quinta-feira, 25 de agosto de 2016

CRAVO & CANTIGAS CONVIDA CRIANÇAS E ADULTOS PARA BRINCAR DE RODA EM BELO HORIZONTE

PROJETO DIVULGA CANTIGAS DE RODA EM SÉRIE DE APRESENTAÇÕES GRATUITAS.
* Por Virtuosi Produções 

De setembro a novembro, Belo Horizonte será palco do Projeto Cravo e Cantigas que levará as antigas cirandas para uma série de apresentações em coretos e teatros da capital. O projeto é uma iniciativa do cravista Antonio Carlos de Magalhães e da Virtuosi Produções, que  conta  o  apoio  da Sociedade Artística Mirim de Belo Horizonte (SAMBH) e patrocínio do Hospital Mater Dei através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. 

As apresentações serão gratuitas e acontecerão nos coretos das Praças da Liberdade no dia 03/09, da Assembleia no dia 10/09 e dia 24/09 na Praça dos Compositores, no bairro Alípio de Melo. O coreto do Parque Ecológico da Pampulha receberá o projeto no dia 09/10. Haverá também uma apresentação especial no Teatro Francisco Nunes no dia 16/10, com venda de ingressos. Toda a renda será revertida para o projeto “Caríunas”. E para fechar a programação, o último espetáculo acontece no Centro Cultural São Geraldo no dia 12/11.

A interpretação das canções populares ficará a cargo de um grupo de crianças que integram o “Projeto Cariúnas”, programa da SAMBH que atende crianças e adolescentes de baixa renda e oferece aprendizado e formação através do ensino de música. Para acompanhá-las, o propositor do projeto, Antonio Carlos de Magalhães que é cravista, pós-graduado em Música Brasileira pela Universidade Estadual de Minas Gerais e atualmente dirige o Programa “Segunda Musical” do Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

De acordo com Antonio Carlos de Magalhães, as cantigas foram introduzidas no Brasil pelos colonizadores portugueses e são patrimônio imaterial. E, apesar de terem animado as brincadeiras de muitas gerações, algumas estão praticamente esquecidas e são desconhecidas da maioria dos pequenos de hoje que se interessam por outros tipos de entretenimento. “Celulares e todos os atrativos tecnológicos tornaram nossa sociedade “virtual”. As crianças hoje não sabem as cantigas de roda. Então,  tive  o  desejo  de  fazer algo  para  esse  público  e  resgatar  esse  patrimônio cultural”, explica.


Estudiosos do folclore brasileiro, como o historiador e antropólogo Luís da Câmara Cascudo, em seu livro Dicionário do Folclore Brasileiro, expôs a importância dessas melodias para a cultura, uma vez que estas são continuamente modificadas e adaptadas. É um repertório vivo, passado de geração em geração. Com letras simples e de fácil memorização, as cantigas são importantes instrumentos de aprendizado infantil, pois nas brincadeiras de roda as crianças exercitam o corpo, desenvolvem o raciocínio e o gosto pela música. 

No espetáculo, estarão cantigas como “Fonte do Itororó”, “Escravos de Jó”, “Ciranda cirandinha” e outras. Durante o evento, além de conhecer as antigas cirandas, as novas gerações também poderão apreciar o cravo, um dos instrumentos mais utilizados na época do Brasil colônia, mas pouco conhecido na atualidade. 

Magalhães conta que já apresentou um repertório de cantigas e que o público foi bastante receptivo. “Já apresentei cantigas em coretos e a receptividade foi muito boa. O que mais surpreendeu é que agradou tanto crianças, quanto aos adultos, todos participaram da roda. E a expectativa para o projeto é essa: queremos que o público participe ativamente, forme uma grande roda e cante junto com nosso coral de crianças”, exalta.

SERVIÇO

Praça da Liberdade:
Data: 03/09/2016
Horário: 11h
Local: Coreto
Endereço: Praça da Liberdade, s/n . 
Funcionários.
Ingressos: Entrada Franca

Praça da Assembleia:
Data: 10/09/2016
Horário: 11h
Local: Coreto
Endereço: Praça Carlos Chagas, S/N - Santo
Agostinho.
Ingressos: Entrada Franca

Praça dos Compositores:
Data: 24/09/2016
Horário: 11h
Local: Coreto
Endereço: Rua Gonçalo de Carvalho, 22 –
Alípio de Melo.
Ingressos: Entrada Franca

Parque Ecológico da Pampulha:
Data: 09/10/2016
Horário: 11h
Local: Coreto
Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 7111 –
Pampulha.
Informações:  (31) 3277-7439
Ingressos: Entrada Franca 

Teatro Francisco Nunes:
Data: 16/10/2016
Horário: 11h
Local:Parque Municipal Américo Giannetti Endereço: Av. Afonso Pena, s/n - Centro Informações: (31) 3277-6325
Ingressos: R$20 (inteira) R$ 10(meia)*
*Renda revertida para o projeto Cariúnas
Centro Cultural São Geraldo:
Data: 12/11/2016
Horário: 11h
Endereço: Av. Silva Alvarenga, 548, São Geraldo.
Informações: (31) 3277- 5648
Ingressos: Entrada Franca 

Patrocínio: Mater Dei - Rede de Saúde
_____________________
VIRTUOSI PRODUÇÕES – Situada em Belo Horizonte, é uma das principais agências de produção cultural do Brasil com ampla atuação no país e no exterior. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário