terça-feira, 24 de janeiro de 2017

CESAR CAMARGO MARIANO APRESENTA:

O DVD “JOINED”: MÚSICA INSTRUMENTAL BRASILEIRA DE UMA FORMA INUSITADA E CONTEMPORÂNEA.

*Redação

Em seus 50 anos de carreira, Cesar Camargo Mariano, sempre empenhou-se em difundir e aproximar o contato dos músicos eruditos com a música brasileira de qualidade, apresentando-se junto a orquestras sinfônicas brasileiras e estrangeiras, como Neojiba ou London Royal Philharmonic Orchestra.

Foi convidado especial do prestigiado artista Yo-Yo Ma, em sua homenagem à música brasileira no álbum “Obrigado Brazil”, gravando, com o cellista, duas de suas composições, “Cristal” e “Samambaia”.

Dirigiu, por quatro anos, a noite “Jam” no festival “Música em Trancoso”, de onde surge esse raro encontro (e amizade) entre músicos solistas eruditos e músicos populares brasileiros, interpretando canções de nossos grandes compositores.

O DVD “Joined”, projeto especial de Cesar Camargo Mariano, foi gravado em estúdio, tendo como convidados os renomados músicos eruditos internacionais Rüdiger Liebermann (violino), Benoit Fromanger (flauta) e Walter Seyfarth (clarinete). Participam, também, os músicos brasileiros Thiago Rabello (bateria), Sidiel Vieira (baixo) e Conrado Goys (violão).

A união de culturas musicais distintas, do mais alto nível, mostrando que estilos tradicionais, fortes e de muita personalidade, quando mesclados, cria possibilidades infindáveis e emocionantes. O repertório é composto inteiramente de músicas brasileiras.

“Joined” apresenta a música instrumental brasileira de uma forma inusitada e contemporânea, divulgando e propagando a produção musical nacional. Fomenta a valorização da diversidade musical  instrumental brasileira, promovendo intercâmbio cultural relevante e proporcionando ao público o contato com música de qualidade.

“Quando nos conhecemos há cinco anos, durante os ensaios para a primeira edição do Festival “Música em Trancoso”, não imaginei que nos tornaríamos amigos para sempre. Nossos universos musicais, nossas pátrias e culturas, são bem diferentes. Mas, o jeito de ver, ouvir e sentir as artes, a forma de encarar nossa profissão, a postura diante dela, o carinho e o respeito mútuo, são coisas uníssonas entre nós. Isso tudo, somado à música na sua forma mais pura e simples, foi o que nos uniu e transformou o que poderia ser simplesmente um encontro profissional, em uma celebração à amizade”, frisa Cesar Camargo Mariano.

Sobre o músico...






FOTOS MENORES: Tarde de apresentação do brilhante trabalho para a imprensa. 

"A popularização da arte é o desejo de todo artista. Popularizar um trabalho não significa baixar seu nível, nem sua qualidade; significa trabalhar mais, com mais cuidado, dedicação, profissionalismo e sinceridade, para não trair seus seguidores, nem iludir o rebanho novo que se forma." - Cesar Camargo Mariano.
Autodidata, Cesar Camargo Mariano desenvolveu uma carreira do mais alto calibre como pianista, arranjador, produtor e compositor e hoje é um dos músicos brasileiros mais requisitados e celebrados em todo o mundo.

No início dos anos 60, o jovem pianista, ainda adolescente, já impressionava com seu swing, característica e habilidade de sua hoje legendária mão esquerda, e formou dois dos mais importantes trios da época: “Sambalanço Trio” e “Som Três”.

Dedicou-se por muitos anos como arranjador e produtor de Wilson Simonal e Elis Regina, o que lhe resultou em importante reconhecimento nacional e internacional. O histórico álbum “Elis e Tom” (1970) teve a participação de Cesar Camargo Mariano, com apenas 27 anos, como arranjador, pianista e diretor musical.

Também como produtor e arranjador, trabalhou com a nata dos artistas brasileiros, entre eles, Chico Buarque, Tom Jobim, Ivan Lins, Ney Matogrosso, Nara Leão, Gonzaguinha, Gal Costa, João Bosco, Rita Lee e Simone.

Cesar lançou mais de 30 discos, sendo “Samambaia”, parceria entre o pianista e Hélio Delmiro, considerado um dos 10 melhores discos de música instrumental já editados em todo o mundo.

Entre suas mais de 200 composições, figuram as hoje clássicas “Samambaia”, “Cristal” e “Curumim”, gravadas, também, por grandes artistas como Yo-Yo Ma, Paquito D'Rivera, Clare Fisher e Ettore Stratta & The London Royal Philharmonic. Cesar é frequentemente requisitado a se apresentar em grandes teatros, festivais, jazz clubs e como solista convidado de importantes orquestras, no Brasil e no exterior.

Cesar, que hoje mora nos Estados Unidos, tem colaborado com grandes nomes internacionais, desde a música clássica de Yo-Yo Ma até o jazz sofisticado de Blossom Dearie, e composto trilhas sonoras para cinema e televisão.

Celebrou seus 50 anos de carreira escrevendo e publicando o livro de memórias - Cesar Camargo Mariano “SOLO”.

Entre vários prêmios nacionais e internacionais, Cesar recebeu, dos Diretores da Academia de Artes e Ciências, o prêmio Grammy especial “Lifetime Achievement Latin Grammy® Award” 2006, em reconhecimento à importância do conjunto de sua obra.

Cesar Camargo Mariano é endorsed pela Yamaha Musical do Brasil

Convidados especiais...
Conrado Goys – Cesar Camargo Mariano – Sidiel Vieira – Thiago Rabello – Rüdiger Liebermann – Benoit Fromanger – Walter Seyfarth

Rüdiger Liebermann veio de uma família de músicos. Começou tocando piano aos cinco anos de idade e tinha oito quando iniciou aulas de violino com Jacob Weinsheimer. Teve entre seus professores Adolphe Mandeau, Saschko Gawriloff, Josef Gingold e Jascha Heifetz. Antes de juntar-se à Berlin Philharmonic Orchestra, foi assistente de Saschko Gawriloff na Berlin's Hochschule der Künste (agora Universität der Künste). É, também, membro da Berlin Philharmonic String Sextet, Berlin Baroque Soloists e Philharmonic Piano Trio.

Desde 2011, o francês Benoit Fromanger é diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Bucareste. Além de maestro, tem uma brilhante carreira como flautista, tendo estudado no Conservatório de Versailles e no Conservatoire National Supérieur de Musique de Paris com professores eminentes, como Roger Bourdin, Jean-Pierre Rampal e Alain Marion. Foi solista principal da Orquestra da Ópera Nacional de Paris, orientado por regentes famosos, como Zubin Mehta, Daniel Barenboim, Leonard Bernstein, Lorin Maazel, Carlos Kleiber, Bernard Haitink e Carlo Maria Giulini. Ganhou vários concursos e prêmios de música.

Walter Seyfarth nasceu em Dusseldorf e, com apenas 16 anos, foi o vencedor da competição Deutscher Tonkünstlerverband. Após completar seus estudos na Freiburg Musikhochschule com Peter Rieckhoff e Karl Leister, na Berlin Philharmonic Orchestra Academy, ingressou na Saarbrücken Radio Symphony Orchestra. Ingressou na Berlin Philharmonic Orchestra como clarinetista solista. Walter foi a força impulsora para fundar a Berlin Philharmonic Wind Quintet em 1988. Walter é, também, professor e mentor na Berlin Philharmonic Orchestra Academy, Jeunesses Musicales World Orchestra e Venezuelan Youth Orchestras Programme, El Sistema.

Um pouco do que você encontrará no DVD JOINED.

Conrado Goys é um versátil violonista, guitarrista, produtor, compositor e arranjador. Diretor musical e arranjador da Gafieira São Paulo. Bacharel em guitarra pela Faculdade Santa Marcelina, aprofundou seus estudos em arranjo e orquestração com Claudio Leal. Foi professor das escolas de música EM&T e Intermezzo. Também atua como produtor e arranjador para vários artistas da MPB e de trilhas para cinema, teatro e publicidade, especialmente no ambiente de seu próprio estúdio e produtora, a Oca – Casa de Som.

Thiago Rabello atua profissionalmente como baterista desde sua adolescência, gravando e fazendo turnês com artistas dos mais diferentes estilos, desde ícones do jazz a ídolos pop. Integrante do grupo Gafieira São Paulo, vencedor do 22º Prêmio da Música Brasileira como “Melhor Grupo de Samba”, Thiago também produz talentosos artistas jovens brasileiros e seu grupo instrumental “Metrópole”.

Sidiel Vieira, contrabaixista e compositor, iniciou sua trajetória aos 13 anos, passando pela Escola Municipal de Música, Fundação das Artes de São Caetano do Sul e Universidade Livre de Música. Já atuou na Orquestra Jovem Tom Jobim, Banda Jazz Sinfônica de Diadema e na Bissamblazz Big Band. Frequentemente requisitado a atuar ao lado grandes artista nacionais e internacionais, desenvolve também seu próprio trabalho com o “Sidmar Vieira Quinteto”.


SAIBA MAIS SOBRE CESAR CAMARGO MARIANO:














Nenhum comentário:

Postar um comentário