quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Jerimum de Olinda

CONHEÇA A SONORIDADE QUE VEM DO NORDESTE PELAS MÃOS DO TALENTOSO COMPOSITOR E PERCUSSIONISTA.

*Redação

Artista pernambucano com 23 anos de carreira, Jerimum de Olinda desde criança escutava música com o pai e era costume ser colocado para dormir ouvindo Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro.  Mais velho, recebeu influência dos irmãos que ouviam em casa os clássicos LPs  “Cantoria”, do quarteto formado por Geraldo Azevedo, Elomar, Vital Farias e Xangai. Como demonstrava sua aptidão para música batendo em latas e baldes da casa, chamou a atenção do irmão mais velho, o Mestre Lua, músico que tocava na Banda Phoenix. 

A princípio, Mestre Lua propôs que o irmão mais novo começasse trabalhando como roadie, auxiliando os músicos nas passagens de som, montagem e desmontagem dos instrumentos. E, foi assim que Jerimum foi pegando gosto pelo ofício. 

Certa vez, ouviu falar em um grande percussionista pernambucano que fazia muito sucesso no exterior e resolveu comprar seu disco, era um disco de Naná Vasconcelos! Virou fã na primeira audição!! Desse dia em diante teve a certeza que seria percussionista, tanto que pouco tempo depois foi escalado para trabalhar na banda “Escala Vermelha”, entrando depois para o grupo “Os Moleques”, começando, em seguida a gravar em estúdio nas produções de Felipe Maia.

A grande oportunidade da carreira foi quando Jerimum começou a tocar com o músico Cláudio Almeida. Trabalhando com Cláudio, violonista respeitado, seu trabalho ganhou visibilidade e maturidade. Por possuir uma técnica apurada nas gravações de discos em estúdio, passou a gravar nos discos dos principais artistas de Pernambuco e de grandes nomes da música regional e nacional, tais como Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Xangai, Amelinha, Geraldo Maia, Zoca Madureira, Maciel Melo, Banda Ave Sangria, Josildo Sá e Paulo Moura, Marina Elali, Domiguinhos, Sergio Ferraz, CD do Bale Popular do Recife,Flavio Jose, e também do seu ídolo, Naná Vasconcelos, dentre muitos outros. 

Foi percussionista das aulas espetáculo de Ariano Suassuna, Toca na Orquestra do Baile do Menino Deus, gravou a percussão da trilha sonora do filme Aos Ventos que Virão.  Participou do filme de Paulo Moura, Gravou com Maciel Melo uma trilha para a Turma da Mônica. Tocou na Opera Lua Alegria de Paulo Matrico. Participou do Som Brasil especial de Djavan.

Após mais de duas décadas de experiência, Jerimum gravou seu primeiro disco autoral Instrumental! O segundo de sua carreira.  A música 6, que dá título ao disco, é uma mostra do potencial sonoro do músico. “ENTRE AMIGOS”, de Charles Brown, baixista e produtor do disco junto com Jerimum, é ciranda, maracatu, samba e jazz numa só faixa. A música também traduz a atmosfera da gravação do disco, um trabalho feito por amigos que vêm se encontrando em trabalhos diversos e que tem um respeito e admiração mútuos.  O disco abre com a faixa BIAM DHIFÃ, de Jerimum de Olinda. A música foi composta inspirada nos movimentos do bailarino chamado Biam Dhifã. Jerimum foi imaginando a performance de Dhifã e compondo a música. Essa música tem grande importância afetiva para o percussionista, pois quando a finalizou, soube que Biam estava hospitalizado realizando tratamento de leucemia. 

Jerimum e Biam ouviram a música no hospital, num momento muito emocionante para ambos. Alguns meses depois Biam entrou em contato com Jerimum para dizer que havia se curado da leucemia e que a trilha do percussionista foi a trilha da sua cura! “EM SETE”, música de Jerimum “ENTRE AMIGOS” também traz ritmos afro brasileiros, uma ciranda intitulada “LIA”, em homenagem a sua irmã, cantada por Geraldo Azevedo; traz o samba “LUCIANA”, de Jerimum em homenagem a sua esposa; "RABECA TABLA JAM' de Jerimum de Olinda e Sergio Ferraz “BAIÃOZINHO PRA SIVUCA”, música de Claudio Almeida, com participação de Beto Hortis na sanfona; “COCO MODERNO”, como o nome já diz, é um coco que junta flauta à batida da pedaleira em loop; e como não podia faltar, o amigo irmão Cesar Michiles compôs e toca junto com Jerimum o frevo “ESSE É O TOM”, um duelo de flauta e pandeiros!! Um trabalho grandioso e expressivo. 


Contatos: 
Fone: (81) 99955-8957 TIM e Zap  
           (81) 98787-5314 OI 
E-mail: jerimumdeolinda@hotmail.com 

SAIBA MAIS SOBRE:







Nenhum comentário:

Postar um comentário