segunda-feira, 25 de julho de 2016

A destreza pianística de ROGÉRIO ROCHLITZ

COM MAIS DE 20 ANOS DE CARREIRA, O PIANISTA, TECLADISTA, COMPOSITOR, ARRANJADOR E PRODUTOR MUSICAL ROGÉRIO ROCHLITZ JÁ TOCOU COM TRIO MOCOTÓ, ELTON MEDEIROS, PAULA LIMA, SIDNEY MAGAL, DANILO CAYMMI,FERNANDA ABREU, SEU JORGE, HAMILTON DE HOLANDA, PEPEU GOMES, OTTO, NÁ OZZETTI, PAULINHO MOSKA, ARNALDO ANTUNES ENTRE TANTOS OUTROS. COM ARRANJOS INUSITADOS E MÚSICAS DOS MAIS DIFERENTES ESTILOS, ROGÉRIO ROCHLITZ AGRADA A DIFERENTES PÚBLICOS. 


* Por Heloísa Godoy Fagundes


Em sua discografia solo, Rogério Rochlitz investe em música instrumental com tempero brasileiro e repleta de elementos internacionais como jazz, funk, soul, rock e latinidade - uma mistura ideal.

Nascido em São Paulo em 1972, Rogério Rochlitz é pianista, tecladista, compositor, arranjador e produtor musical. Formou-se em Música Popular pela Unicamp em 1993. Estudou piano clássico com Adylson Godoy. Em 1992, montou a banda Jambêndola, que foi premiada pela Radio France Internationale no concurso Les Découvèrtes '93. O único CD da banda foi lançado em 1996 pelo selo holandês Roadrunner. 

Abaixo a discografia: (1) Tango Zulu. (2) Carro de Boi. 

(3) Cores. (4) Móbile. (5) 2 3 4 5.

Em 2000, lançou seu primeiro disco solo, 'Tango Zulu', de música instrumental, com as participações da Metaleira Funk Como Le Gusta, Sergei Eleazar de Carvalho, Ubaldo Vesolato e Fernando Barba (criador dos Barbatuques), entre outros. Em 2003, lançou seu segundo CD, 'Carro de Boy', de canções, com as participações dos cantores Maurício Pereira, Ney Mesquita, Cris Aflalo, Skowa, Marcelo Pretto, entre outros. Em 2009, lançou seu terceiro CD, 'Cores', de música instrumental, com as participações de Alexandre Ribeiro, Mário Manga, Renato Anesi, entre outros. Em 2011, foi selecionado pelo projeto 'Rumos Itaú Cultural', na categoria 'Mapeamento'. Foram setenta e cinco artistas selecionados entre dois mil e setecentos inscritos. Deste show foi feito um DVD, lançado em janeiro de 2013. Em novembro de 2012, lançou seu quarto CD, 'Móbile', de música instrumental, com a participação de trinta e dois músicos da cena musical paulistana, entre eles Bocato, Tião Carvalho, Guilherme Held, Fábio Sá e João Parahyba. 

Como pianista e tecladista Rochlitz acompanhou diversas bandas e cantores, e já dividiu o palco com Elton Medeiros, Paula Lima, Sidney Magal, Danilo Caymmi, Fernanda Abreu, Pedro Luís, Renato Godá, Seu Jorge, Hamilton de Holanda, Pepeu Gomes, Otto, Ná Ozzetti, Paulinho Moska, Curumim, Arnaldo Antunes, entre outros. Desde 2003, integra o Trio Mocotó, em um posto já ocupado por César Camargo Mariano e Laércio de Freitas. Com o Mocotó apresentou-se em cerca de vinte países, entre 2004 e 2008, tocando em lugares como o festival de Glastonbury, o Joe Zawinul's Birdland em Viena e o Alcalatin Festival (abrindo para Marcus Miller). Em 2006, produziu o CD “Tião (Carvalho) Canta João (do Vale)” com patrocínio da Petrobrás. O CD foi premiado no Maranhão, terra natal de João do Vale. Também produziu duas faixas para o disco da cantora Tita Lima (filha do produtor Liminha), com quem excursionou pelo Reino Unido em 2007, no festival TrocaBrahma. Produziu em 2007 o EP 'Afro' de Kiko DiNucci e o Bando Afromacarrônico. 

Rogério Rochlitz trabalha com trilhas sonoras para filmes, documentários e balés. Com a artista plástica Regina Silveira produz instalações sonoras que já foram expostas no Brasil, Estados Unidos, Índia, Colômbia, Polônia e Espanha. Produziu as trilhas de três espetáculos da Cia. de Dança Caleidos. Foi tecladista da banda Farufyno, da qual produziu o terceiro CD. Foi tecladista dos programas 'Circo do Edgard' e 'Edgard no Ar', do canal Multishow, onde tocou com Lenine, Ed Motta, O Rappa, Beth Carvalho, Teresa Cristina, Arlindo Cruz, Toni Garrido, Wanessa Camargo e Frejat, entre outros. O programa recebeu o prêmio Qualidade Brasil 2008. 

Rochlitz foi professor/diretor em caráter voluntário do projeto 'Estúdio Garagem', no Centro Cultural Rio Verde (SP), onde ensinava música para alunos da rede pública de ensino. Em 2014, foi um dos cinco finalistas do E-Festival Samsung, entre mais de oitocentos concorrentes. Em 2015 lançou seu quinto CD, intitulado '2345', acompanhado por João Poleto nos sopros, David Rangel no baixo e Ramon Montagner na bateria. O CD ainda conta com as participações de Sergei Eleazar de Carvalho no violino e Ivan Vilela na viola caipira.


SAIBA MAIS SOBRE ROGÉRIO Rochlitz:


 ________________________
* Heloísa Godoy Fagundes é pesquisadora, ghost writer e esportista. Amante da boa música, está há 10 anos no mercado musical de revistas. Já trabalhou na extinta Revista Weril e atualmente é publisher e uma das idealizadoras da Revista Keyboard Brasil.





Nenhum comentário:

Postar um comentário