sábado, 10 de junho de 2017

A Importância Multifuncional do Profissional da Música na Educação Regular


ESSE MÊS, COMPARTILHO COM OS LEITORES MEU CONHECIMENTO NESTA IMPORTANTE FATIA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL - O ENSINO DA MÚSICA NAS ESCOLAS. UM CAMPO NO QUAL ATUO HÁ MUITO TEMPO E QUE APRESENTA MUITAS POSSIBILIDADES PARA O MÚSICO.

* Bruno de Freitas

Após alguns papos de tecladista nas colunas anteriores, hoje vamos bater um papo sobre as mais variadas funções do Profissional da Música no Ensino Regular.

É comum no cenário profissional da música o envolvimento como complemento (e sustento) do trabalho de instrumentista, ou mesmo por vocação, com dedicação total e exclusiva no Ensino da Música, seja de forma independente (oferecendo na própria residência ou dos clientes); em escolas de música (como professor contratado) ou em escolas e/ou colégios regulares de Educação Básica.

Considerando a experiência que sempre tive, e que atuo, em colégios regulares do Ensino Básico, vamos abordar esta importante fatia de atuação do músico.

Juntar os termos ensino - escola - educação - músico - profissão requer, é claro, uma ênfase no constante investimento intelectual e abrangente do profissional da música: seja tecladista, violonista, flautista e de preferência multi-instrumentista. Digo aqui também domínio de habilidades diversas para gerar uma competência global, que consiga atender tanto o corpo docente, quanto a aplicação e mediação da música, como objeto de ensino.

Abordar e sentir-se obrigado a dominar tudo isso assusta? Claro que não! Tudo é processual, aos poucos, pois ao passar dos anos trabalhando com a perspectiva de crescimento, vai florescendo naturalmente diversas necessidades de conhecimento, de domínio de habilidades, adquirido passo a passo e de forma cumulativa, no que realmente é relevante para o profissional da música. Mas que tipo de habilidades são necessárias?

Vamos pensar juntos. Existe alguma outra instituição que necessite mais de música do que um colégio, uma escola? O Ensino Básico pode ser muito musical, tanto como ferramenta pedagógica, quanto objeto de ensino e estudo. A música está no todo da instituição - nas datas comemorativas, nos momentos cívicos, nas homenagens, nas formaturas, nas apresentações diversas, paródias, danças, festas internas, corais, etc. E no viés da Educação Musical curricular, com os conteúdos específicos pertinentes à disciplina - basta dar uma olhada nos PCN's (Parâmetros Curriculares Nacionais) e no próprio PPP (Projeto Político Pedagógico) de cada escola. Lá estão listados os conteúdos a serem elencados como relevantes, a serem aplicados na realidade local.

São muitas possibilidades de atuação do profissional da música em uma escola, por isso a tal competência global é coisa séria. Poderia aqui até chamar de assessoria musical, na instituição. Além de dominar o lado pedagógico, é muito importante saber baixar uma música, saber cortá-la em algum software de edição de som; montagem de equipamentos - conhecer sobre microfones; organização da sonorização, mixer - mesas de som, configuração e equalização, cabeamento correto; em resumo, tudo que for relacionado ao som, o profissional da música é a referência, inclusive na aquisição de equipamentos.

A escolha de repertório, digo aqui para o todo, entra também na modalidade assessoria musical, pois é comum os educadores solicitarem ideias e referências musicais para os mais diversos projetos pedagógicos. Por isso sinalizo aqui também a necessidade de atualização constante sobre o que os alunos estão ouvindo, o grande leque da MPB e da música internacional, curtida pelo público brasileiro.

Além de toda essa gama de conhecimentos necessários, é muito importante um espaço físico dedicado, exclusivo ao ensino e assessoramento musical na instituição. Com todos os requisitos necessários para o profissional da música atuar de forma plena e saudável, em todos os sentidos. Mas este, é assunto para uma próxima edição da Revista Keyboard Brasil.

Considerando todas as possibilidades de atuação em uma instituição de ensino regular, podemos concluir que a proatividade é a palavra que mais se encaixa dentro da multifunção do profissional da música.

_____________________
* Bruno de Freitas é Tecladista, professor, produtor, demonstrador de produtos da Yamaha, endorser da Stay Music e colaborador da Revista Keyboard Brasil






Nenhum comentário:

Postar um comentário