segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Invenção Piano 1   BW772

COMEÇAMOS O ANO COM A VOLTA DA SEÇÃO DICA TÉCNICA.  ESTE MÊS, UTILIZANDO UM TEMA DE  BACH.

  * Por Amyr Cantusio Jr.

Para se exercitar Bach ao PIANO ou TECLADO tem que se observar: 

1 – Disciplina interativa independente entre as duas mãos;
2 – A música de Bach é RETA, não tem uma expressão. É matemática pura. É como se um computador executasse a música.
3 – Para se atingir domínio absoluto técnico, a mentalização, audição e disciplina devem ser constantes. Costumo dizer que a última etapa antes de um músico ser realmente um “pianista”. No caso, J.S.Bach é a última barreira. Depois, pior que Bach é estudar o serialismo atonal de Arnold Schoemberg.

DICA:
A mão direita de 90% dos pianistas é ERRADA e atrofiada... Nunca se pode deixar a mão em forma de “concha” em solos rápidos. Tem que ser RETA esticada, com os antebraços paralelos na altura do piano. O banco tem que estar ALTO. Nunca abaixo do nível.
Nos ataques de ACORDES, as mãos podem se contrair em concha, mas dependerá da execução e dinâmica da composição. As mãos podem atacar até  10 centímetros. ACIMA do piano. Com precisão absoluta. Mas não se aplica à BACH, já que BACH fez música para CRAVOS. Então, a técnica aqui é reta, linear, mãos esticadas e, em CONTRAPONTO.


Essa foi nossa primeira dica técnica. Hare!

______________________
*Amyr Cantusio Jr. é músico piano, teclados e sintetizadores) compositor, produtor, arranjador, programador de sintetizadores, teósofo, psicanalista ambiental, historiador de música formado pela extensão universitária da Unicamp e colaborador da Revista Keyboard Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário