segunda-feira, 27 de junho de 2016

QUARTETO TESLA

EXECUTANDO OBRAS ORIGINALMENTE ESCRITAS PARA QUARTETO DE CORDAS TRADICIONAL (VIOLINOS I E II,VIOLA E VIOLONCELO) O GRUPO DE GUITARRAS ELE´TRICAS, FORMADO POR LEANDRO DE CÉSAR, THIAGO LIMA, MARCELO BORGES E GUILHERME DA MATTA INTITULADO QUARTETO TESLA TRAZ À LUZ O AMÁGAMA DE DOIS ÂMBITOS ORA INCONCILIÁVEIS: O DA MÚSICA ERUDITA E O DA MU´SICA POPULAR.  
* Da Redação

O Quarteto Tesla é formado por Leandro de César, Thiago Lima, Marcelo Borges e Guilherme da Matta, respectivamente. 

Formado por Leandro de César, Thiago Lima, Marcelo Borges e Guilherme da Matta, o Quarteto Tesla – um quarteto de guitarras criado com o objetivo executar peças originalmente escritas para quarteto de cordas tradicionais, compostos por dois violinos, viola e violoncelo, formato de grande destaque em grupos de câmara dentro da música clássica. 

O Quarteto nasceu dentro do Conservatório Souza Lima & Berklee, onde todos os membros eram integrantes da Orquestra de Guitarras Souza Lima, coordenada e idealizada pelo professor Ciro Visconti. A singularidade do quarteto se dá pela desterritorialização da instrumentação original das obras, reterritorializando-a na esfera estética das  guitarras elétricas: não apenas no tocante ao colorido instrumental mas, sobretudo, pela proposta de reinterpretação musical a partir de uma lente-ouvido contemporânea: buscar pontos peculiares de intersecção e equilíbrio entre momentos musicais longínquos: eis que irrompe uma arte híbrida; de síntese; de transfiguração, trazendo à luz o amálgama de dois âmbitos ora inconciliáveis: o da música erudita e o da música popular.

O grupo é formado por guitarristas profissionais que possuem suas carreiras individuais, porém, com algo forte incomum, o amor pela música erudita e a vontade de trazer de volta um repertório tradicional com excelência.


Guitarras
As guitarras utilizadas pelo Quarteto  Tesla  não são convencionais, a fim de interpretar com fidelidade o repertório, fez-se necessária a construção de instrumentos especiais para o projeto, como a Guitarra Piccolo, por exemplo (primeira à esquerda), instrumento de tamanho reduzido e com a afinação mais aguda  em comparação à afinação tradicional da guitarra. Seu papel é cumprir a função do violino dentro do quarteto, alcançando notas mais agudas. 

Também utiliza-se a Guitarra Convencional (terceira guitarra da esquerda para a direita), com afinação padrão, já que o limite de tessitura entre a Viola e a guitarra são próximas, não havendo necessidade de um instrumento específico ou diferenças na afinação.

Por fim, para fazer o papel do violoncelo, utiliza-se a Guitarra Barítono (quarta guitarra da esquerda para a direita), instrumento de tamanho aumentado com uma afinação mais baixa, alcançando notas graves para fazer a função do Violoncelo. 

A guitarra é um instrumento com vasta possibilidade de timbres. Todavia, o quarteto aposta na simplicidade de colorido timbrístico para conduzir o projeto. Nada mais do que amplificadores valvulados, alguns da década de 60, e clássicos pedais de overdrive (saturadores de sinal).


Integrantes
Leandro de César é compositor, performer, guitarrista e contrabaixista natural de Minas Gerais. Consubstancializou seus estudos no Conservatório Municipal Renato Frateschi, em Uberaba – MG; Conservatório Musical Souza Lima & Berklee; Vestjysk Musikkonservatorium, na Dinamarca e atualmente é graduando em Licenciatura Plena em Música pela Faculdade de Artes Alcântara Machado: FIAM-FAAM. Integrou a banda Diafanes. Atualmente desenvolve trabalhos de cunho artístico-pedagógico junto à Secretaria de Educação de Santo André e em São Bernardo do Campo, além de executar pesquisas, concertos e happenings musicais.

Thiago Lima é  instrumentista, arranjador, compositor e professor paulistano. Formalizou seus estudos no Conservatório Musical Souza Lima & Berklee. Integrou a orquestra do premiado espetáculo Cazuza - Pro dia Nascer Feliz, atuando como guitarrista, violonista, bandolinista e regente. Tocou no icônico Circo Voador montado no Arpoador/RJ, dividindo o palco com músicos consagrados. Atualmente é professor de guitarra no Colégio Dante Alighieri. Como escritor, seu primeiro livro será lança-do em breve.

Marcelo Borges é guitarrista e violonista mineiro. Iniciou seus estudos formais no Conservatório Municipal Renato Frateschi, em Uberaba – MG, passando pelo Conservatório Musical Souza Lima & Berklee. É Bacharel em guitarra pela Faculdade Cantareira (SP). Como artista, atua em projetos de música instrumental brasileira, Jazz e Blues, com o grupo DuoJazz, no cenário cultural paulistano. Enquanto docente, desenvolve trabalhos pedagógicos na Escola de Música Symphony e MHS.

Guilherme da Matta é guitarrista paulistano formado pelo Conservatório Musical Souza Lima & Berklee e Bacharel em guitarra pela Faculdade de Artes Alcântara Machado: FIAM-FAAM. Atua como Músico profissional há mais de 10 anos. Gerencia a banda de eventos Party Paradise e desenvolve trabalho artístico com a banda ''A Ostra''. Detém o cargo de diretor da Escola de Música Allemande, além de exercer atividades didáticas enquanto professor de música na mesma instituição.
Acima, o trabalho atual Electric Mozart.


SAIBA MAIS SOBRE O QUARTETO TESLA:
https://www.facebook.com/quartetotesla/?fref=ts
https://www.youtube.com/channel/UCxKSM6XVdbrcE5Z3HvxzaiA




Nenhum comentário:

Postar um comentário