sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

MAIS FORTES DO QUE NUNCA!

AOS QUE JULGAVAM O FINAL DA CARREIRA DOS CALLAGHANS, COM O TÉRMINO DA CALLAGHANS ESCOLA DE TEATRO & MUSICAL NO BRASIL, ESTAVAM ENGANADOS. O CASAL WILL E MARTIN CALLAGHAN, NÃO ESTÃO MAIS NO BRASIL, CERTO! MAS ESTÃO A TODO VAPOR TRABALHANDO EM SEUS PROJETOS E CARREIRAS NA INGLATERRA, PAÍS ONDE NASCEU O ATOR E CANTOR MARTIN.

* Por Heloísa Godoy Fagundes

Vamos relembrar: Will e Martin Callaghan casaram-se em 2013 na Europa e, logo em seguida, resolveram se mudar para o Brasil e investir em uma escola de teatro musical no sul do país. Por quase três anos, o casal de atores foi referência em todo o território nacional. Com o encerramento das atividades da Callaghans Escola de Teatro & Musical, em Joinville (Santa Catarina) o casal partiu do país e atualmente residem na Inglaterra.

Martin Rodrigues Callaghan possui 30 anos de experiência em teatro musical nos palcos da Broadway (Estados Unidos) e West End (Inglaterra). O ator, um dos atores  preferidos  do aclamado  escritor  e  diretor Andrew  Lloyd Webber,  nasceu  na cidade de Manchester, Inglaterra e formou-se em teatro pela Abraham Moss Centre e canto  pela  R.N.C.M, ambas na  Inglaterra. 

A estrela  britânica  que  já  interpretou  os maiores papéis em musicais como O Mágico de Oz, A Noviça Rebelde, Um Violinista no Telhado, Cats, Chicago, Jesus Cristo Superstar, My Fair Lady, Chess entre outros sucessos, esse ano estará em turne internacional por todo o Reino Unido e Irlanda em um dos maiores musicais da atualidade, Funny Girl – O Musical.

Will Rodrigues Callaghan por sua vez é considerado, além de um dos grandes comediantes da atualidade, uma máquina de realizar sonhos. Natural de Criciúma, Santa Catarina, o ator viveu sua infância entre sua cidade natal e Joinville. Sua carreira artística tomou impulso em 2010, quando se mudou para a Europa. Formou-se no Espaço Evoé de Artes, no curso de interpretação e direção de atores, em Lisboa (Portugal)  e,  em  Dublim,  na  Irlanda, ampliou  sua  arte  para  as  áreas  de  dança  e expressão corporal nos palcos através da Abbey Theatre.  

Will estreou nos palcos europeus com a comédia Super Funny e protagonizou seu 1º papel na TV, no seriado português Pai à Força, ao lado do galã Pepe Rapazote. No Brasil, repetiu o sucesso com a comédia romântica Nuno, Ana e Tinha que ter um Gay e o show de humor Djalma, o Cabeleireiro, trabalhou com os globais Charles Paraventi, Gustavo Haddad e também ao lado do marido Martin. 

Com espírito empreendedor, o ator tem dado oportunidades a outros artistas, tanto no gênero da comédia quanto no meio musical. Atualmente, Will divide seu tempo estudando teatro musical e canto na capital inglesa, além de trabalhar na produção musical do álbum de Martin Callaghan. Também estreará na Europa a comédia Sexo, Etc e Tal junto a mais um global, o ator Andre Rangel. 

Além dos estudos, Will se prepara fisicamente pois, segundo os diretores e produtores amigos do casal, ele é a nova aposta do teatro musical na Europa e no Brasil. Incansável, em breve estará realizando audições para alguns musicais a serem lançados no mercado de entretenimento.

ENTREVISTA...
Revista Keyboard Brasil: Vamos direto ao ponto. Vocês tiveram uma ideia fantástica de trazer para o Brasil a primeira escola de teatro musical nos moldes da Broadway e West End. Por que decidiram encerrar seus trabalhos?
Will  Callaghan: Adoramos  ensinar  a  partilhar  nossas  experiências  com  as  pessoas, porem nossa gana de estar nos palcos é muito mais forte do que estarmos em uma sala de aula ensinando. E infelizmente a escola não nos permitia estarmos nos palcos, uma vez que tínhamos que dar suporte aos alunos praticamente 24 horas por dia. Era muito bom mas ao mesmo tempo exaustivo. Mas como eu disse, a vontade de estar nos palcos atuando e cantando era muito maior, então decidimos por encerrar os trabalhos após a formação das duas turmas de alunos que tínhamos na Callaghans. 

Revista Keyboard Brasil: Qual a impressão de Martin sobre o Brasil, culturalmente falando?
Will Callaghan: Sinceramente, não é das melhores. Ele não entende como um ator não consegue só viver de arte no Brasil. Por exemplo, aqui na Inglaterra um ator só vive da arte, e por sinal vive muito bem. Já no Brasil um ator só vive da arte se ele esta na televisão fazendo novela, caso o contrario ele precisa ter um outro emprego paralelo para se manter. Já falando sobre os espetáculos e etc, tanto ele como eu, achamos que o Brasil tem crescido muito e o mercado de entretenimento, especialmente o de musical, tem alavancado de uma forma extraordinária e eficaz. Quando estávamos aí conhecemos muita gente boa que canta, dança e interpreta muito bem. Mas novamente, não são valorizados como deveriam pois teatro no brasil não é visto como um trabalho ou uma forma de sustento, o que é uma pena.

Revista Keyboard Brasil: Vivendo na Inglaterra, do que sente falta do Brasil?
Will Callaghan: Sinto falta do arroz, feijão, ovo frito e salada de tomate e alface (risos). Não sou muito apegado a família e amigos. Claro, eu sinto saudade como qualquer ser humano, porém não sofro por causa da saudade. Nada que a internet não resolva. Quando quero desabafar com alguém ligo no FaceTime para a minha melhor amiga e, às vezes, passamos 3 horas conversando sobre a vida aqui, a vida aí, e até encontramos assunto quando já não temos mais assuntos.

Revista Keyboard Brasil: Como é sua rotina londrina?
Will Callaghan: Minha rotina sempre muda quando estou aqui, com certeza. Primeiro inicia na alimentação, pois comer em qualquer lugar da Europa é muito barato, e na Inglaterra o governo estimula as pessoas a comerem saudável, por isso comida orgânica ou integral é o mesmo valor de comida normal. Não que comida integral não seja normal. Bom, vocês entenderam o que eu quis dizer. Outra coisa que mudou é que aqui eu vou ao teatro ao menos duas vezes por semana. Também tenho vivido uma vida mais calma e sempre que posso vou a parques dar comida aos esquilos e patos, o que me faz muito feliz. Também tenho ido dormir todos os dias cedo pois estou trabalhando na produção do album do Martin, então quase todos os dias tenho ido para o estúdio as 7h da manha e passo boa parte do dia lá. Já nas segundas tenho aula de teatro musical e canto  onde  estou  estudando  para  me  especializar,  já  que  meu  forte  sempre  foi  a comédia, mas parte do meu coração esta no teatro musical. Mas uma coisa que eu inclui na minha rotina londrina foi o café. Ao menos duas ou três vezes por dia eu sou obrigado a parar no Starbucks e pegar um café ou chocolate quente.

Revista Keyboard Brasil: Will, como surgiu o convite do ator global Andre Rangel para estrear na Europa a comédia Sexo, Etc e Tal?
Will Callaghan: Eu e o André já estávamos namorando essa parceria faz alguns anos, mas nunca batiam nossas agendas, então assim que ele soube que eu havia voltado para a Inglaterra ele me contactou e disse: “Logo agora que eu encontrei uma brecha na minha agenda você voltou para Londres”. E eu o respondi: “Que tal usarmos essa brecha para fazermos o espetáculo acontecer por aqui?” - então daí em diante começamos a focar no espetáculo e trabalharmos em cima das datas, cidades da Europa onde o numero de brasileiros é maior e pautarmos os teatros e espaços de stand up comedy. Estou muito feliz pois o André além de um super profissional da tv e do teatro, já vem fazendo sucesso com esse espetáculo por aproximadamente 20 anos, o que nos dá uma credibilidade onde quer que viemos a apresentar Sexo, Etc e Tal.

Revista Keyboard Brasil: Muitos não sabem, mas você também é compositor. Fale sobre isso.
Will Callaghan: Sim, sou compositor e tenho uma facilidade muito grande para compor. As vezes fico um mês em cima da mesma canção, e mudo palavras, mudo significados e etc, mas no final o resultado é satisfatório para mim. Atualmente compus a canção “Back With You” para o Martin, e estou trabalhando em cima da produção musical da mesma, pois em breve ele entra no estúdio para colocar a voz e então a canção sera lançada no iTunes e outros aplicativos de música. Ainda tenho mais outras duas canções no qual estou terminando de compor onde uma sera gravada na minha voz, e a outra ainda não sei o que vou fazer.

Revista Keyboard Brasil: Tem planos para 2017 retornar ao Brasil e ministrar workshops? 
Will  Callaghan: Temos  sim. Ainda  não  esta  nada  certo  em  relação  as  datas,  mas provavelmente  em  agosto  estaremos  em  Curitiba,  São  Paulo  e  Rio  de  Janeiro ministrando o Workshop West End on Tour Brazil, onde levaremos toda a nossa experiência nos palcos aos participantes, que podem ser atores, cantores, dançarinos, diretores, produtores e apaixonados por musicais. Ah, também estaremos levando um dos atores  de  Os  Miseráveis,  O  Musical  no West  End  London  para  o  brasil  para ministrar o Por trás dos Bastidores de Les Mis - Workshop de Teatro Musical.

Revista Keyboard Brasil: Desejo muito sucesso para vocês dois e muito obrigada pela entrevista!
Will Callaghan: Obrigado pelo carinho e respeito sempre! Admiração pela equipe da Revista.

SAIBA MAIS SOBRE WILL:
SAIBA MAIS SOBRE MARTIN:



________________________
* Heloísa Godoy Fagundes é pesquisadora, ghost writer e esportista. Amante da boa música, está há 10 anos no mercado musical de revistas. Já trabalhou na extinta Revista Weril e atualmente é publisher e uma das idealizadoras da Revista Keyboard Brasil.










Nenhum comentário:

Postar um comentário