segunda-feira, 25 de julho de 2016

COM EXPOMUSIC, ABEMÚSICA REFORÇA CARÁTER DE PROMOTORA DA EDUCAÇÃO MUSICAL NO PAÍS

HÁ 33 ANOS EMPRESÁRIOS DO SETOR INVESTEM NA MAIOR FEIRA DE MÚSICA DA AMÉRICA LATINA COM O OBJETIVO PRINCIPAL DE INCENTIVAR AS NOVAS GERAÇÕES A SE INTERESSAR PELA EDUCAÇÃO MUSICAL.
* Redação

Por conta dessa proposta, segundo o presidente da Abemúsica – Associação Brasileira da Música, Synésio Batista da Costa, a EXPOMUSIC 2016 – 33ª Feira Internacional da Música chega mais encorpada, ainda que as dificuldades econômicas venham batendo a muitas portas desde o ano passado.

“Este ano levamos a Expomusic para o maior centro de exposições da América Latina, o Anhembi, com a proposta de ampliar o leque de atrações e de poder promover uma série de eventos no Auditório Elis Regina e na área externa que inclui a lâmina d´água”, informa Synésio Batista da Costa.


Na opinião do presidente da Abemúsica, os eventos paralelos à Expomusic que costumam ser realizados na mesma data em nada contribuem para o desenvolvimento do mercado e da própria educação musical, pois são essencialmente comerciais. “Sem a Expomusic eles teriam dificuldades ou talvez não existissem. Mas tendem a não atrapalhar o evento máster”.

“São dois os pontos que fazem a Roland tomar a decisão de participar da Expomusic. O primeiro é o aspecto comercial, a fim de fortalecer a relação com nossos clientes. O segundo é por termos notado uma mudança de perfil nos últimos anos. A feira tem passado por uma metamorfose de local propriamente voltado aos negócios para uma feira de exposição de produtos e marcas não somente aos lojistas, mas também ao consumidor final. Por esses motivos, julgamos válida nossa presença”, explica Sérgio Pais, presidente da Roland.

“Com o domínio da internet, o tato e a experimentação deixaram de fazer parte da nossa rotina. Diante dessa realidade, a Yamaha Musical enxerga os dias de Expomusic como fundamentais para conhecer de perto seu consumidor e mostrar suas novas tecnologias na integra”, reforça Isis Petronella, supervisora de Marketing da Yamaha Musical do Brasil.

A responsabilidade por movimentar até 40% dos negócios realizados pela cadeia musical, cujo faturamento é estimado em R$ 2,5 bilhões anuais, faz da Expomusic um evento estratégico na visão das principais empresas do mercado, pelas perspectivas de impulsionar as vendas, ampliar a rede de novos contatos, estimular o aprendizado musical em instituições de ensino e formar novas gerações de músicos.

“Renovar a feira foi a consequência de acompanharmos a evolução desse mercado e oferecer o melhor evento”, avalia o presidente da Abemúsica. Presidente da Francal Feiras, Abdala Jamil Abdala ressalta que o complexo do Anhembi oferece estrutura mais apropriada para o novo formato do evento.

Faz parte da tradição da Expomusic promover o encontro do setor para discussão de suas diretrizes e assuntos relacionados aos negócios, com a promoção de palestras, workshops e workshows. E de realizar ações educacionais, em busca das novas gerações, como as Oficinas de Iniciação Musical e a visitação escolar.

Muita inovação e adrenalina

Este ano a feira contará com a Arena Expomusic, onde Auditório Elis Regina e a área externa que contempla a lâmina d´água abrigarão uma série de atrações voltadas para o entretenimento do público. Estão marcados para a Arena Expomusic o Music Hall Festival, os encontros musicais e de gastronomia, além de festivais convidados, como o Barkley Smooth Jazz.

Resgatando sua essência de festival, o Music Hall, em parceria com a Get My Idol, vai buscar novos talentos – o regulamento será divulgado até o final do mês – no formato júri, público e o dinamismo que tornaram os antigos concursos musicais, entre os anos 60 e 80, uma febre.

Ainda na Arena Expomusic bandas de diferentes gêneros serão convidadas a atuar, contemplando os mais diferentes ritmos, como swing, soul, pop e rock, entre outros.

A Expomusic, em conjunto com a Central de Apoio às Escolas de Música – CAEM, Abemúsica e o São Paulo Convention & Visitors Bureau, abrigará também o festival “São Paulo é Tudo de Bom, a Expomusic Também”. Dividido em duas fases, uma regional e uma finalíssima a ser realizada durante a Expomusic, o Festival tem como objetivo revelar novos talentos e criar uma nova música que represente São Paulo, com o tema “São Paulo é tudo de bom”.

Os interessados em participar devem se inscrever por meio do site www.escolasdemusica.com.br, no link 'Festival'. Nele, deverão preencher o formulário com o link da música postada no youtube. As bandas concorrentes devem ter de 3 a 7 participantes, sendo no mínimo dois inscritos em uma mesma escola de música e um profissional, podendo ser professor ou diretor da escola de música. Nesta fase, que vai até 21 de agosto de 2016, bandas do Brasil inteiro poderão se inscrever para participar.

Promovida pela Abemúsica – Associação Brasileira da Música e Francal Feiras, a Expomusic ainda exibirá cerca de 1 mil produtos apresentados por aproximadamente 300 marcas, o que permite aos visitantes, profissionais e público em geral “degustarem” as novidades nos próprios estandes durante todo o período da feira.

Serviço
EXPOMUSIC 2016 – 33ª FEIRA INTERNACIONAL DA MÚSICA
Data: 21 a 25 de setembro de 2016
Horários: Dias 21 a 24: das 13h às 21h
       Dia 25: das 13h às 19h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Promoção/Organização: Francal Feiras
Patrocínio: Abemúsica – Associação Brasileira da Música
Apoio: I Música – Instituto Abemúsica pela Educação Musical e campanha A Música Quer Você!

SAIBA MAIS SOBRE A EXPOMUSIC:




Nenhum comentário:

Postar um comentário