Tubular Bells MIKE OLDFIELD
APRESENTANDO
UMA SÉRIE ECLÉTICA DE INSTRUMENTOS E UMA VARIEDADE IGUALMENTE HETEROGÊNEA DE
SONS E RITMOS QUE, ENGENHOSAMENTE MISTURADOS, CRIARAM UMA VIAGEM SINFÔNICA
SUBLIME, FASCINANTE, ÀS VEZES SURPREENDENTE, ATRAVÉS DO ROCK PROG NEW AGE, O TUBULAR
BELLS FOI O ÁLBUM MARCANTE QUE LANÇOU O VIRGIN RECORDS - E A CARREIRA DO MULTI-INSTRUMENTISTA
INGLÊS, NA ÉPOCA COM 19 ANOS, MIKE OLDFIELD. HOJE, A DICA TÉCNICA É A TRILHA DE “O EXORCISTA”. BONS ESTUDOS!
* Por Amyr Cantusio Jr.
O rock
progressivo inglês dos anos 70 não se resume só aos grandes nomes como Pink
Floyd, Genesis, Yes e Emerson Lake and Palmer. Além deles, há, por exemplo, um
artista que se define como a ‘‘banda de um homem só’’, o multiinstrumentista
autodidata e compositor inglês Mike Oldfield, que se lançou no mercado
fonográfico no início dos anos 70, com sua obra máxima,‘‘Tubular Bells’’. Teve
a sorte de a música ser escolhida para ser trilha sonora do filme “O
Exorcista”, clássico deste período. Mike
vem das escolas de música erudita minimalista e mistura muito bem sua bagagem
ao rock e ao folk inglês.
De
maneira geral, suas trilhas são básicas e o minimalismo é repetitivo na sua
temática exigindo, porém, uma técnica absoluta, matemática e constante. Isto
dificulta a execução de quem não está acostumado a “exercícios” instrumentais. Seria
similar à música de J. S. Bach na técnica.
Em
Tubular Bells temos um compasso sincopado 5/4
que vi muito músico bom se enrolar e não conseguir tocar o tema ao
piano!!
Esta
partitura simples está em 135 BPM e tom de Am. Na mão esquerda há uma progressão de acordes em cada 2
compassos seguindo esta ordem diatônica: Am-G-F-Em-Dm-C-Am.
Eu
toco tudo meio-tom acima (A#m) pois estou acostumado a tocar em harmonia Bemol
e Sustenido (nos acidentes).
Decerto
é bem mais difícil. Mas a partitura básica do tema aqui colocada é tradicional
e fácil. Basta focar a DIVISÃO do tempo que é o problema.
Bons
estudos!!
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*Amyr Cantusio Jr. é músico (piano, teclados e sintetizadores) compositor, produtor, arranjador, programador de sintetizadores, teósofo, psicanalista ambiental, historiador de música formado pela extensão universitária da Unicamp e colaborador da Revista Keyboard Brasil.
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