sexta-feira, 21 de outubro de 2016

THIAGO POSPICHIL MARQUES

COM FORTE BASE NO ROCK, O TECLADISTA E PIANISTA THIAGO POSPICHIL MARQUES ATUA COMO MÚSICO PROFISSIONAL DE PALCO E ESTÚDIO EM DIFERENTES GÊNEROS MUSICAIS, TRABALHANDO COM BANDAS E ARTISTAS DO MEIO POP, GOSPEL, HEAVY METAL E ELETRÔNICO. DESTACANDO-SE EM DIVERSAS BANDAS, PROJETOS E MINISTRANDO WORKSHOPS. SEU MAIS RECENTE FEITO FOI TER VENCIDO O CONCURSO GSD (GAMES, SÉRIES E DESENHOS) PROMOVIDO PELA EMPRESA SANTO ANGELO. CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE SUA TRAJETÓRIA E SEU MAIS RECENTE TRABALHO INTITULADO GRAN DENSE.

* Por Heloísa Godoy Fagundes

Natural de Porto Alegre, Thiago Pospichil Marques é tecladista, compositor, professor e produtor musical, formado em Música pelo Centro Universitário Metodista - IPA.

O interesse pelas teclas surgiu com  um pequeno pianinho de brinquedo, que o levou ao estudo do órgão elétrico aos 5 anos de idade. Como toda criança curiosa, começou a testar timbres e acompanhamentos - um resultado que surpreendeu até mesmo sua professora. Aos 13 anos, já dava  os primeiros passos ao formar uma  banda com os amigos. Desde lá já entendia que queria fazer daquilo, um dia, sua profissão.

A partir de então, Thiago dedicou-se ao aprimoramento de seu talento, realizando aulas com Nilson Ferreira e Alexandre Massena, dois grandes pianistas. Seu currículo ainda  conta com  cursos ligados à teclados, sintetizadores, produção e teoria musical, dentre eles o “Música e Tecnologia”, curso de extensão universitária ministrado pelo Departamento de Música Eletrônica da UFRGS e o “Introduction to Music Production” Berklee College of Music/Cousera.

Sua primeira experiência em estúdio e gravando um álbum, foi aos 16 anos com  a banda P49,  que estava preparando seu disco de estreia chamado “O Verbo”. Seu talento chamou a atenção de Michael Polchowicz (Hangar, Venus Attack, OSPA), que o convidou para  fazer parte de um projeto chamado “Journey Night” - covers de grandes sucessos da banda Journey. Na época, Thiago e Michael iniciaram uma parceria, que lhes renderam composições marcantes, gravadas em seus projetos individuais.   

Na linha do heavy metal, Thiago Marques fez parte de uma  banda emergente do estilo chamada “Katana” e junto com  o grupo recebeu prêmios de escolha popular e escolha da crítica especializada na categoria "Banda Revelação" do website HeavyRS. Com a Katana, Thiago gravou o single “Eyes in the Dark” e fez uma turnê de divulgação.

Na mesma época, Thiago fez parte da banda “Castelo Forte” - um dos expoentes do rock cristão no Rio Grande do Sul - gravando o EP "Recomeçar" e, em um momento seguinte, criando  arranjos acústicos de músicas da banda para  uma  mini tour.

Thiago Marques também seguiu os estudos da música em sua carreira acadêmica, formando-se em 2009 no curso de Licenciatura em Música, no Centro Universitário Metodista - IPA. Diversas vezes foi convidado para  acompanhar músicos de talento, como Luciano Manga (Oficina G3, Vineyard, solo) em 2008.

Iniciou sua carreira como professor ministrando aulas particulares e, em 2006, foi convidado a dar aulas em uma das maiores escolas de música do Estado, Tio Zequinha, conhecida por ter sido fundada por um dos membros da Família Lima. A escola de música proporcionou a Thiago ainda a possibilidade de participar de apresentações anuais no Theatro São Pedro e no conhecido “Natal Luz” da cidade de Gramado.


Thiago também tem uma  rica experiência na música eletrônica, fazendo parte do projeto Sax & Phone in Concert, inclusive compondo e produzindo a música “Smile on Your Face”, que contou com  a participação da cantora Nalanda. Com  o Sax & Phone in Concert, Thiago tocou em algumas das maiores casas noturnas do Estado, recebendo a oportunidade de fazer parte da apresentação da cantora norte-americana Julie Mcknight. Outro momento marcante de Thiago neste projeto foi a realização do show de abertura da banda Tears for Fears, no Pepsi On Stage em Porto Alegre.

Ainda merece destaque a composição de Thiago Marques para  homenagear o Sport Club Internacional em seu centenário - a música “Século de Vitórias”, que se aproxima da marca dos 50.000 acessos no YouTube.

Thiago ainda  segue carreira de músico em eventos diversos com  um trabalho voltado para a “Lounge Music”. Neste formato, tocou para  um público  bastante seleto em restaurantes de alta gastronomia, hotéis de luxo da serra gaúcha, desfiles de moda, lojas de grife, jantares particulares e corporativos, com  destaque para  as recepções realizadas pela Fundação Bienal do Mercosul, Associação dos médicos da PUC-RS, Grêmio Náutico União e Grupo  Austral Agency durante o Festival de Cinema de Gramado-RS.

Em 2015 o músico organizou e ministrou o curso: TECLADO - Uma ferramenta para composição, gravação, produção e performance e em maio de 2016 o curso: Produção Musical e Teclado, juntamente com o tecladista e produtor Fábio Laguna (Hangar, Freakeys).

GranDense...

Em parceria com o baterista Ébano Santos, Thiago formou o duo instrumental “GranDense”, onde explora a integração dos dois instrumentos em músicas de estilo híbrido.  Nas composições estilos como o jazz, rock, heavy metal e música eletrônica. O duo de teclado e bateria tem recebido comentários muito positivos de diversos profissionais do meio musical e revistas especializadas no ramo. A dupla tem atuado em diversas apresentações e workshops na região sul e sudeste do Brasil. 


SAIBA MAIS SOBRE THIAGO POSPICHIL MARQUES: 

____________________
* Heloísa Godoy Fagundes é pesquisadora, ghost writer e esportista. Amante da boa música, está há 10 anos no mercado musical de revistas. Já trabalhou na extinta Revista Weril e atualmente é publisher e uma das idealizadoras da Revista Keyboard Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário