quarta-feira, 28 de setembro de 2016

E, ENTÃO, CHEGOU A EXPOMUSIC NOVAMENTE!

COM A PROXIMIDADE DA EXPOMUSIC NADA MELHOR DO QUE DISCORRER SOBRE A MAIOR FEIRA DO SEGMENTO MUSICAL DA AMÉRICA LATINA, AOS NOSSOS OLHOS, MÚSICOS BRASILEIROS. PARA A PRÓXIMA EDIÇÃO, DAREI CONTINUIDADE AO NOSSO ASSUNTO “METODOLOGIA DO ENSINO MUSICAL”!
* Por Luiz Carlos Rigo Uhlik

Quando terminou a Feira do ano passado, a mais barulhenta dos últimos anos, fiz uma série de indagações sobre o evento. Aliás, dei a denominação de “Exponoise”, de Exposição de Barulho, mesmo! Alguns itens que abordei:
1. Excesso de barulho, inclusive na montagem e desmontagem;
2. Homenagem à Bezerra da Silva. Nada contra Bezerra da Silva. Mas, o evento é Expomusic, não Exposinger. Temos que valorizar os músicos;
3. Valor do Estacionamento do Center Norte;
4. Falta de acesso gratuito ao metrô;
5. Qualidade das demonstrações dos equipamentos;
6. Pontos para vendas de chopes e cervejas, próximos aos stands;
7. Eventos paralelos, como o Rock in Rio, na mesma semana. Pior, sem um “espaçozinho” da Expo neste grande evento... E, assim vai.

Este ano, pelo que vi, muita coisa está mudando. E é preciso. Vamos para o Anhembi, temos translado gratuito do Metrô até o Centro de Exposições, vamos ter uma “Rodada de Negócios”, e algumas atrações sem muito atrativo.... Um evento como este, na situação econômica difícil que enfrentamos, precisa atiçar o interesse de um público novo.

Já temos a turma do autógrafo e da “tietagem” na quantidade ideal para nos testar a paciência! Agora, o público hobista precisa se sentir encantado e conhecer as maravilhas que nos são comuns:
1. A facilidade de se aprender música;
2. A qualidade e tecnologia dos Instru-mentos Musicais;
3. O acesso simples e fácil de gravações de boa qualidade;
4. A forma simples como a tecnologia e os Instrumentos Musicais podem transformar qualquer pessoa num verdadeiro astro.
5. e assim por diante, também!                

Por outro lado, quem expõem precisa:
1. Fazer pedidos e vender;
2. Conhecer e Pesquisar sobre o concorrente;
3. Se informar sobre as tendências do mercado;
4. Gerar negócios futuros, ou, pelo menos, alavancar o futuro;
5. Identificar possíveis fornecedores;
6. Fortalecer a aliança com os Dealers e com os clientes;
7. Divulgar a marca;
8. Promover boas demonstrações de produtos para atiçar o interesse do público alvo;
9. Aumentar a visibilidade da empresa dentro do setor.

Todos os anos, basicamente, encontramos as mesmas pessoas, o mesmo público, as mesmas propostas. Acho que está na hora de inovar, não é verdade? O telefone celular começou há pouco mais de 20 anos e está dando um baile em nosso setor. Vamos ficar parados?

Quando você tem um bom produto ou serviço, o que é que você faz? Divulga! Divulga para quem? Para o seu público ideal. Onde está a divulgação da Expomusic? Somente nos porões do setor e nas “frentes de interesse da Abemúsica”. Onde isso vai chegar? Perto, perto, muito perto, pertinho, logo ali, dez passos...  Queremos e precisamos ir mais longe!

Avante!

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*Amante da música desde o dia da sua concepção, no ano de 1961,Luiz Carlos Rigo Uhlik é especialista de produtos e Consultor em Trade marketing da Yamaha do Brasil., além de colunista nas Revistas Keyboard Brasil e Música & Mercado.

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