terça-feira, 23 de maio de 2017

DIOGO MONZO - APRESENTA TRIBUTO AO PIANISTA LUIZ EÇA 

 * Redação

MAIS UMA VEZ E, EM GRANDE ESTILO, DIOGO MONZO APRESENTA SEU MAIS RECENTE TRABALHO, DESSA VEZ EM HOMENAGEM A LUIZ EÇA, PIANISTA, ARRANJADOR, COMPOSITOR,  PROFESSOR E LÍDER DE UM DOS MAIS CRIATIVOS CONJUNTOS VOCAIS E INSTRUMENTAIS DA MÚSICA BRASILEIRA, O TAMBA TRIO, CONSIDERADO UM DOS MAIORES MÚSICOS BRASILEIROS DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX E, TALVEZ, O MÚSICO MAIS INFLUENTE DE SUA GERAÇÃO.



O jovem músico e compositor reconhecido internacionalmente Diogo Monzo lança o seu terceiro CD “Luiz Eça por Diogo Monzo”, tributo ao  pianista e compositor brasileiro Luiz Eça considerado por muitos como o “Músico dos Músicos”.


Na noite do dia 30 de maio, no Clube do Choro, na cidade de Brasília, Diogo Monzo fará estreia nacional deste cd lançado pelo selo Fina Flor. Participam, na formação do trio, dois grandes músicos: Di Steffano (bateria) e Bruno Rejan (contrabaixo).

Este show de lançamento nacional conta com a luxuosa participação da grande cantora Leny Andrade, considerada pela crítica nacional e internacional como ícone e lenda viva da música brasileira.

Diogo Monzo, Di Steffano, Bruno Rejan e a convidada especial Leny Andrade  estarão  a  espera  do  público  para  uma  grande  noite  de homenagens.


SERVIÇO:
Clube do choro 
DATA: 30 de maio - 21 horas
Setor de Divulgação Cultural, Bloco G - Eixo Monumental, Brasília, Distrito Federal. TELEFONE: (61) 3224-0599 SITE: http://www.clubedochoro.com.br/

LUIZ EÇA...
Luiz Eça (1936 – 1992), filho de mãe francesa e pai português, deu início aos seus estudos de piano aos cinco anos de idade e, em seguida, começou a estudar teoria musical. Entre 1957 e 1958, estudou no Conservatório de Música de Viena, na Áustria, sendo contemporâneo e amigo de Martha Argerich e, tendo como mestres, os professores Hans Graff e Frederich Gulda.

Ao voltar ao Brasil, estudou com os professores: Zina Stern (russa), madame Petrus Verdier (que foi amiga de Debussy), Jacques Klein, Homero Magalhães, Lucia Branco e Heitor Alimonda.

Sua carreira na música popular teve início em 1953, com apenas 17 anos, quando começou a atuar como pianista de casas noturnas e bailes de formatura no Rio de Janeiro. Em 1955, aos 19 anos, lançou seu primeiro LP: ”Uma Noite no Plaza”.

Frequentemente apontado como um dos mais importantes pianistas da música popular brasileira, seu trabalho – reconhecido no Brasil e no exterior –  compreende a formação do Tamba Trio em 1962.

Desde então, seu estilo tornou-se referência no piano, deixando um legado importante para a música brasileira, registrado nos seus 29 discos, entre gravações com o Tamba Trio. Com uma forma peculiar de compreender a música, consolidou-se como arranjador, autor de trilhas sonoras para teatro, cinema e televisão, além de lançar trabalhos solos.

Como orquestrador contribuiu com arranjos para os discos da carreira de Maysa, Milton Nascimento, Nara Leão, Gonzaguinha e vários outros artistas que fazem parte da antologia musical do país.

Sua música “The Dolphin”, gravada pelo pianista americano Bill Evans no álbum “From Left to Right,” em 1970, deu-lhe destaque internacional. Em 2004, Michel Legrand gravou o álbum “Michel Legrand – Luiz Eça”no Brasil.

Muitos se surpreenderam ao amanhecer do dia 25 de maio de 1992, quando os meios de comunicação anunciavam que, às 21 horas do dia 24 de maio de um domingo iluminado por luzes outonais, partira Luiz Eça, o Luizinho, grande personalidade brasileira, apagando as luzes e a voz dos pianos de todos os bares cariocas.

SAIBA MAIS SOBRE DIOGO MONZO:
https://play.spotify.com/artist/5WQDCMkE5lMq5H0lkHKQmc?play=true&utm_source=open.spotify.com&utm_medium=open
http://www.diogomonzo.com/
https://www.instagram.com/diogomonzo/
https://www.facebook.com/diogomonzooficial/
https://www.youtube.com/channel/UCL4SKX8eoR9-xXiTTFzkSGA
http://www.deezer.com/album/10910068
https://twitter.com/DiogoMonzo







Nenhum comentário:

Postar um comentário