segunda-feira, 25 de julho de 2016


DANIEL  SANCHES LANÇA CD EM HOMENAGEM AO RIO DE JANEIRO

PREMIADO PIANISTA FEZ RECITAL DEDICADO À CIDADE MARAVILHOSA NO ESPAÇO CULTURAL BNDES.


* Por Virtuosi Produções 


Homenageando a cidade do Rio de Janeiro, o premiado pianista Daniel Sanches lançou este mês, seu primeiro CD solo, intitulado “Carioca”, no Espaço Cultural BNDES, na Série “Quartas Clássicas”. 

No álbum, que conta com a Direção Musical de Maria Teresa Madeira, Sanches gravou peças que fazem parte de sua memória auditiva e também afetiva. Estão no disco composições de Ernesto Nazareth, Alberto Nepomuceno, Edino Krieger, Eli Joory e Ronaldo Miranda, nomes importantes para a história cultural do Rio de Janeiro. Embora nem todos sejam nascidos no Rio, em  algum  momento de suas vidas esses compositores tiveram  uma  ligação  com  a  cidade,  como esclarece o pianista: “Todos os compositores que estão no disco tiveram parte de sua trajetória no Rio e este foi o ponto principal durante a concepção do CD”, explica.

Dentre as obras que o compõem, está o tango brasileiro que o nomeia. Carioca foi composto em 1913 é uma das peças mais famosas de Ernesto Nazareth, autor que é reconhecido como um dos principais compositores do gênero e que deixa transparecer a fronteira entre o popular e o erudito. Ao inserir peças dos demais compositores, o álbum faz um panorama histórico da música brasileira. “Temos o romantismo do século XIX com Alberto Nepomuceno e estéticas pós-modernas de autores como Krieger, Joory e Miranda”, finaliza o músico.

Sobre o músico...

Vencedor de concursos como Nilda Freitas, X Concurso Nacional de Piano Souza Lima e Jovens Solistas na Bahia, Daniel Sanches atualmente é pianista da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharel em piano e pós-graduado em Pedagogia do Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música, o músico obteve seu título de mestre pela pós-graduação em Práticas Interpretativas da UNIRIO, com dissertação baseada nas interseções artísticas nas obras de compositores brasileiros.

Como solista, Sanches realizou turnê junto à Orquestra Sinfônica Jovem de Campos, além das orquestras Sinfônica da Bahia e a Filarmônica do Espírito Santo. Em 2013, realizou uma turnê em Portugal, com destaque para um concerto solo realizado em Lisboa, com repertório dedicado à música brasileira. Atualmente, o pianista tem se apresentado solo ou como camerista nas principais salas de concerto do Brasil.


SAIBA MAIS SOBRE DANIEL SANCHES:



Nenhum comentário:

Postar um comentário