, apresentando progressos em seu desenvolvimento de forma muito nítida quando comparadas às crianças que não estão expostas e recebem pouco estímulo musical.

O ideal é que as crianças vivenciem a musicalização antes de ingressar em um curso para a prática de um instrumento musical específico, pois é nesse momento que as mesmas tem contato com o universo da música de maneira mais ampla, passando pela fase da experimentação e descoberta, mostrando depois desse período, sua capacidade para expressar seus sentimentos através da música e instrumentos.

A iniciação musical também per-mite que a criança, e não os pais, escolha com segurança o instrumento com o qual tem mais afinidade, tornando assim o aprendizado teórico mais fácil e intuitivo.

A fase ideal para o início do aprendizado de um instrumento específico é juntamente com a fase final da alfabetização, por volta dos 6 ou 7 anos. Já para os adultos, sempre é tempo de aprender!

Lembre-se que faz parte do uni-verso das crianças bater palma, marchar, dançar, cantar, tocar tambor, brincar com ritmo. Desde pequenas, as crianças são estimuladas pela musicalização, influenciadas positivamente em áreas como expressão, relacionamento social, cultural e raciocínio lógico matemático.

Isso tudo é trabalhado na infância como se fossem brincadeiras. Porém,  na verdade, são estímulos importantes para uma vida adulta, mesmo que a criança não venha a ter vontade de tocar um instrumento musical, este aprendizado inicial nunca será perdido.

As aulas, em geral, trabalham alguns importantes ponto:
1-Levar a criança para brincar percebendo ritmo e timbres com muito movimento;
2-Levar a criança a ouvir o que os outros estão tocando;
3- Repetir a harmonia enquanto pessoas mais adiantadas executam a linha melódica com flautas, pianos, etc;
4- Iniciar a leitura musical  e executar partituras mais simples em conjunto;
Apresentar a música a uma criança é uma tarefa fácil e importantíssima. Por isso deve ser exigida na escola, já que os benefícios futuros serão percebidos.

A seguir, coloco 10 motivos para se estudar música:
1. A música provoca um forte impacto no cérebro e deve ser encorajada nas crianças desde cedo.
2. Tocar um instrumento musical fortalece e melhora a coordenação motora.
3. O estudo musical amplia o raciocínio das crianças.
4. Crianças que estudam música têm melhor comportamento em salas de aula e 
apresentam uma redução de problemas disciplinares.
5. Pessoas de mais idade envolvidas em fazer músicas têm melhorias significativas na saúde.
6. O fazer musical altera algumas regiões do cérebro para combater o mal de Alzheimer.
7. O desenvolvimento musical faz reduzir os sentimentos de ansiedade, solidão e depressão.
8. A música diminui o estresse e reforça o sistema imunológico.
9. Estudos comprovam que aulas de piano ou teclado para idosos provocam aumento do hormônio do crescimento, colaborando no aumento do nível de energia, das funções sexuais e da massa muscular, evitando osteoporose e rugas.
10. Em todas as idades, a músicas reforça o sentimento e convivência em grupo, proporcionando melhorias no relacionamento interpessoal.
E, depois de tudo isso, há que se convir que nunca é tarde para começar. Por isso, traga a música para sua vi-da. Seus benefícios são incríveis!

___________________________
* Marcelo Fagundes é músico, maestro, arranjador, compositor, pesquisador musical, escritor, professor, editor e membro da ABEMÚSICA (Associação Brasileira de Música).








Nenhum comentário:

Postar um comentário