quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Greg Lake

UM DOS GRANDES NOMES DA MÚSICA PROGRESSIVA ESTE MÊS, A REVISTA KEYBOARD BRASIL PRESTA UMA HOMENAGEM AO VOCALISTA, MÚSICO E PRODUTOR GREG LAKE – UM DOS PIONEIROS DO ROCK PROGRESSIVO, CANTOR, MULTIINSTRUMENTISTA E MEMBRO FUNDADOR DAS BANDAS BRITÂNICAS EMERSON, LAKE & PALMER E KING CRIMSON.

 * Por Amyr Cantusio Jr.

Um dos pioneiros do rock progressivo, cantor, multi-instrumentista e membro fundador das bandas britânicas dos anos 1970 Emerson, Lake & Palmer e King Crimson, o inglês Greg Lake fez história

Algumas das mais conhecidas canções do ELP são de sua autoria como  “Cest La Vie” e “Lucky Man” (as duas mais famosas com o grupo EL&P), “The Sage”, From the Beginning” e “Still... You Turn Me On”. 

Em 1968, Greg Lake era membro de uma banda inglesa chamada The Gods (juntamente ao famoso tecladista do Uriah Heep, Ken Hensley). Importante não confundir com a banda norte-americana THE GODZ. Lake deixou a banda em 1968 antes deles lançarem seu primeiro álbum, o homônimo “The Godz”.

O primeiro disco do King Crimson deu notoriamente fama a Greg Lake pelo seu poderoso vocal e contrabaixo, além de guitarras acústicas executadas no álbum, que hoje é considerado uma das obras máximas do rock progressivo.

Lake tinha um velho amigo de escola, Robert Fripp (guitarrista/compositor/ tecladista) que tinha recentemente se mudado para Londres. Fripp convidou Lake para participar de uma nova banda, que veio a ser a famosa King Crimson, baseada na sua banda anterior (Giles, Giles and Fripp) que estava procurando novos rumos após o fracasso de seu álbum de estreia. No início, tanto Fripp como Lake tocavam guitarra, mas para dar continuidade ao King Crimson, Lake trocou de instrumento, passando a tocar baixo.

Emerson, Lake & Palmer: Greg Lake se consagraria em definitivo junto aos amigos Keith Emerson e Carl Palmer (tocando baixo, guitarras acústica e elétrica e nos vocais) formando a maior banda-trio de Classic Rock Sinfônico da história do século XX sem sombras de dúvidas!

Para o álbum de estreia do King Crimson, “In the Court of the Crimson King”, Greg Lake ajudou como compositor e cantor. King Crimson entrou então em tour na América do Norte junto com o The Nice (cujo tecladista era Keith Emerson). Após essa tour, em abril de 1970, Greg Lake deixou o King 

Crimson para formar o Emerson, Lake & Palmer, junto com Keith Emerson nos teclados e Carl Palmer (ex- Atomic Rooster e  Crazy World of Arthur Brown) para a bateria.

Apesar de sua saída do King Crimson, Lake ajudou na composição do segundo álbum da banda “In the Wake of Poseidon”, que contém uma faixa (que não está devidamente creditada) de G. Holst (Marte o Deus da Guerra) a qual mais de 10 anos à frente, seria regravada pela formação Emerson, Lake & Powell (este, falecido baterista do Black Sabbath).

O primeiro disco do King Crimson deu notoriamente fama a Greg Lake pelo seu poderoso vocal e contra-baixo, além de guitarras acústicas executadas no álbum, que hoje é considerado uma das obras máximas do rock progressivo.

Só para se ter uma ideia da sua grandiosidade, a banda King Crimson foi pioneira no rock progressivo e abriu o caminho para bandas famosas que se seguiram, incluindo Yes, Genesis e até bandas como The Red Hot Chilli Peppers.

Finalmente, Greg Lake se consagraria em definitivo junto aos amigos Keith Emerson e Carl Palmer (tocando baixo, guitarras acústica e elétrica e nos vocais) formando a maior banda-trio de Classic Rock Sinfônico da história do século XX sem sombras de dúvidas!

O trio EL&P passou de 1970 até 1978 no auge, decaindo no marasmo e ostracismo após este período, em que os músicos debandaram para carreiras fracas individuais, nunca mais se sobressaindo como no áureo período vintage.



______________________
*Amyr Cantusio Jr. é músico piano, teclados e sintetizadores) compositor, produtor, arranjador, programador de sintetizadores, teósofo, psicanalista ambiental, historiador de música formado pela extensão universitária da Unicamp e colaborador da Revista Keyboard Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário