quinta-feira, 29 de setembro de 2016

MOTIVAÇÃO MUSICAL

MOTIVAÇÃO É UM TEMA MUITO IMPORTANTE PARA SE OBTER SUCESSO EM QUALQUER PROFISSÃO. VAMOS ABORDAR A MOTIVAÇÃO NA MÚSICA! BAIXISTA, VIOLINISTA, TECLADISTA... SEJA QUAL FOR SUA ÁREA DE ATUAÇÃO, O IMPORTANTE É SEMPRE ESTAR MOTIVADO!

* Por Roberto Reis

Para iniciarmos, coloco em destaque as seguintes perguntas:
“Como você se sente fazendo aquilo que não gosta?”
“Como você reage quando não é reconhecido?”
“Qual é a sua atitude diante de um resultado negativo?”
“Como você lida com os empecilhos?”
“Você é uma pessoa persistente?”

Bom, agora acenda um palito de fósforo e responda essas perguntas antes que o fogo consuma o palito e queime seus dedos! Ok? Let's do it!

E aí? Conseguiu? Se você conseguiu responder à essas perguntas nesse espaço de tempo, já é um bom começo! Porém, se não atingiu essa meta, você precisa melhorar...

Essa atividade permite a você repeti-la, tentar novamente. No entanto, na vida, as chances e oportunidades nem sempre poderão te oferecer tempo de sobra para fazer a coisa certa, e você não deve se enfraquecer por isso.
Embora, as perguntas acima sejam diferentes entre si e possam estar inseridas em contextos diferentes, elas orbitam em uma mesma temática, pela qual se torna possível responder a todas elas.     Mas, como responder a todas essas perguntas? Observe o conceito a seguir:

Segundo Idalberto Chiavenato (1999): “a motivação é o desejo de exercer altos níveis de esforço em direção a determinados objetivos organizacionais, condicionados pela capacidade de satisfazer objetivos individuais. A motivação depende da direção (objetivos), força e intensidade do comportamento (esforço) e duração e persistência. ”

Durante nossa vida, pessoal e profissional, nem tudo será fácil em nossa trajetória e nem sempre faremos aquilo que gostaríamos de fazer. O incrível é que, mesmo dentro da nossa área, das nossas especialidades, dentro de tudo aquilo que gostamos de fazer, você SEMPRE encontrará algo que detestará fazer. Para os músicos, podemos dizer que são aqueles exercícios mirabolantes, cheios de detalhes e de tempos “quebrados”, para os baixistas isso se figura em exercícios maçantes, exaustivamente explorados, para os violinistas isso tem sinônimo de “etudes” longos, cheios de bémois na “ida” e sustenidos “na volta”, para os administradores (ou para alguns deles) seria discutir filosofia, sociologia e outras disciplinas que aparentemente não tem nada a ver com o curso ou mesmo com a profissão.

A verdade é que, mesmo parecendo chato ou sem sentido, precisamos realizar essas atividades para obtermos uma boa formação, tanto no sentido técnico, como no sentido conceitual, sem mencionar ainda as habilidades humanas. E, de acordo com a definição acima, de Idalberto Chiavenato, se temos um objetivo de vida, seja ele profissional ou pessoal, temos que nos esforçar para o atingirmos.

Segundo Balaguer e Atienza (1994), “motivação é o desejo de iniciar e persistir numa atividade. É o 'motor' de todos os comportamentos. Sem motivação não há ação.”

Fazer aquilo que gostamos, é fácil, pois nos sentimos dispostos, sentimos prazer em realizar tal atividade. Agora “meu patrão”, fazer aquilo que não gostamos só é possível se tivermos um objetivo grande, vontade de vencer e chegar ao topo e muita, muita garra e força de vontade, e, todas essas vertentes vêm de uma única nascente, que é aquilo que chamamos de motivação.

Também, há situações onde fazemos tudo certo, procurando fazer cada vez melhor. Contudo, por mais que seja feito, não obtemos o reconhecimento merecido, e isso faz com que “murchamos” e nos tornemos os famosos “bolas murchas”. Mais uma vez entra o fator chamado de motivação! E, então, você se pergunta: – “Como se manter motivado em meio à falta de reconhecimento?”. Bom, caro leitor, a motivação se manifesta de duas maneiras: através da motivação externa (exógena/extrínseca) e da motivação interna (endógena/intrínseca).

A motivação externa, como o próprio nome sugere, é a motivação que obtemos a partir de incentivos de terceiros, do ambiente em que estamos inserido. Bons exemplos são: elogios, títulos, prêmios, benefícios, dinheiro, entre tantas outras coisas. Porém, a motivação externa é controlável, pois seu foco incide sobre o “ter” e o “possuir”, e são coisas que não dependem de você e, sim, daquilo que o cerca.

Já a motivação interna é algo incontrolável e que só depende de você, não importa a situação, seja ela positiva ou negativa. Ela está diretamente ligada ao seu “eu” interior! Podem se constituir vários fatores motivadores para esse tipo de motivação, que vão desde as necessidades básicas de um ser humano, como fome, sede, segurança, afetividade até a autorrealização. A motivação interna é duradoura e é independente dos fatores externos, dos resultados obtidos, dos incentivos. A pessoa auto-motivada desconhece limites, quebra barreiras e matem dentro de si a “chama acesa” da “boa vontade”, do “querer fazer” e principalmente do “ser”.

A maioria das pessoas vêem os problemas e dificuldades como barreiras, como razão de dar um “stop” na trajetória. Não podemos deixar jamais que o medo, a falta de crença das pessoas e os problemas atrapalhem a realização de nossos objetivos! E você, músico, baixista, violinista, tecladista, administrador, seja lá qual for sua profissão, como você enxerga as dificuldades do dia-a-dia, os problemas do caminho e os empecilhos da sua trajetória?

Bem, eu aprendi a enxergá-los não como coisas negativas, mas como uma OPORTUNIDADE de melhorar, de corrigir o que não foi bem feito e prevenir proativamente para que tais erros não se repitam no futuro. Seja sempre otimista, acredite, mesmo que a situação não seja as das mais favoráveis. Lógico, que devemos estudar aquilo que nos propomos a fazer, devemos analisar a viabilidade, e não medir esforços para que possamos realizar aquilo que nos propomos a fazer.

Mas, nessa hora os pessimistas levantam a mão (¬¬') e dizem: – “Vivo tentando, buscando, mas sempre dá algo errado!”. Para você que pensa assim, deixo alguns conselhos:

1 - Revise seu planejamento;
2 - Faça uma análise crítica de seus métodos;
3 - Certifique-se de que está empenhado realmente;
4 - Verifique se está trabalhando ou se associando às pessoas certas (o que não é motivo para colocar a culpa nos outros...);
5 - Reveja seus conceitos;
6 - Faça uma auto-avaliação e comprove que já tentou todas as possibilidades possíveis e imagináveis.

Lembre-se que Thomas Edison – um dos maiores inventores que a humanidade concebeu, e que tem registrado em seu nome mais de 1.000 patentes, era um ser humano persistente e insistente (não desistia fácil de seus objetivos). Sua contribuição mais importante para o problema da luz elétrica foi no projeto do filamento. Ele tentou mais de 6.000 materiais de filamentos alternativos durante dois anos e gastou US$40,000 conduzindo mais de 1.200 testes.
Thomas Edison ao lado de uma de suas maiores invenções, o fonógrafo, primeiro aparelho da história capaz de gravar e reproduzir sons.

Deixo para reflexão frases ilustres desse ser humano fantástico, que era um pouco ou muito mesmo! (risos) de tudo, que nos deixou, além de suas invenções, grandes lições de vida!

“Mostre-me um homem 100% satisfeito e eu lhe mostrarei um fracassado. ”
“Talento é 1% inspiração e 99% transpiração. ”
“Muitas das falhas da vida acontecem quando as pessoas não percebem o quão perto estão quando desistem.”
“Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez”.
“5% das pessoas pensam. 10% das pessoas pensam que pensam. Os outros 85% preferem morrer a pensar.”

Uma música excelente para ouvir lendo estas frases é “Enquanto houver sol”, dos Titãs.


E você músico, como encara tudo isso? Sabemos de muitas dificuldades em nossa carreira, tais como dificuldade ao acesso de boa instrução e formação musical, livros, instrumentos e acessórios ainda com os custos relativamente elevados, sem contar com as dificuldades cotidianas, como tempo escasso, dificuldades técnicas, entre uma série de outros fatores. No mais, não pense no que falta, olhe para tudo o que você já conquistou!

Um abraço aos músicos, administradores, entre outros profissionais que acompanham meu blog! Fiquem na Paz! Dedico este artigo ao meu professor Diórgenes Torres (Baixo Elétrico).

FONTES:

LARA, Leandro. Liderança e Motivação no Ambiente Organizacional. Disponível em: http://www.maurolaruccia.adm.br/trabalhos/lider1.htm
Autor Desconhecido. Thomas Alva Edison. Disponível em: http://www.ilumilar.com.br/dicas_historia.asp
FELNER, Pedro. MOTIVAÇÃO INTRINSECA E EXTRINSECA. Disponível em: http://coachingapproach.blogspot.com/2006/11/motivao-intrinseca-e-extrinseca.html
VALDERMIR. Sinergia e Motivação x Liderança. Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/sinergia-e-motivacao-x-lideranca/24975/
EDISON, Thomas A. Frases diversas de Thomas Edison. Disponível em: http://www.pensador.info/thomas_edson/
Colaboradores da Wikipédia. Thomas Edison. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Edison

____________________

* Roberto Reis vive em São Luís do Maranhão. Atualmente faz mestrado Internacional em Direção Estratégica de Marketing (EUA e Espanha)´; cursa MBA Internacional em Gestão de Projetos (EUA e Espanha); é professor do Instituto ISAN FGV (Fundação Getúlio Vargas), da Sociedade Educacional Leonardo da Vinci e da Faculdade Laboro (Pós Graduação). Possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas. É Analista de Sistemas e Bacharel em Administração e também atua como consultor de Micro e Pequenas empresas. No ramo da música, está  concluindo o curso de Contrabaixo Elétrico com ênfase em Jazz, na Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa. Estuda paralelamente violino e recentemente iniciou seus estudos em violoncelo. Também é professor particular de Contrabaixo e Violino.



Nenhum comentário:

Postar um comentário