terça-feira, 28 de junho de 2016

Zarabatana Jazz Band

FORMADA POR 22 MÚSICOS PROFISSIONAIS, A BIG BAND QUE RESGATA COMPOSITORES CLÁSSICOS DO PARÁ TEM À FRENTE ZIZA PADILHA, DAYSE ADDARIO E CIBELLE JEMIMA.

* Por Rafael Sanit

Dirigida por Ziza Padilha, a Zarabatana Jazz Band conta com a regência de Cibelle Jemima e, como solista, a cantora Dayse Addario. No corpo da jazz band, a participação de 22 músicos.


Dirigida e arranjada pelo respeitado músico, violonista, arranjador e compositor Ziza Padilha, a Zarabatana Jazz Band conta com a regência da violonista e professora Cibelle Jemima, primeira mulher formada pelo Conservatório Carlos Gomes no curso de Mestre de Banda e como solista, a cantora  Dayse Addario, dama do jazz paraense, marcando o diferencial da Zarabatana Jazz Band. No corpo da jazz band, a participação de 22 músicos (muitos dos quais são professores de música), com vasta experiência em bandas e orquestras da cidade.

A big band surgiu como uma extensão da proposta musical do grupo instrumental Zarabatana Jazz que, há mais de uma década, vinha atuando no cenário musical paraense com um DVD lançado em 2011, o Na Corda Bamba. Com nova formação, a Zarabatana Jazz Band apresentou-se pela primeira vez com o projeto Big Benção, projeto esse que mais tarde tornou-se um CD.

Dayse Addario...


Dayse Addario começou a obter notoriedade com premiações em festivais por todo o país. Realizou participações especiais em discos de artistas do Pará, Roraima, Acre e  Paraíba. Em 2003, lançou seu   primeiro CD “Monólogo urbano”,  produzido por Ziza Padilha.

No  mesmo ano, participou  do  CD “Jazz e  Blues no Palácio Azul”, do Quinteto de Jazz da banda Sinfônica Municipal. Lançou o CD/DVD “Por dentro da noite   Prata",   também produzido por Ziza Padilha.

Em novembro de 2009, recebeu diploma e medalha de Mérito Cultural e Patrimônio de Belém  da  Câmara dos Vereadores,   pelos serviços prestados  à cultura do município. Em 2010, realizou participação no DVD "Na corda bamba" e no CD “Big benção”, do Zarabatana Jazz Sexteto. Em 2011, realizou turnê com o Projeto “Cidades do Jazz”, além de shows e workshops por  alguns  municípios do Estado do Pará.

Durante  três natais seguidos, lançou as músicas de trabalho “Meu presente de natal”, “Merry  christmas baby” e “Christmas samba”. Entre 2012 e 2013, ao lado do sexteto Zarabatana Jazz, participou do Festival Cultura de Verão em Bragança, do IV Encontro de Metais  da  Amazônia, e do III Terruá Pará. Como produtora, dirige a Zarabatana Produções, ao lado de Ziza Padilha.

Ziza Padilha...


Ziza Padilha nasceu em Belém. É violonista, compositor e arranjador de formação popular. Estudou arranjo e harmonia na Escola de Música da UFPA e violão clássico  com o  professor Antonio Carlos Braga no Conservatório Carlos Gomes. Cursou Arranjo com o maestro Laércio  de  Freitas, Harmonia e Improvisação com a pianista Delia Fischer e João Marcos Mascarenhas  e Improvisação e Guitarra com o guitarrista Nelson Faria.

Ziza é quem assina as composições e arranjos do repertório do grupo instrumental Zarabatana Jazz, do qual é diretor musical. Participou como  violonista do disco do poeta João de Jesus Paes Loureiro, da Coletânea da Quinta Cultural do Basa, do Cd e DVD de Billy Blanco e de diversos discos de festivais.

Produziu, dirigiu e arranjou o DVD e os discos de Dayse Addario (Monólogo Urbano, Jazz e Blues no Palácio Azul, Meu Presente de Natal, Merry Christimas Baby e Por Dentro da Noite Prata); Tadeu Pantoja (Verbo Guardado); Sérgio Souto do Estado do Acre (Cumplicidade); Mário Mouzinho (Calmaria), Jeanne Darwich (Encanto Amazônico ), Celio Cruz de Manaus, Enrico de Micelli de Macapá, Camilo Delduque (Palavras), Renato Gusmão (Dos Zens) e grupo instrumental Zarabatana Jazz.

Suas composições  violonísticas fazem parte do material curricular do curso de violão da Universidade de Música da Bahia.

Cibelle Jemima...


Cibelle Jemima Donza é musicista  formada em música pela UEPA (Universidade do Estado do Pará) e  Especialista  em Composição pela UFPA (Universidade Federal do Pará) e, ainda, concluinte do Bacharelado em Composição e Arranjo pelo Instituto Carlos Gomes.

É formada também em Violão Clássico e Regência pelo Conservatório Carlos Gomes, tendo  como  mérito, ser a primeira mulher no Estado do Pará a se formar no curso de Regência e, ainda, a segunda no curso de violão erudito. Cursou também, “Arranjo, Instrumentação e Orquestração” pelo Conservatório Brasileiro de Música no Rio de Janeiro. Na área da Regência, tem estudado com importantes maestros no Brasil e EUA.

Participou ainda da Conferência Internacional Multi Orquestra: Talento, Gestão e Impacto, promovido pela British Council, em Belo Horizonte.

Atualmente é Regente Titular e Diretora   artística do Zarabatana Jazz Band e atua também, como Regente Adjunta da Orquestra Jovem da Fundação Carlos Gomes, já tendo atuado como Regente Adjunta da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta (OSAP – EMUFPa) e Orquestra de Cordas – EMUFPa. Desenvolve, também, trabalhos na criação de arranjos e composições para grupos de música popular, orquestras e trilhas sonoras.

Zarabatana Jazz Band


A big band Zarabatana Jazz Band surgiu há pouco tempo, como uma extensão da proposta musical do grupo instrumental Zarabatana Jazz que, há mais de uma década vinha atuando no cenário musical paraense.

Criado para fazer a base do CD  “Monólogo Urbano” da  cantora Dayse Addario, o grupo Zarabatana Jazz alçou vôos maiores e logo participou dos espetáculos “A nova era”(1997) e ”Pão Amassado”(1998)  como banda de apoio. Entre outros trabalhos do grupo, o Zarabatana Jazz também gravou com Sérgio Souto, Tadeu Pantoja, Cristovam Moraes, o CD “Palavras” ao vivo, e o CD /  DVD “Por dentro da Noite Prata”.

Entrosados e identificados com o mesmo estilo, os músicos decidem então, criar a Zarabatana Jazz Band e, em 2011, logo após a gravação do DVD “Na Corda   Bamba”, a big band surge com uma formação de 22 músicos - lançando na sequência, o Cd “Big Benção” em comemoração ao Centenário da Igreja Assembleia de Deus em Belém. 

No repertório do Zarabatana, além de clássicos do jazz internacional e pérolas da música brasileira, também consta um número significativo de  composições  próprias de autoria de Ziza Padilha, seu líder band.


SAIBA MAIS SOBRE A ZARABATANA JAZZ BAND:
https://twitter.com/zizapadilha
https://www.facebook.com/zarabtanajazzband/?fref=ts
https://www.youtube.com/user/zarabatanaproducoes


________________________
* Rafael Sanit é tecladista, Dj e produtor musical, endorsee das marcas Roland, Stay Music, Mac Cabos e Jones Jeans. Também trabalha como demonstrador de produtos Roland onde realiza treinamentos para consultores de lojas através de workshops e mantém uma coluna na Revista Keyboard Brasil.








Nenhum comentário:

Postar um comentário