E, ENTÃO, CHEGOU A EXPOMUSIC NOVAMENTE!
COM A PROXIMIDADE DA EXPOMUSIC NADA MELHOR
DO QUE DISCORRER SOBRE A MAIOR FEIRA DO SEGMENTO MUSICAL DA AMÉRICA LATINA, AOS
NOSSOS OLHOS, MÚSICOS BRASILEIROS. PARA A PRÓXIMA EDIÇÃO, DAREI CONTINUIDADE AO
NOSSO ASSUNTO “METODOLOGIA DO ENSINO MUSICAL”!
* Por Luiz Carlos Rigo Uhlik
Quando
terminou a Feira do ano passado, a mais barulhenta dos últimos anos, fiz uma
série de indagações sobre o evento. Aliás, dei a denominação de “Exponoise”, de
Exposição de Barulho, mesmo! Alguns itens que abordei:
1.
Excesso de barulho, inclusive na montagem e desmontagem;
2.
Homenagem à Bezerra da Silva. Nada contra Bezerra da Silva. Mas, o evento é
Expomusic, não Exposinger. Temos que valorizar os músicos;
3.
Valor do Estacionamento do Center Norte;
4.
Falta de acesso gratuito ao metrô;
5.
Qualidade das demonstrações dos equipamentos;
6.
Pontos para vendas de chopes e cervejas, próximos aos stands;
7.
Eventos paralelos, como o Rock in Rio, na mesma semana. Pior, sem um
“espaçozinho” da Expo neste grande evento... E, assim vai.
Este
ano, pelo que vi, muita coisa está mudando. E é preciso. Vamos para o Anhembi,
temos translado gratuito do Metrô até o Centro de Exposições, vamos ter uma
“Rodada de Negócios”, e algumas atrações sem muito atrativo.... Um evento como este, na situação
econômica difícil que enfrentamos, precisa atiçar o interesse de um público
novo.
Já
temos a turma do autógrafo e da “tietagem” na quantidade ideal para nos testar
a paciência! Agora, o
público hobista precisa se sentir
encantado e conhecer as maravilhas que nos são comuns:
1. A
facilidade de se aprender música;
2. A
qualidade e tecnologia dos Instru-mentos Musicais;
3. O
acesso simples e fácil de gravações de boa qualidade;
4. A
forma simples como a tecnologia e os Instrumentos Musicais podem transformar
qualquer pessoa num verdadeiro astro.
5. e
assim por diante, também!
Por
outro lado, quem expõem precisa:
1.
Fazer pedidos e vender;
2.
Conhecer e Pesquisar sobre o concorrente;
3.
Se informar sobre as tendências do mercado;
4.
Gerar negócios futuros, ou, pelo menos, alavancar o futuro;
5.
Identificar possíveis fornecedores;
6.
Fortalecer a aliança com os Dealers e com os clientes;
7.
Divulgar a marca;
8.
Promover boas demonstrações de produtos para atiçar o interesse do público
alvo;
9.
Aumentar a visibilidade da empresa dentro do setor.
Todos os anos, basicamente, encontramos as
mesmas pessoas, o mesmo público, as mesmas propostas. Acho que está na hora de
inovar, não é verdade? O telefone celular começou há pouco mais de 20 anos e
está dando um baile em nosso setor. Vamos ficar parados?
Quando
você tem um bom produto ou serviço, o que é que você faz? Divulga! Divulga para quem? Para o seu público
ideal. Onde está a divulgação da Expomusic? Somente nos porões
do setor e nas “frentes de interesse da Abemúsica”. Onde isso vai chegar?
Perto, perto, muito perto, pertinho, logo ali, dez passos... Queremos e precisamos ir mais longe!
Avante!
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*Amante da música desde o dia da sua concepção, no ano de 1961,Luiz Carlos Rigo Uhlik é especialista de produtos e Consultor em Trade marketing da Yamaha do Brasil., além de colunista nas Revistas Keyboard Brasil e Música & Mercado.
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