quarta-feira, 23 de março de 2016

Home Studio: A Sala

SALA DE CAPTAÇÃO E SALA TÉCNICA: NECESSIDADES ACÚSTICAS BEM DIFERENTES. PARA ISSO, A CRIATIVIDADE E A CONSCIÊNCIA  SÃO FUNDAMENTAIS! LEIA A SEGUIR.
* Por Murilo Muraah 

Um estúdio profissional geralmente contará com ao menos dois ambientes diferentes: a sala de captação, onde os instrumentos serão posicionados e microfonados durante a gravação, e a sala técnica, onde o técnico de áudio opera os equipamentos disponíveis durante a gravação, edição, mixagem ou masterização.

Estas duas salas possuem necessidades acústicas bem diferentes: a sala técnica exige um tratamento acústico que ofereça um som equilibrado, nos permitindo ouvir o som vindo de nossos monitores sem sofrer grandes alterações causadas pelas reflexões da sala. Já a sala de captação pede um ambiente acústico que não seja necessariamente equilibrado, pois o que buscamos geralmente é o som do instrumento enriquecido pelo som da sala, com diferentes possibilidades de sonoridade de acordo com o posicionamento dentro dela.

É  importante  que  tenhamos  consciência  da  diferença  entre isolamento  acústico  e tratamento acústico: o objetivo do isolamento é fazer com que o som tenha a menor quantidade de vazamento possível entre um ambiente e outro, ou seja, fazer com que o som de um ambiente não seja ouvido em outro; o objetivo do tratamento acústico é fazer com que a sala tenha a sonoridade desejada, algo que definimos de acordo com as atividades que acontecerão dentro dela. A sonoridade de uma sala se dará não apenas pela forma como foi construída, pelos materiais presentes em sua estrutura e por aqueles que colocamos como parte do tratamento acústico, mas também por tudo o que estiver dentro dela - inclusive nossos móveis e equipamentos.

Claro que muitos estúdios oferecem bem mais do que apenas duas salas, possibilitando diferentes configurações dependendo do projeto que será gravado. Também existem estúdios profissionais de boa qualidade com apenas uma sala, o que traz uma dinâmica diferente e limitações durante a gravação, pois o técnico fica no mesmo ambiente dos instrumentos que estão sendo captados. Assim, seus próprios movimentos e os ruídos dos equipamentos podem interferir na qualidade do áudio. Além disso, a monitoração do que está sendo gravado precisa ser feita com fones de ouvido. Isso significa que o técnico provavelmente estará ouvindo o som dos fones de ouvido junto com o vazamento do som dos instrumentos na sala, o que pode exigir uma  abordagem  diferente  durante  a  gravação,  além  de  muita concentração  e  capacidade auditiva.

É justamente essa a situação que geralmente encontramos em nossos home studios: muitas vezes teremos apenas um ambiente à disposição, que servirá como sala de captação e como sala técnica. E o que é pior, esse ambiente talvez não seja utilizado apenas para o home studio - pode ser o quarto onde dormimos, o escritório que compartilhamos com a família, uma garagem que virou depósito, etc. Essa situação nos obriga a ser criativos para poder aproveitar o espaço da melhor maneira possível.

Pensar em isolamento acústico em home studios é um grande desafio, não só por causa dos altos custos envolvidos, mas também pelas próprias características de ambientes residenciais. Se projetar um estúdio do zero já é complicado, muito mais difícil é adaptar uma sala  que não foi planejada  para  isso.  Conseguir  o isolamento  necessário  para  deixar  seus vizinhos em paz e para ter o silêncio que você precisa para realizar suas gravações a qualquer momento só seria possível com medições adequadas e um projeto muito bem realizado, de preferência por pessoas com amplo conhecimento na área de acústica. Não adianta apenas colocar portas e janelas acústicas e encher a sala de revestimento acústico. Dessa forma, você mata o som do ambiente e ainda assim não impede o vazamento através, por exemplo, de armários, de pontos como caixas de elétrica e da própria vibração do seu teto, piso e paredes.

O tratamento acústico é também um desafio, porém a criatividade pode nos oferecer oportunidades fantásticas para realizar gravações dentro de nossas casas. Podemos aproveitar as diferentes características acústicas de diferentes espaços da casa para buscar sonoridades diferentes. O som da sala, da cozinha, dos banheiros, dos quartos e até dos armários podem inspirar a busca por características diferentes de acordo com os instrumentos que vamos gravar. Se pensarmos ainda que painéis acústicos e até os móveis da casa podem ser utilizados para alterar o som de um ambiente, esse trabalho de exploração sonora pode gerar resultados bem interessantes. Coloquemos então em uso a nossa criatividade, conhecimento e paciência para testar diferentes possibilidades. Se a opção for mesmo por um projeto de tratamento acústico, novamente é recomendado o auxílio de pessoas capazes de realizar as medições e cálculos necessários para desenvolver um bom projeto. 

Algumas dicas que também podem ajudar quem está começando a se aventurar nesse universo:
– Como já mencionei em colunas anteriores, saber o que será feito em seu home studio te permitirá tomar decisões mais adequadas. O isolamento da sua sala, por exemplo, pode exigir soluções completamente diferentes dependendo do seu uso. Se você vai gravar instrumentos com alta intensidade sonora e seu maior problema é a reclamação dos vizinhos, o isolamento precisará ser muito eficaz. Mas se você grava apenas instrumentos de baixa intensidade sonora e seu maior problema é o vazamento do som que vem de fora da sala e atrapalha suas gravações, outras medidas podem ser pensadas (gravar em horários onde o som de fora é menor, buscar soluções de isolamento compatíveis com o problema, etc.).
– Se o som da sua sala não permite realizar gravações com a qualidade que você deseja, o uso de uma cabine acústica (daquelas de locução, por exemplo) pode ajudar a secar o som e permitir que você utilize efeitos (como delay e reverb) para criar uma ambientação virtual para os instrumentos gravados.
– Os monitores são ferramentas muito importantes na mixagem, mas a sonoridade de uma sala desequilibrada pode nos iludir a achar que algo está soando melhor ou pior do que a realidade. Antes de pensar em investir uma fortuna em tratamento acústico, o investimento em um bom fone de ouvido pode te oferecer uma solução interessante para realizar suas mixagens.

– Quando pensamos na sala, frequentemente nos preocupamos com a acústica e podemos nos esquecer da parte elétrica, igualmente importante. O auxílio de um especialista em elétrica é fundamental para que possamos trabalhar em um ambiente seguro, aterrado e livre de ruídos. Se possível, podemos separar a elétrica do nosso home studio do restante da casa, inclusive da iluminação do próprio home studio, para evitar ruídos transmitidos pela rede elétrica.
   
_________________________
*Murilo Muraah é Bacharel em Comunicação Social pela FAAP e proprietário da Muraah Produções, onde atua como professor de áudio analógico e digital, produtor musical, compositor de trilhas sonoras e músico. Possui vasta formação, com cursos realizados dentro e fora do Brasil, incluindo: Diploma de Música (Southbank Institute of Technology - Brisbane/AUS), Formação de Apresentadores de Rádio (Rádio 4EB FM – Brisbane/AUS), Radialista – Sonoplastia (SENAC), além de diversos cursos de composição, produção musical, áudio e acústica em escolas onde atuou também como professor. Atualmente vem apresentando cursos, palestras e workshops em importantes eventos e instituições de ensino, como a Campus Party Brasil, a Faculdade de Música do Centro Universitário FIAM-FAAM e a SAIBADESIGN, além de atuar como técnico de áudio no estúdio da Fábrica de Cultura Jardim São Luis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário