sexta-feira, 8 de abril de 2016

DOTAN NEGRIN - O pianista viajante

O AMERICANO DOTAN NEGRIN É UM JOVEM QUE, DESCONTENTE COM A PROFISSÃO ESCOLHIDA, NÃO TEVE MEDO DE OUSAR. LARGOU TUDO PARA REALIZAR UM SONHO QUE DIZIAM SER IMPOSSÍVEL: VIAJAR PELO MUNDO TOCANDO SEU PIANO VERTICAL. NA COMPANHIA DE SEU FIEL AMIGO BRANDON, SE TORNOU CONHECIDO NO MUNDO INTEIRO E AGORA É FELIZ. 
* Por Heloísa Godoy Fagundes


"O álbum Kind of Blue, de Miles Davis, foi a faísca que me impulsionou para começar a tocar piano" - Dotan Negrin.

Nascido em New York e formado em Artes, no ano de 2008, Dotan Negrin tentava construir uma carreira de ator em Hollywood e, para isso, realizava testes - um atrás do outro. Porém, mesmo conseguindo alguns trabalhos, sentia que sua carreira não estava progredindo. 

A realidade é que Dotan não gostava de perder um dia inteiro realizando testes e mais testes para, depois, ficar à espera de uma ligação e, assim, seguir para uma segunda entrevista e esperar o telefone tocar, caso fosse chamado para o trabalho... Ou não.  

O que mais o assustou foi ter conhecido pessoas na casa dos quarenta que ainda estavam fazendo a mesma coisa que ele fazia aos vinte e poucos anos. Assim, procurou uma maneira de criar suas próprias oportunidades e escolheu o piano como aliado. Dotan começou a ter aulas de piano na esperança de usar sua própria música para ganhar reconhecimento nacional.

Finalmente, em outubro 2009, teve a ideia de combinar tudo o que amava fazer na vida: viajar, compor músicas e conhecer pessoas. 


Dotan Negrin: Seu sonho o tornou famoso no mundo todo. 


Como qualquer homem com pouco mais de vinte anos de idade, estava cheio de ideias. Porém, entrava em conflito com o desejo de ganhar dinheiro com sua escolha profissional.

Até que as coisas começaram a mudar... Dotam passou a trabalhar com entregas dirigindo um caminhão e filmando suas novas experiências. Sentia-se sozinho até que, um dia, conheceu um cão, passou a chamá-lo de Brandon e viraram grandes amigos. 

Em uma de suas viagens andando por Nova York, ouviu um piano. Um músico trouxe, literalmente, um piano vertical para a plataforma do metrô. Dotan ficou chocado e, ao mesmo tempo, animado com aquela possibilidade. Mas, também sentiu uma enorme inveja. E, foi essa inveja que o motivou a querer perseguir seu sonho.


E qual era seu sonho? Seu sonho era criar um ponto de encontro para pianistas e amantes desse instrumento genial. Lembrando daquele pianista no metrô e, depois de passar por alguns obstáculos, conseguiu criar um sistema de rodinhas para levar um piano vertical aonde quisesse. 

E, sem se incomodar com o trânsito louco, o barulho da cidade ou a buzina dos carros Dotan tocou, pela primeira vez, no centro de New York, nos arredores da Broadway. Ao sentir a energia das pessoas olhando apontando em sua direção, o pianista desejou ir mais além: viajar pelo mundo! 

Dotan Negrin: "Quero ajudar as pessoas na busca
de seus sonhos e, através da música,
uni-las por um mundo melhor".

Usando a música, o teatro e suas experiências pessoais, Dotan procura ajudar as pessoas a encontrar o verdadeiro significado da palavra viver e ser feliz. Mais do que isso, o pianista procura ajudar as pessoas na busca de seus sonhos e, através da música, uni-las por um mundo melhor, mesmo ganhando apenas para se manter. 

Seu sonho o tornou conhecido, não só nos Estados Unidos, como também em todo o mundo e, grandes marcas passaram a ajudá-lo, como a Goodyear, pegando carona em seu sucesso.  


* Saiba mais sobre Dotan Negrin em: 
www.pianoacrossamerica.com
https://www.facebook.com/dotannegrin
https://web.facebook.com/PianoXAmerica/?pnref=story

________________________
* Heloísa Godoy Fagundes é pesquisadora, ghost Writer, há 10 anos no mercado musical de revistas. Já trabalhou na extinta Revista Weril e agora é publisher e uma das idealizadoras da Revista Keyboard Brasil - publicação digital pioneira no Brasil e gratuita voltada à música e aos instrumentos de teclas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário