terça-feira, 24 de janeiro de 2017

RITA LEE - Mutações e calmaria da rainha do Rock

RITA LEE COMPLETOU 69 ANOS DIA 31 DE DEZEMBRO PASSADO. VISIONÁRIA, A PAULISTANA TEM UMA COLEÇÃO DE COMPOSIÇÕES QUE MARCARAM A HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA. HÁ SEMANAS EM PRIMEIRO LUGAR NA LISTA DOS LIVROS MAIS VENDIDOS COM "RITA LEE - UMA AUTOBIOGRAFIA", A RAINHA ROQUEIRA CONQUISTOU - E CONQUISTA - FÃS DE TODAS AS IDADES E TRIBOS. COMO AGRADECIMENTO PELO QUE REPRESENTA PARA O BRASIL, A REVISTA KEYBOARD BRASIL PREPAROU UMA HOMENAGEM PARA NOSSA RAINHA DO ROCK QUE ATUALMENTE VIVE LONGE DO AGITO CURTINDO SUA APOSENTADORIA.  
* Por Heloísa Godoy Fagundes

Cantora, compositora e multiinstrumentista, a paulistana Rita Lee Jones Carvalho, mais conhecida como Rita Lee é uma figura central no rock brasileiro. Rita é a filha mais nova do dentista Charles Fenley Jones, imigrante norte-americano, e de Romilda Padula Jones, filha de italianos e pianista amadora. 

Educada em colégio francês, fala fluentemente português, inglês, francês, espanhol e italiano. Chegou a cursar Comunicação Social na Universidade de São Paulo em 1967, mas abandonou  durante o primeiro período.

Na infância, teve aulas de piano com Magdalena Tagliaferro. Não pensava em ser cantora de rock e sim, atriz de cinema, veterinária ou a profissão que seu pai queria, odontologia.

Suas primeiras influências musicais foram Elvis Presley, Neil Sedaka, Paul Anka, Peter, Paul and Mary, Beatles, Rolling Stones, mas também escutava música brasileira como Cauby Peixoto, Ângela Maria, Tito Madi e João Gilberto, Emilinha Borba, Carmen Miranda, Dalva de Oliveira e Maysa por influência dos pais.

Tudo começou, ainda adolescente, quando Rita passou a se apresentar em escolas da região como componente do Tulio's Trio. Em 1963, formou um conjunto com mais duas garotas, as Teenage Singers, participando de shows e de festas colegiais. No ano seguinte, conheceram um trio masculino, o Wooden Faces. Os dois grupos se juntam, formando o Six Sided Rockers, banda que passou a ser chamada O'Seis. O sexteto apoiava estrelas como Tony Campelo, Jet Blacks, Demetrius e Prini Lopez. Com a saída de três componentes, sobraram Rita, Arnaldo e Sérgio que passaram a se chamar Os Bruxos. Por sugestão de Ronnie Von, o grupo mudou o nome para Os Mutantes (Rita permaneceu na banda de 1968 a 1972).

Quando Gilberto Gil os encontrou, imediatamente soube que aquele trio de jovens estava na mesma trilha que os Baianos. Convidou-os a acompanhá-lo no III FMPB de 1967 da TV Record. Ganharam o segundo lugar com "Domingo no Parque" de Gil, com a inclusão de Rogério Duprat dirigindo uma orquestra com seus arranjos revolucionários. A novidade das guitarras elétricas e a irreverência generalizada da mistura de estranhos sons orquestrais da Tropicália irritaram bastante o público.

Gravaram alguns discos, participaram de grandes festivais, realizaram turnês e anos depois Rita saiu do grupo. Na verdade, em decorrência do fim de seu casamento com Arnaldo e incompatibilidades artísticas com os rumos que a banda estava tomando, Rita foi expulsa dos Mutantes pelo próprio Arnaldo. 
O fato é que dentre distintas histórias e controvérsias, Rita alega que seus companheiros achavam que ela não tinha o virtuosismo necessário para tocar o rock progressivo, novo interesse da banda. Essa informação acabou gerando uma grande discussão. Entretanto, em 2007, Arnaldo admitiu em entrevista: "Mandei a Rita embora dos Mutantes"

Rita Lee, nossa roqueira maior.: Durante um período, Rita entrou em depressão pensando em abandonar a carreira e se resguardou em sua casa. Ao mesmo tempo, compunha o material que a faria famosa como artista solo.  

