sábado, 26 de novembro de 2016

VIVENDO DE MÚSICA NO BRASIL ATRAVÉS DA ORQUESTRA PARA CASAMENTO

EXISTEM, NO BRASIL, ALGUMAS ESCOLAS E CONSERVATÓRIOS ESPECIALIZADOS NA PREPARAÇÃO DE MÚSICOS PARA ORQUESTRA, UMA DELAS É O CONSERVATÓRIO DE TATUÍ, NO ESTADO DE SÃO PAULO, DE ONDE SURGIU UM DOS GRANDES GRUPOS MUSICAIS DA CIDADE. TRATA-SE DA CAMERATA LES ENSEMBLES, DA QUAL FAÇO PARTE COMO PIANISTA E ACORDEONISTA E QUE DESTACO NESSE ARTIGO.
* Por Hamilton de Oliveira

A celebração do matrimônio é sempre um momento único para o casal e seus familiares que planejam com antecedência todos os detalhes do evento, desde a fotografia, passando pela decoração, vídeo, cerimonialista, igreja, música, entre outros.

A música – relacionada como um dos itens mais importantes nesse tipo de evento – está diretamente ligada com o afeto e a emoção desde a entrada dos padrinhos no cortejo até a saída do casal da igreja, planejada em conjunto com os noivos antecipadamente. Embora existam várias formações musicais para uma celebração de matrimônio, nesse artigo falarei de uma formação específica, que é a orquestra especializada em casamentos.

No Brasil, existem várias formações orquestrais para os diversos fins, tais como festas, congressos, shows, exposições, cerimônias, etc. Para ser um músico de orquestra, é preciso muito empenho e estudo, uma preparação de, pelo menos, cinco anos ou mais em seu instrumento. Existem, no Brasil, algumas escolas e conservatórios especializados na preparação desses músicos, uma delas é o Conservatório de Tatuí, no Estado de São Paulo.

Tatuí é conhecida mundialmente como a capital da música, dali surgem anualmente grandes músicos que despontam no cenário nacional e internacional. O Conservatório de Tatuí existe desde a década de 50 e é referência até hoje no que diz respeito à qualidade musical.

Um dos grandes grupos musicais da cidade é destaque nesse artigo. Trata-se da Camerata Les Ensembles, o qual faço parte como pianista e acordeonista. O grupo, que existe há 11 anos, era inicialmente um quarteto de músicos do Conservatório comandada pelo Maestro Cláudio Casarini com o intuito de servir de base como apoio da orquestra. Com o passar dos anos, o então diretor do Conservatório Antônio Carlos Neves Campos convidou o grupo para fazer parte da função pedagógica da escola.

Após algum tempo ajudando o Conservatório como base de apoio da orquestra, o grupo decidiu trilhar seu próprio caminho e passou a fazer um trabalho independente na cidade com objetivo de tocar nas cerimônias e eventos locais. Wilson Mendes de Oliveira adentrou ao grupo e passou a cuidar da parte administrativa e, logo em seguida, entrou Alisson Ribeiro, responsável pelo marketing e produção artística dos músicos.

Desde então, a Camerata cresce a cada ano e conta hoje com diferentes formações musicais para eventos de recepção e cerimônia, desde um quarteto de cordas até uma orquestra com mais de 50 músicos e regente.

Fernando Pires, violinista e diretor artístico da Orquestra explica que o nome “Camerata” surgiu devido a música de câmara, que é a música erudita composta para um pequeno grupo de instrumentos ou vozes que tradicionalmente podiam acomodar-se nas câmaras de um palácio. Atualmente, a expressão é usada para qualquer música executada por um pequeno número de músicos.

Os repertórios da Camerata Les Ensembles de Tatuí são elaborados em comum acordo com os noivos, sempre com um arranjo exclusivo para cada música, o que torna o momento único e especial. Wilson conta que existem solos para diversos instrumentos como harpa, violino, piano, oboé, clarinete, flauta e até acordeon, o que faz da orquestra umas das mais requisitadas atualmente no mercado de cerimônias e eventos diversos. Um coral de vozes também faz parte do grupo agregando sonoridade com vozes divididas entre os barítonos, tenores, contralto e sopranos.


Com escritórios em Sorocaba e Tatuí, a Camerata Les Ensembles se consolida hoje como uma das mais importantes orquestras do cenário nacional, que além de cerimônias e eventos, também mantém um trabalho de cunho social em asilos, escolas e igrejas, como o concerto de Natal que acontecerá no próximo dia 18 de dezembro na Paróquia Santuário Nossa Senhora da Conceição em Tatuí, interior de São Paulo às 20h00.  

Até breve.

SAIBA MAIS Camerata Les Ensembles:

__________________
* Hamilton de Oliveira iniciou seus estudos no Curso de MPB/Jazz no Conservatório de Tatuí, formou-se em Licenciatura pela UNISO no curso de Música e Pós-graduou-se pelo SENAC em Docência no Ensino Superior. É maestro, tecladista, pianista, acordeonista, arranjador, produtor musical, professor e colaborador da Revista Keyboard Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário