terça-feira, 28 de junho de 2016

 A MATURIDADE MUSICAL DE CRISTIAN BUDU 

MAIS UM PIANISTA BRASILEIRO FAZENDO CARREIRA INTERNACIONAL: CHRISTIAN BUDU, ÚLTIMO GANHADOR DO CONCURSO CLARA HASKIL NA SUÍÇA, GRAVA SEU PRIMEIRO CD PARA UM SELO EUROPEU. NUM LANÇAMENTO DO SELO SUÍÇO CLAVES BUDU INICIA SUA CARREIRA DISCOGRÁFICA INTERNACIONAL INTERPRETANDO CHOPIN E BEETHOVEN, COM UM RETUMBANTE SUCESSO DE CRÍTICA.

 * Por Maestro Osvaldo Colarusso


O pianista brasileiro Christian Budu ficou internacionalmente conhecido por ter vencido um dos mais importantes concursos de piano do mundo, o Concurso Clara Haskil, que acontece na Suíça a cada dois anos. Este concurso que homenageia Clara Haskil (1895-1960), uma das maiores pianistas do século XX, já teve entre seus vencedores artistas do nível de Christoph Eschenbach (vencedor em 1965), Michel Dalberto (vencedor em 1975) e Mihaela Ursuleasa (vencedora em 1995) entre muitos notáveis pianistas. Budu venceu o concurso em 2013 e vale a pena lembrar que na edição do concurso em 2015 não foi dado o primeiro prêmio. 

Em seu primeiro CD internacional lançado pelo selo suíço Claves neste ano, a escolha do pianista se focou em miniaturas pianísticas que formam um grande todo: os 24 Prelúdios opus 28 de Chopin e as 7 Bagatelas opus 33 de Beethoven. O CD recebeu críticas altamente favoráveis e esteve na seleta lista de “Escolhas do editor” (Editor's choice) da revista inglesa Gramophone do mês de junho. 

Os 24 Prelúdios opus 28 de Chopin, obra completada em 1839, é o primeiro conjunto de obras que enfocam todas as 24 tonalidades que existem depois de “O cravo bem temperado” de Bach. Alternando Prelúdios rápidos e lentos a obra, como um todo, é excepcionalmente coerente, apesar de que, segundo o grande pianista e musicólogo americano Charles Rosen, não foram escritos para serem tocados na sequência. Mas, apesar disso, a audição dos Prelúdios opus 28 na íntegra, passou a ser o “prato principal” de muitos recitais pianísticos nas últimas décadas. 
"Ao acompanhar com a partitura a execução realizada por Budu das Bagatelas opus 33, de Beethoven, fiquei impressionado com a leitura altamente respeitosa a todas as indicações do compositor. A vivacidade e a bela articulação nos levam a um registro que figura entre os melhores já realizados, mais convincentes mesmo execuções consagradas de Steven Osborne e Alfred Brendel". - Maestro Osvaldo Colarusso
Christiam Budu enfrenta uma concorrência de altíssimo nível neste repertório, visto que pianistas como Maurizio Pollini, Martha Argerich e Nelson Freire realizaram gravações antológicas do opus 28 de Chopin. Mas Budu não faz feio frente à concorrência: bela sonoridade, controle de dinâmicas excepcional (o pianíssimo do Prelúdio Nº2 é estonteante) e técnica impecável. 

Minha única reserva é que ao contrário de pianistas como Pollini e Blechacz, Christian Budu foi menos atento ao fac-símile do compositor, o que leva a algumas opções discutíveis, sobretudo no Prelúdio N° 9.

Na minha visão, o ponto alto do CD está nas composições de Beethoven. As Bagatelas opus 33, compostas em 1802, revelam um Beethoven bem ligado ao estilo clássico, e estão entre as melhores obras do mestre que permanecem desconhecidas. 

Ao acompanhar com a partitura a execução de Budu fiquei impressionado com a leitura altamente respeitosa a todas as indicações do compositor. A vivacidade e a bela articulação nos levam a um registro que figura entre os melhores já realizados, mais convincentes mesmo que as execuções consagradas de Steven Osborne e Alfred Brendel. 

Esperamos com ansiedade por novos trabalhos de Christian Budu, na esperança de que, em alguns deles, incluam também obras brasileiras. 

ACESSE:

SAIBA MAIS SOBRE CRISTIAN BUDU:
___________________________
Osvaldo Colarusso é maestro premiado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). Esteve à frente de grandes orquestras, além de ter atuado com solistas do nível de Mikhail Rudi, Nelson Freire, Vadim Rudenko, Arnaldo Cohen, Arthur Moreira Lima, Gilberto Tinetti, David Garret, Cristian Budu, entre outros. Atualmente, desdobra-se regendo como maestro convidado nas principais orquestras do país e nos principais Festivais de Música, além de desenvolver atividades como professor, produtor, apresentador, blogueiro e colaborador da Revista Keyboard Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário