terça-feira, 29 de agosto de 2017

CIBERPAJÉ  Pós-Quintessência
A Arte como forma de transformação cósmica

UM TRABALHO DESAFIADOR E INSTIGANTE COM UMA RIQUEZA DE TIMBRES E TEXTURAS. É COMO DEFINO PÓS-QUINTESSÊNCIA, DÉCIMO EP DO PROJETO CIBERPAJÉ, DE EDGAR FRANCO!

  * Por Sergio Ferraz

Para mim é sempre uma alegria, um acontecimento especial poder falar de um trabalho de vanguarda de um artista brasileiro.

Sempre tenho a impressão de que, aqui no nosso país, a pressão vinda de uma sociedade engessada em padrões e preconceitos acaba por minar o trabalho de muitos artistas que não se sentem confiantes em quebrar tais padrões e acabam sendo “engolidos” pelo mercado.

Felizmente esse não é o caso do Edgar Franco. O Ciberpajé sabe, como poucos, ir muito além das meras convenções, quebrando barreiras levando o espectador a vivenciar uma música de transformação cósmica.

Pós-Quintessência é o décimo EP do projeto Ciberpajé. Neste EP de cinco faixas, Edgar Franco reuniu artistas contemporâneos de diversas regiões do Brasil que trabalham com a composição eletrônica não comercial. Cada um dos artistas já havia participado antes da série de EPs do Ciberpajé individualmente. São eles: Each Secound (SP), Goruim (MT), Punkal Suluk (DF), Alan Flecha (AP) e o músico pernambucano que aqui escreve esse texto.


A ideia deste projeto foi compor músicas com a voz do Ciberpajé recitando seus próprios aforismos - “... proposições que exprimem de maneira sucinta uma verdade, uma regra ou uma máxima concernente à vida prática” (Abbagnano, 2007). 

É curioso observar como cada um dos convidados trabalhou o aforismo, que neste caso são curtos, apenas uma única frase, tornando o trabalho ainda mais desafiador. Há, também, uma riqueza de timbres e texturas, tonando o Pós-Quintessência um trabalho instigante, com uma grande variedade de estilos e peculiaridades de cada artista ali envolvido.  

Os cinco artistas convidados usaram a técnica da composição eletrônica contemporânea, música concreta, minimalismo, música aleatória e progressiva. Os aforismos ganharam cada qual sua própria personalidade musical, ricas em cores e sons.

São eles: I “Tudo que sei é que o Sol está aqui, e isso sempre me bastou. O Sol iluminando-me.” (com Each Second), II “Portos seguros não são mais do que túmulos antecipando a morte dos covardes.” (com Gorium), III “Quem não dialoga com seu demônio interior será devorado por ele!” (com Punkal Suluk), IV “Olhar para dentro de si é vislumbrar o cosmos inteiro.” com Sergio Ferraz), V “A onça descansa onde o finito não alcança.” (com Alan Flecha).

Pós-Quintessência integra e une diversos artistas que compartilham de uma filosofia libertadora e transformadora do espírito humano.


Você pode baixar o EP Ciberpajé – Pós-Quintaessência com capa e encarte, tudo gratuito, através do link acima.

SAIBA MAIS SOBRE EDGAR FRANDO , O CIBERPAJÉ:

____________________
* Sergio Ferraz é violinista, tecladista e compositor. Bacharel em música pela UFPE, possui seis discos lançados até o momento. Também se dedica a composição de músicas Eletroacústica, Concreta e peças para orquestra, além de ser colunista da Revista Keyboard Brasil.






Nenhum comentário:

Postar um comentário