EXPOMUSIC 2016 VENDE R$ 240 MILHÕES E OFERECE 320 HORAS DE MÚSICA PARA O PÚBLICO
NOVAS INICIATIVAS PARA AMPLIAR A
REALIZAÇÃO DE NEGÓCIOS E CENTENAS DE ATRAÇÕES ATRAÍRAM 42 MIL PESSOAS PARA O
EVENTO.
*Redação
Quarto
maior evento profissional da música no mundo, a Expomusic 2016 – Feira Internacional da Música foi encerrada no
Anhembi, em São Paulo, dia 25 de setembro passado. Nos cinco dias do evento, as
130 empresas expositoras – que representam mais de 300 marcas nacionais e
estrangeiras – venderam em torno de R$ 240 milhões em instrumentos musicais,
equipamentos eletrônicos, acessórios, tecnologia e outros produtos e serviços.
“A
Expomusic representou o fim de um ciclo de queda e o início da retomada das
vendas. A Música tem poder!”, comemora Synésio Batista
da Costa, presidente da Abemúsica – Associação Brasileira da Música, promotora
do evento junto com a Francal Feiras.
As
novas iniciativas para ampliar a realização de negócios entre expositores e
lojistas e as centenas de atrações musicais da programação oficial e dos
estandes atraíram 42.087 pessoas para o evento, número 17,2% maior que o da
edição anterior. Desse total, 5.258 foram compradores que visitaram a feira
atrás das novidades para abastecer seus estabelecimentos.
Segundo Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal Feiras, a mudança no formato da Expomusic foi estratégica e deixa a feira alinhada com os eventos internacionais do setor. “É uma tendência mundial que as feiras de negócios ofereçam mais conteúdo aos visitantes, e numa feira de música esse conteúdo passa obrigatoriamente pelo entretenimento”.
Rodada de Negócios
Somente as Rodadas de Negócios, iniciativa inédita criada para ampliar a realização de negócios na feira, renderam em torno de R$ 3 milhões. Nos três primeiros dias da Expomusic (21, 22 e 23), foram realizados 218 encontros pré-agendados entre 35 empresas expositoras e 30 pequenos lojistas.
Márcio Parente, proprietário da loja Songs, de Araguaína/TO, esteve entre os lojistas que participaram das Rodadas, onde conversou com oito empresas, fechou quatro pedidos e deu início a outros. Ele elogiou o formato de atendimento: “É fundamental um espaço que favoreça a aproximação do lojista com as marcas, ainda mais para aqueles de regiões distantes dos grandes centros”.
Programa lojista VIP
Para potencializar ainda mais os negócios durante a Expomusic, a Abemúsica e a Francal Feiras patrocinaram o Programa Lojista VIP, que trouxe 154 lojistas de 23 Estados do Brasil para a feira.
Novos Negócios
Juntamente com as Rodadas, neste ano a Expomusic criou outros mecanismos de fomento ao mercado da música, como o “Minha Primeira Expomusic”, que reuniu empresas estreantes numa área coletiva e com montagem projetada especialmente para viabilizar financeiramente sua participação.
O músico e proprietário Pithy Cajonero foi um dos expositores do espaço. Para ele, primeiro fabricante brasileiro de cajón (tradicional instrumento de percussão do Peru), a participação na feira foi estratégica para aquecer as vendas de final de ano. “Alcançamos todas as metas com um investimento acessível, que, inclusive, já foi pago com os pedidos tirados na própria feira”.
Outra novidade desta edição, o “Music Store”, abriu espaço para lojas de instrumentos musicais e de acessórios venderem seus produtos diretamente aos visitantes da feira. Entre elas estava a X5 Music, que levou para a feira guitarras, palhetas e seu carro-chefe: uma variedade de ukulele. Márcio Ribeiro, proprietário do negócio, disse que se surpreendeu com a aceitação do público e o número de visitantes da feira. “A repercussão foi bastante positiva. Este espaço tem tudo para crescer nas próximas edições”, projeta.
Centenas de atrações
O novo local da Expomusic, o complexo do Anhembi, possibilitou a oferta de uma ampla programação voltada ao entretenimento do público. No total, foram mais de 320 horas de música e tecnologia que se espalharam pelo pavilhão de exposições e pela Arena Expomusic, formada pelo auditório Elis Regina e a área externa que contempla o espelho d'água.
Rock Lounge
O Rock Lounge recebeu uma multidão de pessoas que interagiram com tatuadores, exposições (de Lobo, Fernando Victorello e Man Project 33), live painting (com os artistas plásticos Carolina Saidenberg, Paula Jardim, Portman, Thiago VERDEEE, SUR e Fernando Berg), lojas temáticas de rock e música (vinis, camisetas de bandas, rockabília), food trucks temáticos de música, showcase e confraternização de bandas.
No palco flutuante, 40 bandas independentes agitaram uma multidão que se aglomerou às margens do espelho d'água. Entre elas, Bula, Topaz, Toyshop, Instinto, FM Solo, Mattilha, Sioux 66, NDK e Kick Bucket. No domingo (25), o roqueiro Supla fez uma aparição surpresa e encerrou a Expomusic 2016 com show no palco flutuante.
Arena Expomusic
A Arena Expomusic foi o palco para grandes shows. Nela se apresentaram as bandas convidadas (Kronix, Templo Soul, Big Time Orchestra e Dejavu), os músicos do tradicional Barkley Smooth Jazz Festival e a atração internacional Aaron Spears, que integrou a Zildjian Tour junto com o baterista e produtor brasileiro Fabiano Manhas.
O local abrigou também as finais de dois festivais de música. Pelo “Music Hall Festival Get My Idol”, 30 bandas demonstraram seu talento para o público e o júri presidido pelo cantor e compositor Toni Garrido. A grande vencedora foi a Funk na Kombi, acompanhada pelas bandas Vibehouse e Dani Andrade no segundo e terceiro lugares.
O outro festival, “São Paulo é Tudo de Bom, a Expomusic Também”, teve shows das 14 finalistas e foi vencido pela banda paulista Labbers, com a música “Vem Curtir São Paulo”.
“O Rock Lounge surpreendeu. As apresentações na Arena Expomusic encantaram o público, inclusive os shows sobre o lago, que atraíram uma multidão”, lembra Synésio. “Não tem pra ninguém!”.
Estandes
No pavilhão do Anhembi, os expositores entretiveram o público com dezenas de pocket shows, sessões de autógrafos e workshops de artistas consagrados em seus estandes, como Ivan Lins, Pepeu Gomes, Sandra de Sá, Planta e Raiz, bandas Malta e Bula, e muitos outros.
Conhecimento
Profissionais das mais diversas áreas ligadas à música – músicos, lojistas, produtores musicais e de shows – e mesmo os apenas aficionados, ganharam uma programação especial de palestras e bate-papos.
No Expomusic Talks, mais de 80 especialistas se revezaram nos cinco dias da feira em palestras e painéis de curta duração (cerca de 30 minutos) sobre comunicação, tecnologia, marketing digital, inovação e outros temas. Entre os palestrantes, estiveram representantes de startups e de grandes corporações, como Black Friday Brasil, Google, Reclame Aqui, Locaweb, Time For Fun, Ecad e muitos outros.
O Rockshow Experience, no último dia da Expomusic (25), se converteu numa grande confraternização de bandas novas, com quase 20 palestras sobre motivação, produção, mercado, self marketing e a história de vida de renomados profissionais e artistas.
Alguns dos convidados foram Marcão Brito, guitarrista do Charlie Brown Jr.; Fê Lemos, baterista do Capital Inicial; Paulo Vaz, produtor e tecladista da banda Supercombo; Catito Maia, criador da Chilli Beans; os premiados produtores musicais Lampadinha e Wagner Fulco; Junior Camargo, diretor da 89 Rádio Rock; Sérgio Hinds, guitarrista e produtor da banda O Terço; MRossi, apresentador do programa MRossi Rockshow e produtor de todas atrações do Rock Lounge; e outros.
Incentivo à música
As crianças que visitaram a Expomusic também tiveram uma programação exclusiva – nesse caso, voltada à educação musical. As Oficinas de Iniciação Musical ofereceram orientação gratuita de especialistas e professores em quase 20 sessões de brincadeiras e exercícios que estimulam a vivência da música.
Antes delas, nos dois primeiros dias da feira foram os professores, lojistas e demais interessados que puderam assistir a apresentações sobre as diversas formas de abordar a educação musical para crianças, um resumo de pedagogias e propostas e o uso de instrumentos construídos para iniciação musical.
Numa outra atividade ligada ao incentivo à música, a Expomusic abrigou a performance do projeto “ForaDaCaverna”, grupo musical, formado por alunos e ex-alunos das bandas das EMEF Frei Francisco de Monte Alverne e Presidente João Pinheiro. Eles recepcionaram os visitantes em sessões musicais de 50 minutos, logo na entrada principal da feira, em três dias da feira.
A já tradicional Visitação Escolar, programa da Abemúsica para incentivar o estudo da música, neste ano recebeu cerca de 2 mil alunos na Expomusic. Eles vieram de mais de 60 ONGs, projetos sociais e outras instituições de ensino para entrar em contato com os instrumentos musicais dos expositores e aproveitar a programação musical da feira.
A próxima edição promete!
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