Ao longo de sua carreira vendeu mais de 55 milhões de discos, sendo premiada com mais de 30 discos de platina, 10 discos de ouro e 5 de diamante. Conhecida como "Rainha do Rock Brasileiro", construiu uma carreira iniciada pelo rock flertando, logo depois, com diversos gêneros, como o tropicalismo, o pop rock e a MPB, criando um hibridismo pioneiro entre gêneros internacionais e nacionais.

Uma das artistas que mais influenciou os músicos do Brasil que vieram a usar guitarra a partir de meados dos anos 70, sobretudo as mulheres. Rita participou de importantes revoluções no mundo da música e da sociedade em geral.

Em 1973, Rita se apresentou junto com Lúcia Turnbull no show Phono 73. Formando a banda de rock Tutti-Frutti (a banda durou de 1973 a 1978) para uma série de apresentações no Teatro Ruth Escobar. Adotaram o nome Rita Lee & Tutti-Frutti por sugestão da gravadora. 

rita rainha lee star: Em 1976, começou um relacionamento com o guitarrista Roberto de Carvalho e desde então ele tem sido o parceiro de suas canções, acompanhando-a em todas apresentações ao vivo. O casal oficializou a união no civil em 1996. 

Em 1977, grávida pela primeira vez, foi presa por porte de maconha e condenada a um ano de prisão domiciliar, quando compôs com Paulo Coelho (escritor esotérico brasileiro mais vendido no mundo) o single "Arrombou a Festa", que vendeu 200.000 cópias. Continuou a se apresentar, sob permissões especiais do juiz. Sua amiga Elis Regina a convidou para uma dupla em um show especial para a TV Bandeirantes, quando gravaram "Doce de Pimenta", que Rita compôs especialmente para Elis. 

Rita Lee                                                                                                                                                                                 Mais: Anos depois, Rita formou o grupo Rita Lee & Cães e Gatos, e partiu para uma série de shows com o mesmo nome. O álbum do ano seguinte trouxe "Mania de Você", seu maior sucesso. Rita então, decidiu não ter mais banda, partindo para carreira solo. Com "Lança Perfume", conquistou reconhecimento internacional tendo o príncipe Charles a reconhecido como sua cantora favorita. 

Seus álbuns, abertamente dançáveis e totalmente comprometidos com um resultado comercial, estavam quebrando todos os registros de vendas, e seus shows se tornando mega-produções. Alguns problemas de saúde fizeram-na parar durante um curto período de tempo.  

Em 1986, como Lita Ree, fez um verdadeiro sonho de longa data: sediar um programa de rádio, que foi apresentado em São Paulo pela 89 FM, e mais tarde, na Rádio Cidade do Rio. 

Na TV, trabalhou nas telenovelas Top Model (1989) e Vamp (1990) e apresentou seu próprio programa, a TV Leezão, uma versão para a MTV. Na década de 1990, gravou a mistura Bossa n' Roll e entrou na onda das produções acústicas. 

Quando os Rolling Stones estiveram no Brasil pela primeira vez, Rita foi expressamente exigida por Mick Jagger para abrir a turnê da banda no país. 

Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone promoveu a Lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira,  Rita Lee estava lá, ocupando o 15° lugar.

Em 2012, Rita participou do desfile da escola de samba Águia de Ouro, no Carnaval de São Paulo. A agremiação homenageou a Tropicália.

Em março de 2014, Rita decidiu deixar de pintar os icônicos cabelos vermelhos e assumir os fios grisalhos. "Quero ficar anônima", disse ela.

Também nesse mesmo ano, foi homenageada com um musical de teatro "Rita Lee Mora ao Lado", baseado no livro homônimo de Henrique Bartsch e estrelando Mel Lisboa como Rita. 

Há semanas, "Rita Lee - Uma Autobiografia", está em primeiro lugar na lista dos livros mais vendidos. 

Mesmo aposentada dos palcos e dos estúdios, Rita Lee ainda é seguida por multidões de fãs. Na rede social Instagram apresenta suas habilidades artísticas. Longe da agitação, segue numa vida tranquila. Suas músicas continuam fazendo parte de trilhas sonoras de novelas e programas de televisão porque continuará sendo referência em qualidade e revolução na música brasileira.







SAIBA MAIS SOBRE RITA LEE:
________________________
* Heloísa Godoy Fagundes é pesquisadora, ghost writer e esportista. Amante da boa música, está há 10 anos no mercado musical de revistas. Já trabalhou na extinta Revista Weril e atualmente é publisher e uma das idealizadoras da Revista Keyboard Brasil.







Nenhum comentário:

Postar um comentário