sexta-feira, 23 de junho de 2017

UM BOM TIMBRE, UM BOM COMEÇO!

INICIAR NO MUNDO DA MÚSICA PODE SER UMA EXPERIÊNCIA PRAZEROSA OU, POR VEZES, NEGATIVA. E ESSE É O ASSUNTO DA COLUNA DE HOJE: UM BOM COMEÇO POR UM BOM SOM.
* Bruno de Freitas

O mercado de instrumentos musicais é vasto, principalmente no mundo das teclas, dos teclados eletrônicos. Por isso, no momento de presentear uma criança com um teclado arranjador, por exemplo, exige-se a atitude simples de aguçar os ouvidos e comparar mesmo!

Mas teclado arranjador (com ritmos) é uma boa dica pra começar? Sim. Além dos principais estilos musicais do mundo, conta com os timbres dos instrumentos tradicionais de todos os continentes, gravados com qualidade. No início da aprendizagem musical no teclado, com a execução musical das primeiras músicas, mesmo as mais simples folclóricas, o senso de arranjo e percepção são aguçados, já que os instrumentos que compõem o estilo escolhido estão tocando juntos acompanhando a melodia.

Com a preocupação constante sobre boas ferramentas de aprendizagem musical, nada melhor do que abordar uma linha incrível de teclados arranjadores para iniciantes e avançados no mundo dos teclados. Por isso, abaixo estão listados os teclados da série “PSR-E” da Yamaha.

Mas quem nunca tocou um instrumento, sonha tocar e quer iniciar, pode começar com um teclado sem sensibilidade nas teclas? É claro! Principalmente se for uma criança, que ainda está desenvolvendo a motricidade nos dedos, assim como a musculatura do corpo. Sem exigir força nos dedos, a experiência dos primeiros toques e com resposta imediata será positiva, principal-mente se for uma criança entre cinco ou seis anos de idade.

Um bom exemplo de teclado é o Yamaha PSR F51. O painel intuitivo e amigável, com fácil visualização das informações impressas e com apenas três passos, o iniciante musical irá se divertir desde o primeiro contato com o teclado.

Intuitivo e fácil de utilizar. Design leve e compacto e teclado de tamanho regular com 120 sons e 114 ritmos de todo o mundo. Resumindo: este instrumento é ideal para diversas situações; não somente para principiantes e estudantes, mas também para utilizações em atividades de lazer – basta colocar as pilhas e tocar.

Viu? Não é à toa que o Yamaha PSR F51 ganhou a letra “F” na sigla, pois pode ser o “First”, ou o “Primeiro” Teclado para quem está iniciando no maravilhoso mundo da música.
E, para quem já quer ou necessita de mais ritmos, mais estilos e mais sons, teclas de tamanho regular, fica a dica sobre o Yamaha PSR E253.

Note que os três passos continuam claros. E a clareza e objetividade é imprescindível, tanto para o professor, quanto para os alunos. O auxílio das cores, neste modelo verde – Song; azul – Voice; laranja – Style e os botões correspondentes, levam o usuário ao acesso imediato do conteúdo musical do equipamento. Além do visor de LCD com as principais informações à disposição, o PSR E253 conta com o Y.E.S. – Yamaha Education Suite, que ensina de fato os aspirantes a músicos que queiram aprender qualquer uma das 100 músicas predefinidas. Além disso, os 385 sons internos e os 100 estilos proporcionam diversão e fidelidade tanto na aula de música ou em casa.

Outro recurso precioso é a entrada AUX IN que transforma o PSR-E253 num sistema de alto falantes para o seu leitor de MP3, smartphone por exemplo, para que possa tocar em acompanhamento ou, simplesmente ouvir as suas músicas, tudo isto por uma excelente relação qualidade-preço.

Quanto mais avançado o desenvolvimento musical, maior a necessidade de mais recursos, mais timbres e mais possibilidades. Assim, a necessidade de um modelo com um leque mais abrangente, nos estilos e sons, e com teclas sensitivas. Cito o modelo a seguir em primeira mão aqui na Revista Keyboard Brasil:  PSR E363 que, em breve estará nas lojas de instrumentos musicais de todo o Brasil.

 O PSR E363 segue o padrão de excelência da Yamaha. Com uma construção impecável e robusta, além de dar continuidade na experiência intuitiva, sem causar estranhamento para quem muda de nível. A lógica de comandos do painel, a disposição dos botões e as informações de forma bem clara e de fácil acesso torna este modelo ideal para todos os níveis.

Vale ressaltar que todos os sons, todos os timbres inseridos no banco voice dos teclados Yamaha são criados pela própria corporação. O timbre de piano, por exemplo, é gravado de um piano de cauda da Yamaha, assim como o violão, as guitarras, o desenvolvimento do DSP – (Digital Sound Precessor) que deriva das mixers digitais; os timbres de bateria e assim por diante. Ou seja, você não está “apenas” tocando um teclado com sons vindos do acaso, mas está desfrutando de todo o legado centenário da Yamaha.

Naturalmente, no desenvolvimento como músico tecladista, muitas outras necessidades aparecem, inclusive de controle maior sobre a execução musical diretamente no painel do teclado. Maior volume dos falantes embutidos – para ensaios, ou aulas de música em grupo, por exemplo. Com isso a Yamaha desenvolveu o PSR E453.


O PSR-E453 é um versátil teclado, ideal como primeiro instrumento, mas capaz de ser uma alternativa para músicos experientes que buscam funções avançadas para suas atuações ao vivo e/ou composição. Teclas sensitivas e características profissionais fáceis de usar, como potenciômetros destacáveis Live Control – características herdadas de sintetizadores, modo rítmico DJ e ligação USB ao aparelho.

A ligação USB merece destaque, pois pode ser um grande aliado no mundo da produção musical, pois o teclado poderá ser utilizado como controlador USB/ MIDI, interagindo com as DAWs  - Digital Audio Workstation (programas de gravação).

Por fim, é importante lembrar que o número de teclas também é característica fundamental em uma apresentação ao vivo e para quem está estudando piano. O PSR-EW400 é uma excelente opção para quem já está mergulhado nas performances em público; palcos, igrejas e escolas.


O Yamaha PSR-EW400 é o mais avançado da série PSR-E. Com recursos profissionais fáceis de usar, teclado com 76-teclas sensitivas, o novo “Live! Grand Piano”, conectividade com computa-dores, dispositivos iOS, pendrive e saídas L/R individuais para ligar a um sistema de PA tornam este modelo incrível para todas as necessidades musicais.

Neste modelo, o sistema de amplificação interna conta com uma potência incrível, com 12w + 12w e 758 sons. Outra característica que chama atenção é o PSR-EW400 conter uma interface áudio-midi integrada, dispensando o uso de placa externa.

Aprender música requer persistência, estudo e atualização constante, pois a criação musical não para, e o legado dos grandes compositores nos acompanha eternamente. E isso exige fidelidade nos timbres e recursos, assim como os incríveis teclados da linha PSR-E. Instrumentos que dão suporte à execuções incríveis e que vão ao encontro da música de qualidade, da boa música de verdade. Viva a música!

_____________________
* Bruno de Freitas é Tecladista, professor, produtor, demonstrador de produtos da Yamaha, endorser da Stay Music e colaborador da Revista Keyboard Brasil




Nenhum comentário:

Postar um comentário