quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

VS - Herói ou vilão dos músicos?

ESSE MÊS VAMOS FALAR SOBRE O “VS” OU, SIMPLESMENTE, GRAVADOR DIGITAL – UM DOS TERMOS UTILIZADOS POR PROFISSIONAIS DA MÚSICA PARA SE REFERIREM AO ÁUDIO DOS INSTRUMENTOS PREVIAMENTE GRAVADOS.

* Por Hamilton de Oliveira

Hoje em dia é comum nos depararmos com o uso do VS em bandas de vários segmentos da música. Basicamente um estúdio móvel, esse recurso tem sido explorado de uma tal maneira que, às vezes, pode se tornar um vilão quando não se atenta para algumas regras básicas de uso. Antes vamos explicar o que é o VS.

O VS é um sistema de trilhas pré-gravadas em estúdio, que podem ser gravadas obedecendo a versão original da música ou em versões próprias. Essas trilhas têm, como função, auxiliar na execução do “show” de modo que o artista possa apresentar sempre um show com extrema qualidade, unindo o som da banda com o som do VS gravado.

O nome “VS”, aliás, eu não encontrei o significado exato da sigla, mas segundo alguns especialistas no assunto, se convencionou chamar de “VS” por conta do modelo mais comum do aparelho, da marca Roland, cuja linha de gravadores digitais sempre teve o nome começando com as letras V e S.

Aí vem a pergunta que pode transformar o VS em vilão ou herói: - O músico em cima do palco realmente toca ou dubla quando se usa o VS?

Bom, em alguns casos, e isso deveria ser uma regra, o músico toca o seu instrumento e o VS complementa a música com outros timbres deixando-a mais completa. No entanto, percebe-se que a cada dia surgem alguns “espertinhos” que se aproveitam da trilha do VS e, simplesmente, dublam o que já foi gravado previamente, fazendo com que as pessoas que estão assistindo ao show ou ao baile nem percebam que o músico está lá fazendo figuração, muitas vezes a pedido do próprio dono da banda ou, ainda, por incompetência musical por não saber tocar a música.

Quem usa o VS corretamente sabe que esse recurso facilita e, muito, na organização do show e traz segurança à banda e aos cantores. Para isso é importante ter um sistema adequado, como o uso de fones de boa qualidade para ouvir os clics e contagem do tempo do início ou em alguns pontos específicos da música. Também é importante uma placa de som com baixa latência, de preferência com, no mínimo, 4 canais para tocar as trilhas separadas, facilitando sua mixagem ao vivo.

Os VS's geralmente são compostos por harmonia (instrumentos de cordas e teclados), baixo,percussão,vocais, fala do regente, metrônomo.

Para a utilização dos VS's você precisará trabalhar com um notebook que tenha um bom processador, memória, placa de áudio e um programa para tocar as trilhas abertas tipo Pro tools, Sonar, Live Ableton, Reaper, Studio One, etc. 

O “VS” hoje é utilizado por praticamente todos os grandes artistas. Tornou-se um elemento indispensável à execução de um bom show. Com o “VS” é possível manter uma certa disciplina no palco. É que além dos instrumentos, costuma-se separar uma das pistas para o metrônomo, que dita o tempo exato de execução de uma canção e é executado apenas nos retornos de ouvido dos músicos (na maioria das vezes, apenas no do baterista). É por causa dele que uma música começa e termina exatamente na mesma velocidade.

Até breve.

__________________
* Hamilton de Oliveira iniciou seus estudos no Curso de MPB/Jazz no Conservatório de Tatuí, formou-se em Licenciatura pela UNISO no curso de Música e Pós-graduou-se pelo SENAC em Docência no Ensino Superior. É maestro, tecladista, pianista, acordeonista, arranjador, produtor musical, professor e colaborador da Revista Keyboard Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário