terça-feira, 24 de janeiro de 2017

PIANO E VOZ BRASILEIROS EM TURNÊ PELA EUROPA

O DUO FORMADO PELO TENOR ALBERTO PACHECO E PELO PIANISTA SILAS BARBOSA FAZ SÉRIE DE RECITAIS NA ITÁLIA, FRANÇA E PORTUGAL.

* Por  Virtuosi Produções

No mês de fevereiro de 2017, o duo formado pelo tenor Alberto Pachecopelo pianista Silas Barbosa fará uma turnê europeia, passando pela França, Portugal e Itália. No repertório, estão peças de compositores franceses, portugueses e brasileiros.

Na França, os músicos brasileiros se apresentarão na Sala Villa-Lobos, em Paris, no dia 07 de fevereiro. Logo, seguem para Portugal, onde se apresentam no Museu Nacional de Música de Lisboa no dia 09, na Biblioteca Joanina, em Coimbra no dia 10 e finalizam a passagem pelas terras portuguesas no dia 11 com concerto na Fundação Júlio Resende, na cidade de Porto. No dia 16 de fevereiro encerram a turnê com recital na Embaixada do Brasil em Roma.

O repertório cuidadosamente preparado pelo duo promete levar o ouvinte para uma viagem musical entre França e Brasil, com passagens por Portugal. O programa se inicia com canções de Duparc, Fauré e Debussy, célebres compositores do romantismo e impressionismo francês. Em seguida, serão apresentadas canções escritas em francês de compositores portugueses (Fragoso e Sá Noronha) e brasileiros (Nepomuceno, Villa-Lobos e Mignone), demonstrando a predominância francesa na cultura do início do século XX. O recital termina com canções nacionalistas brasileiras, escritas em português e compostas por e Lorenzo Fernandez, Ernane Braga e Francisco Mignone.

Alberto Pacheco é considerado um dos principais pesquisadores musicais do Brasil. O tenor mineiro é Pós-doutor pela Universidade Nova de Lisboa e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador residente da Biblioteca Nacional, o musicista é autor de dois livros sobre o universo do canto lírico e tem um reconhecido trabalho sobre as canções luso-brasileiras do  período  colonial.  Pacheco  é  um  dos fundadores do grupo Academia dos Renascidos que faz um trabalho de divulgação das canções luso-brasileiras do período colonial. No recital, Pacheco dividirá o palco com Silas Barbosa, que é considerado um dos principais nomes da nova geração de pianistas brasileiros. 

Silas Barbosa é detentor de vários prêmios, dentre eles o 1º lugar no XII Concurso Nacional Arnaldo Estrella e no VII Concurso Nacional Villa-Lobos, 2º lugar no I Festival Jovens Intérpretes de Francisco Mignone e o 3º lugar no III Concurso Internacional Grieg-Nepomuceno. Nascido na cidade mineira de Visconde do Rio Branco,  iniciou  seus  estudos  no conservatório  de  sua  cidade  natal  e  concluiu  o  seu Bacharelado e Mestrado em piano pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bastante ativo como solista, Barbosa se apresenta constantemente no Brasil e em países como Portugal, Espanha, Itália e Suíça. 

SERVIÇO:
Paris  – 07/02/2017
– Sala Villa-Lobos
Horário: 18h
Endereço: Avenida Franklin Delano Roosevelt, 65  Paris, 75008.

Lisboa – 09/02/2017
– Museu Nacional de Música de Lisboa
Horário: 19h
Endereço: R. João de Freitas Branco 12, 1500-359 Lisboa, Portugal 

Coimbra – 10/02/2017
– Biblioteca Joanina
Horário: 18h
Endereço: Pátio das Escolas da Universidade de Coimbra, 3004-531

Porto – 11/02/2017
– Fundação Júlio Resende
Horário: 16:30h
Endereço: Pintor Júlio Resende, 4420-534, Valbom 

Roma – 16/02/2017
– Embaixada do Brasil em Roma
Horário: 20:00h
Endereço: Palazzo Pamphilj, Piazza Navona, 14, Roma.

__________________
*VIRTUOSI PRODUÇÕES –  Situada em Belo Horizonte, é uma das principais agências de 
produção cultural do Brasil com ampla atuação no país e no exterior. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário