segunda-feira, 28 de novembro de 2016

MÚSICOS DO BEM

RARÍSSIMOS SÃO OS EXEMPLOS DE ASTROS DA MÚSICA, COMO É O CASO DE ZECA PAGODINHO, QUE SE DEDICAM A PROJETOS SOCIAIS ENVOLVENDO MÚSICA. VAMOS A UMA NOVA REFLEXÃO?
 * Por Luiz Carlos Rigo Uhlik

Vejam que pessoal de bom coração, colegas músicos:
– Barretos recebe Chitãozinho e Xororó em prol do HCB - Hospital de Câncer de Barretos.
– Fernando e Sorocaba dão nome a ala de Câncer do mesmo Hospital.
Outros colaboradores: Jorge e Mateus, Victor e Leo, Sandy e Júnior, Sérgio Reis, Roupa Nova, Daniel...
– Ivete Sangalo se emociona e chora em show beneficente na Bahia.
Outros colaboradores deste mesmo evento: Victor e Leo e os cantores Saulo Fernandes, Flávio Venturini e Jorge Vercillo.
– Planet Hemp fará show beneficente no Rio de Janeiro.
– Sertanejos fazem show beneficente em Curitiba para o Hospital Angelina Caron. Participação das duplas Fernando & Sorocaba, João Bosco & Vinicius e Breno & Caio César.
– Roberto Carlos no Espaço das Américas, em apoio à Sociedade Israelita Brasileira Albert Einstein.
– ....

Lindo, não? E os Shows beneficentes para a música, para os músicos, para as escolas de música? Onde estão?

A nossa classe está passando por sérias dificuldades e não vemos nenhum artista fazendo algo pelos colegas. O nosso “câncer” já é bem maior do que o “original” e nada dos colegas “do bem” ajudarem os colegas em dificuldades. Raríssimos são os exemplos de astros da música que se dedicam a projetos sociais envolvendo Música. 

Por incrível que pareça, Zeca Pagodinho faz um trabalho social fantástico na casa dele. Isso, mesmo: na casa dele. E, entre as atividades, Música, é claro! Deveria ser assim com toda essa turma "GRANDE" da Música.


Tempos atrás vi uma série de postagens no Face enaltecendo Sergio Reis porque doa todo o seu salário de Deputado Federal para o HCB - Hospital de Câncer de Barretos.

Espera aí, meu amigo Músico, meu companheiro de jornada: Deputado Federal recebe salário para legislar; aliás, a verba de gabinete de um Deputado Federal faz inveja às Grandes Empresas no Brasil. Doar o salário não é, basicamente, nada diante da verba de Gabinete...

Se ele tem intenção de doar o seu salário que o promova sem fantasia. Entretanto, gostaria que ele recebesse o seu salário de Deputado Federal e que defendesse a nossa classe. Afinal de contas estamos precisando de:
– redução de impostos nos Instrumentos Musicais;
– isenção de impostos para a aquisição de Instrumentos Musicais para Músicos Profissionais;
– leis de incentivo à Música;
– instituição plena (não no papel) da nossa Arte nas Escolas do Fundamental e Ensino Médio;
– incentivos fiscais para empresas que utilizam música ao vivo nos seus eventos;
– valorização da música ao vivo em hotéis e grandes restaurantes;
– ....


Por isso reforço a minha boa e velha frase:
''Nunca sei quando um gesto bom é feito da probidade ou da oportunidade.''

Quando é que vamos promover eventos, atividades, ação entre amigos, com o objetivo de melhorar o ensino musical e espalhar música por todos os cantos deste país?

Estamos morrendo; o câncer já está instalado no nosso setor. E, os bons, os fortes, os amigos de bom coração, não fazem absolutamente nada.

Nada, nada, nada.

Não vemos praticamente ninguém se dispor a espalhar conhecimento musical pelos quatro cantos do país.

Se eu precisar melhorar o meu envolvimento no meio artístico, aqui vai: O UHLIK VAI FAZER UM SHOW BENEFICENTE EM PROL DA AACD, junto com os virtuoses Cristian Budu, Hercules Gomes, André Mehmari, Cesar Camargo Mariano, Ivan Lins!
Pronto! Fiquei famoso!

Cadê as “Fundações” Gilberto Gil (que já foi até Ministro da Cultura), Caetano Veloso, Roberto Carlos, Sérgio Reis, Frank Aguiar, Ivete Sangalo, Milton Nascimento (que sempre vai aonde o povo está...)? Cadê essa turma toda?

Com a crise no nível em que está é claro que as famílias tendem a cortar as despesas envolvendo cultura, principalmente música.

Então, a boa iniciativa, a iniciativa forte deveria partir dos “Músicos do Bem”!
Mas, cadê os “Músicos do Bem”?

Vou radicalizar: o tráfico de drogas (que envolve a grande maioria dos “Músicos do Bem”) é mais organizado, mas muito mais organizado, ajuda muito mais os “companheiros”, do que a nossa classe.

Alguém?

Toc, toc, toc...

Alguém?

Avante!


Muitas Emoções, mesmo!
______________________
*Amante da música desde o dia da sua concepção, no ano de 1961, Luiz Carlos Rigo Uhlik é especialista de produtos e Consultor em Trade marketing da Yamaha do Brasil., além de colunista nas Revistas Keyboard Brasil e Música & Mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário