segunda-feira, 27 de junho de 2016

A lenda viva chamada Christopher  Franke

INJUSTO COMO VEJO O ESQUECIMENTO E CITAÇÕES SOBRE ESTE GRANDIOSO 
MÚSICO, QUE FOI PELO MENOS “METADE” DO TANGERINE DREAM DURANTE MAIS DE UMA DÉCADA. DEPOIS DE EDGAR FROESE, CHRISTOPHER FRANKE SERIA, COM CERTEZA, O MAIS INDICADO PARA SEGUIR VIAGEM NUMA DAS MAIS IMPORTANTES BANDAS DO ROCK PROGRESSIVO ELETRÔNICO. IMPERDOÁVEL SERIA EU NÃO FALAR SOBRE ELE. 

* Por Amyr Cantusio Jr.


Tangerine Dream: Edgar Froese (guitarra, mellotron, sintetizador), 
Chris Franke (órgão, sintetizador)  e Peter Baumann (teclados, 
sintetizador). 


Nascido em Berlim, Alemanha, em abril de 1953, o tecladista e compositor Christopher Franke estudou música clássica e composição no Conservatório de Berlim. Naquela época, foi influenciado por compositores como Krzysztof Penderecki, John Cage e Karlheinz Stockhausen e esteve ativamente envolvido com o Rock e o Jazz.

Junto com seu professor de composição, Franke montou um estúdio de som dentro de uma escola de música em Berlim. As excursões experimentais resultaram em um projeto que evoluiu para a escola de Berlim de música eletrônica, denominada  Berlin School. Foi lá que Christopher Franke conheceu Edgar Froese e, de 1971 a 1987, tornou-se membro de uma das mais importantes bandas do rock progressivo eletrônico - a banda alemã Tangerine Dream.

É certo que Franke não foi o primeiro músico a usar um sequenciador analógico. Porém, foi provavelmente o primeiro a transformá-lo em um instrumento de performance ao vivo, explorando o Moog Sequencer lançando, assim, as bases rítmicas de clássicos do Tangerine Dream e, consequentemente, para toda a escola de Berlim. Mais tarde, Franke trouxe Peter Baumann para a banda. 

Franke aparece inaugurando o período “Kosmic Musik” entrando em 1971 no segundo álbum da vasta discografia da banda, com um som mais espacial e atmosférico, formando a onda denominada Berlin School. O músico, que originalmente tocava bateria, migrou para o sintetizador quando o grupo se afastou de seu estilo original de rock psicodélico.

Depois de deixar o grupo em 1988, Franke lançou seu primeiro álbum solo, “Pacific Coast Highway”, em 1991. Nesse mesmo ano fundou a Berlin Symphonic Film Orchestra (BSFO) e um estúdio de gravação novo, muito necessário em Hollywood, já que Franke tonou-se um compositor de sucesso para os filmes norte-americanos, tais como “Soldado Universal”. Em 1993, fundou o selo discográfico Sonic Images Records e um selo new age chamado Earthtone.  O músico também tornou-se muito conhecido por compor para séries de televisão como a “Babylon 5” e “Celestine Prophecies”. A música de Christopher também pode ser ouvida em 280 episódios do programa “The Amazing Race”, que recebeu 10 Emmy Awards até agora. Trilhas magníficas feitas por um músico magnífico!

De cima para baixo: 
(1) Estúdio de Christopher Frank em Berlin, 1982. 
(2) O músico em seu estúdio em West Hollywood, 1993. 
(3) Em 2005, ao centro, recebendo o BMI Awards.



Tangerine Dream - Zeit (1972) FULL ALBUM:


Christopher Franke - Severed Dreams


Saiba mais sobre o músico:

______________________
*Amyr Cantusio Jr. é músico piano, teclados e sintetizadores) compositor, produtor, arranjador, programador de sintetizadores, teósofo, psicanalista ambiental, historiador de música formado pela extensão universitária da Unicamp e colaborador da Revista Keyboard Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário