segunda-feira, 28 de agosto de 2017



KFK WEBRADIO  apresenta KATATONIA & OÁSIS

DECORRENTE DA NECESSIDADE CULTURAL E FALTA DE DEMANDA EM MÚSICA DE QUALIDADE NA MÍDIA OBSOLETA COMUM, A RÁDIO WEB KFK CRIOU UMA PROGRAMAÇÃO PARA QUEM DESEJA E GOSTA DE ARTE E CULTURA (MÚSICA) ELEVADA. UMA GRANDE OPORTUNIDADE GERADA PELA RÁDIO KFK PARA QUEM QUER SE INSTRUIR, ELEVAR A ALMA E OUVIR COISA DE NÍVEL!
 * Por Amyr Cantusio Jr. 

Parece fácil criar um programa, mas não é. A pesquisa de vários anos, o acesso aos arquivos, os CDS, as bandas e músicos, informações, triagem... Depois a edição, postagem, links e, finalmente, a DIVULGAÇÃO.

Relevar a  importância cultural da música secular, em especial, a Ópera, que engloba a literatura pesada, muitas vezes em  “libretos” e citações nas obras dos grandes mestres da música clássica, como: Baudelaire, Schoppenhauer, T.S. Eliot, Dostoievsky, Edgar Allan Poe, Goethe, Shaekespeare, Saint Exupery, W.H. Auden, Nietzsche, John Milton, Dante Alighieri, entre outros...

Grandes tratados teóricos musicais  foram escritos por músicos como Wagner, Beethoven, Berlioz, Saint-Seans, Arrigo Boitoc... Além dos muitos músicos e poetas que foram críticos musicais de jornais e periódicos como  Heine, Bernard Shaw, Baudelaire, Felici Romani e o próprio Wagner.

Apresentado por Amyr Cantusio Jr. e Cathia Cantusio, o Katatonia & Oásis tem o objetivo de, no século XXI, citar os artistas que resgataram a forma nobre da música desde o período medieval ao clássico/romântico. No momento, focando a Ópera. Ou seja, uma nova versão operística atual mais densa e pesada com bases que remontam libretos medievais com dragões e elfos, música profana e sacra, e tantos outros. A começar por músicos do século XI, como Hildegard Von Bingen, Palestrina, Orlando di Lasso, Monteverdi, Lully, Rameau, Vivaldi, entre outros grandiosos.

Esta música hoje está diluída principalmente no Rock dos anos 70 em bandas como Rainbow, Deep Purple, Yingwie Malmsteen Group, centenas de bandas progressivas como EL&P, Trace, Triunvirat, Ekseption  e, atualmente, em grupos de Gothic e Symphonic Rock como Rhapsody, Therion, Within Temptation, Epica, Nightwish, Lacrimosa, etc...

Ou seja, tudo se recicla e nada se perde. Mas a informação do veículo de massas está podre, obsessivamente focada no lixo para manipulação do gado. Então, daí a necessidade de programas “alternativos” para quem quer se instruir, elevar a alma e ouvir coisa de nível!


SERVIÇO: Katatonia & Oásis é apresentado por Amyr Cantusio Jr e Cathia Cantusio, todas as quartas-feiras, das 20:00hs às 22:00hs. Reprise aos DOMINGOS das 16:00hs. às 18:00 hs. Sintonize e participe ao VIVO no CHAT que fica aberto durante o programa, para comentar, perguntar, interagir!
_______________________

*Amyr Cantusio Jr. é músico (piano, teclados e sintetizadores) compositor, produtor, arranjador, programador de sintetizadores, teósofo, psicanalista ambiental, historiador de música formado pela extensão universitária da Unicamp e colaborador da Revista Keyboard Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário