terça-feira, 27 de setembro de 2016

PIANISTA LUÍS RABELLO E FILARMÔNICA DE PIRACICABA HOMENAGEIAM A MÚSICA BRASILEIRA

O PREMIADO PIANISTA LUÍS RABELLO E A CAMERATA FILARMÔNICA INTERPRETAM PEÇAS DE VILLA-LOBOS, RADAMÉS GNATALLI E ERNEST MAHLE.

* Por Virtuosi Brasile

No dia 1º  de  outubro, o premiado pianista Luís  Rabello e a Camerata Filarmônica do Projeto Jovens Músicos, sob a regência do maestro Anderson de Oliveira, executarão um programa com três grandes nomes da música nacional: Radamés Gnattali, Ernst Mahle e Villa-Lobos. A apresentação acontecerá no Teatro Unimep em Piracicaba, às 20 horas. A entrada é franca.

O repertório escolhido para o concerto faz grande homenagem a alguns dos nossos principais compositores. Além do talento e das grandes obras, Villa-Lobos, Mahle e Gnattali reconheciam a grande variedade de ritmos e culturas existentes no Brasil e incluíram em suas obras elementos da música popular, o que deu à música deles uma característica nacionalista.

Segundo  o  maestro  Anderson de Oliveira,  Villa-Lobos  é um  dos  maiores nomes da música brasileira no exterior. Nascido no Rio de Janeiro, Heitor Villa- Lobos  (1887  –  1959)  foi  considerado  ainda  em  vida  o  maior  compositor  das Américas. Estima-se que ele tenha composto mais de mil obras e sua grande contribuição tenha sido reformular o conceito brasileiro de nacionalismo musical, dando à sua música características peculiares, com nuances regionais e populares.

Radicado na Holanda e tendo estudado na UFRJ e nos Conservatórios de Moscow e Rotterdan, o pianista Luís Rabello atualmente se dedica à pesquisa da obra de Radamés Gnattali (1906 - 1988). O musicista já lançou um cd com peças do compositor para piano solo e em maio deste ano fez a estreia do Concertino nº1, peça que será executada em Piracicaba.  Rabello  conta  que  desde que conheceu o sobrinho, Roberto Gnatalli, teve acesso a um rico acervo, com   manuscritos   e   gravações   do próprio Radamés ao piano. “Em pouco tempo percebi que estava diante de um tesouro que havia sido pouquíssimo explorado.” Considerado um dos grandes gênios da música brasileira do século XX, Gnattali foi pianista e arranjador  e  é  reconhecido  por  sua atuação tanto no erudito quanto no popular. Sua obra é extensa, mas grande parte dela ainda é desconhecida do público.

De acordo com a viúva de Gnattali, o Concertino – que será executado no próximo dia 1° – era a “menina dos olhos” do compositor e o seu grande sonho era ver seus concertos executados pelos palcos do mundo. Para Rabello, é uma peça interessante para o pianista, a orquestra e, principalmente, para o público: “A obra apresenta uma textura bastante transparente, onde o pianismo é explorado de maneira que remonta ao classicismo. Ritmos brasileiros, politonalismo e muitos elementos jazzísticos fazem parte da receita desta deliciosa obra. ”

O  programa  conta  ainda  com  obra  de  Ernst  Mahle,  compositor  alemão radicado há décadas no Brasil. Segundo o maestro Anderson Oliveira, “no campo artístico, sua criação se destaca pela versatilidade, obras para diferentes formações e principalmente pela sonoridade. Além disso, ele se dedicou ao desenvolvimento de material didático para crianças nos mais diversos instrumentos”, conclui.

O compositor, arranjador, professor e maestro alemão Ernst Mahle, têm aproximadamente 2000 obras para várias formações musicais, além de três óperas. Tornou-se cidadão brasileiro em 1962. Radicado em Piracicaba, SP, fundou a Escola de Música de Piracicaba Ernst Mahle (EMPEM). Membro da Academia Brasileira de Música, ocupando a cadeira de número 6, é o único dos compositores homenageados ainda vivo.

Professor, compositor e maestro, Ernst Mahle  nasceu na Alemanha em 1929, mas mudou-se para o Brasil em 1951. Único dos compositores homenageados ainda vivo, Mahle vive em Piracicaba, onde desenvolveu intenso trabalho didático sendo o co-fundador da Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle. Em 1965, recebeu o título de “Cidadão Piracicabano”, por sua contribuição para a educação. Influenciado pela música popular, o maestro trouxe temas do folclore e da cultura brasileira para suas composições e seu talento foi reconhecido em concursos nacionais e internacionais.
__________________
Serviço:
Data:  01/10/2016
Horário: 20h
Local: Teatro Unimep
Endereço: Rodovia do Açúcar, 156. Piracicaba / SP
Informações: (19) 3124-1603
Ingressos: Entrada franca*

*Os ingressos podem ser retirados uma hora antes do espetáculo



SAIBA MAIS SOBRE LUÍS RABELLO:

SAIBA MAIS SOBRE ANDERSON DE OLIVEIRA E A FILARMÔNICA DE PIRACICABA:
__________________________

* VIRTUOSI PRODUÇÕES –  Situada em Belo Horizonte, é uma das principais agências de produção cultural do Brasil com ampla atuação no país e no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário