quarta-feira, 31 de agosto de 2016


O ACORDEON NO ROCK'N ROLL

ACORDEON EM CANÇÕES DE ROCK? CLARO! A SEGUIR, LISTAMOS GRANDES MÚSICOS QUE UTILIZARAM O INSTRUMENTO EM SUAS CANÇÕES. 

* Redação


1. BOB DYLAN
Bob Dylan em “Romance in Durango”, do Álbum 'The Bootleg Series Vol. 5 - Bob Dylan Live' (1975). Essa foi a primeira vez que Bob Dylan utilizou o acordeon em uma canção. Assista a performance da banda Backwoods Jupiter no Festival Anual em homenagem a Bob Dylan, no ano de 2011, em Warwick Valley Winery. 


2. TALKING HEADS
Talking Heads em ‘‘Road to Nowhere’’ do álbum  'Little Creatures' (1985). A banda Talking Heads surgiu em New York, no ano de 1974 e acabou em 1991. Formada pelo guitarrista e vocalista David Byrne e pelos músicos Chris Frantz, Tina Weymouth e Jerry Harrison, a banda ganhou notoriedade por fundir o Rock, o Punk e o New Wave com a World Music utilizando, principalmente, ritmos africanos. Assista ao vídeo de ‘‘Road to Nowhere’’, com Talking Heads. Nele, há uma grande mistura musical (característica da banda) com gritos de Byrne, sons de sintetizador, saxofone e, é claro, acordeon. 


3. PAUL MCCARTNEY
O ex-Beatle Paul McCartney em ‘‘We Can Work it Out (ao vivo)’’ no álbum 'Unplugged - The Official Bootleg' (1991) também incluiu o acordeon. Assista ao vídeo em um dos primeiros acústicos da MTV americana, no final dos anos 80 e início dos anos 90, onde o tecladista Paul ‘‘Wix’’ Wickens toca “We Can Work it Out”em  seu acordeon. 


4. THE WHO
The Who em “Squeeze Box” do álbum 'The Who By Numbers' (1975). A lenda diz que Pete Townshend, em toda a sua gloriosa genialidade musical, comprou um acordeon, aprendeu a tocá-lo e, em poucos minutos, escreveu essa canção. Enquanto o acordeon proporciona um elemento de polca, o solo de banjo (também interpretado por Pete) adiciona o elemento bluegrass. ‘‘Squeezebox’’ é uma gíria para acordeões e instrumentos conexos. Essa música faz parte do repertório de muitos artistas, entre eles, Sheryl Crow e Bon Jovi. 


5. THE YOUNG RASCALS
The Young Rascals em “How Can I Be Sure” do álbum 'Groovin' (1967). Simplesmente um clássico dos anos 60. A canção foi escrita por dois dos quatro integrantes do grupo, Felix Cavaliere (teclado e vocal) e Eddie Brigati (vocal). Ficou em quarto lugar nas paradas de sucesso nos Estados Unidos. Os sons de acordeon ao fundo, bem como de trombeta, baixo, piano, bateria e cordas, evocavam a sensação de se tratar de uma música de cabaré francês. 


6. PAUL SIMON
Paul Simon em “The Boy in the Bubble” do álbum 'Graceland' (1986). A música surgiu numa parceria entre Simon e músico o africano Forere Motloheloa, onde o acordeon dá o tom de início.


7. THE ROLLING STONES
The Rolling Stones em “Backstreet Girl”, do álbum 'Between the Buttons' (1967). A canção da banda britânica de Rock’n Roll The Rolling Stones foi escrita por Mick Jagger e Keith Richards. Uma das Top 10 do Rock utilizando o acordeom, onde Brian Jones toca órgão e glockenspiel e os músicos e amigos Jack Nitzsche, o cravo e Nick de Caro, o acordeon.


8. BRUCE SPRINGSTEEN
Bruce Springsteen em “4th of July, Asbury Park (Sandy)” do álbum 'The Wild, the Innocent and the E Street Shuffle' (1973). A canção, também conhecida como ‘‘Sandy’’, é de autoria de Bruce Springsteen e, atualmente, continua sendo uma das suas baladas mais populares. Dentro da E Street Band, a canção foi fortemente marcada pelo acordeon, tocado pelo saudoso Danny Federici, como o elemento musical principal. ‘‘Sandy’’ era uma música adorada por Danny Federici e, solicitada para ser tocada em sua última aparição antes de seu falecimento. Ao assumir a parte do acordeon, o músico Roy Bittan realizou uma bonita homenagem ao músico nos shows de Bruce Springsteen e sua E Street Band. 


Atualmente, o  Squeezebox Trio (abaixo) é uma das bandas mais recentes na cena do Jazz de Sidney (Austrália) e é composta de acordeom, violino e violão. 



Deixamos de fora uma de suas canções favoritas nesse estilo utilizando o acordeon? Escreva para a Revista Keyboard Brasil! contato@keyboard.art.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário