quarta-feira, 1 de junho de 2016


Home Studio: Interface de áudio - Parte 1 -

POR QUE É INDISPENSÁVEL O USO DE UMA INTERFACE DE ÁUDIO ESPECÍFICA PARA GRAVAÇÃO E REPRODUÇÃO DE ÁUDIO DE ACORDO COM AS NOSSAS NECESSIDADES? LEIA O TEXTO E SAIBA A RESPOSTA!

* Por Murilo Muraah 

A Focusrite Scarlett 18i20, interface de áudio 
que conta com 18 entradas e 20 saídas.


Na última coluna, pudemos entender melhor quais características podemos buscar em um computador que será utilizado em nosso home studio: sistema operacional, questões de compatibilidade, mobilidade, processamento, memória RAM, HD/SSD, conexões... Mas por que não vimos nada sobre a placa de áudio do computador? Afinal, quem é que nunca usou a entrada de microfone do computador para realizar gravações caseiras?

Se queremos ter um home studio para realizar trabalhos com um nível profissional de qualidade, as placas de áudio que já vêm com os computadores não serão capazes de nos entregar aquilo que precisamos. Por isso, é indispensável o uso de uma interface de áudio específica para gravação e reprodução de áudio de acordo com suas necessidades. Lembra de tudo aquilo que apontei em minha primeira coluna aqui na Revista Keyboard, publicada na edição de novembro de 2015? Saber como você irá utilizar seu home studio será fundamental para escolher uma interface de áudio adequada. Mas antes de falarmos sobre isso, vamos entender melhor o que faz uma interface de áudio.

A principal função de uma interface de áudio, muitas vezes chamada também de placa de som ou placa de áudio, é converter o sinal analógico para sinal digital (conversão A/D) e vice-versa (conversão D/A). Isso significa, por exemplo, que os sinais elétricos de uma voz captada por um microfone serão convertidos em informação digital (conversão A/D) pela interface. Essa informação digital poderá ser reproduzida, armazenada e processada em nosso computador e, passando pela interface, será convertida em sinais elétricos (conversão D/A) que poderão ser reproduzidos por nossos fones de ouvido ou caixas de som. Mas as interfaces de áudio voltadas ao mercado de áudio profissional podem oferecer não apenas a conversão A/D e D/A, mas também outros recursos: pré-amplificadores, DIs, DSPs, processadores de efeitos, entre outros, dependendo do modelo utilizado.

Behringer U-Phoria UM2, interface de 
áudio com 2 entradas e 2 saídas.

Uma das primeiras coisas a se pensar quando escolhemos uma interface de áudio é a quantidade e tipos de entradas e saídas que iremos utilizar. Para um locutor, uma interface com apenas uma entrada de microfone e uma saída para fones de ouvido talvez seja suficiente. Em um home studio que pretende gravar bandas, o número de entradas e saídas precisará ser mais amplo e diversificado.

Um exemplo prático para facilitar a compreensão: se alguém estiver montando um home studio porque pretende gravar seu grupo musical formado por bateria, baixo, teclado, guitarra e três vozes, deverá se fazer perguntas como:

- A monitoração  dos  músicos  será  feita  individualmente  ou todos  ouvirão  a  mesma mixagem enquanto gravam?
-  A  bateria  será  acústica,  eletrônica  ou  programada? Caso seja acústica, quantos microfones serão utilizados para fazer a captação?
- Baixo, teclado e guitarra serão gravados em linha ou serão amplificados?
- Os instrumentos e as vozes serão gravados ao mesmo tempo ou separadamente?

Essas e outras perguntas ajudarão a definir as características da interface de áudio que será capaz de atender às necessidades daquela pessoa. Continuando o exemplo acima, ela poderia chegar às seguintes respostas:

 - A monitoração dos músicos será estéreo e independente durante a gravação, para que cada um possa ouvir seu próprio instrumento com melhor qualidade nos fones de ouvido  enquanto tocam;
- A bateria será acústica e pretendo gravá-la com até 8 microfones;
- O baixo e o teclado serão gravados em linha, a guitarra será amplificada;
- A bateria pode ser gravada sozinha (até 8 entradas, 1 saída), baixo, teclado (estéreo) e   guitarra (1 microfone para captar o amplificador) podem ser gravados juntos (4 entradas,  3 saídas), a voz principal deve ser gravada sozinha (1 entrada, 1 saída) e os backing vocals (1 a 3 microfones) podem ser gravados juntos (até 3 entradas, até 3 saídas).

Com essas informações, conseguimos chegar às seguintes conclusões:

- A interface deverá ter pelo menos 8 entradas, pois esse será o número máximo de  entradas que serão utilizadas ao mesmo tempo (ao gravar a bateria);
- A interface deverá ter pelo menos 4 saídas estéreo ou 8 saídas mono, pois esse será o número máximo de saídas que serão utilizadas ao mesmo tempo (sinal estéreo da pessoa que estará operando a gravação e 3 saídas estéreo de monitoração que serão enviadas  ao baixista, ao tecladista e ao guitarrista - ou aos 3 vocalistas executando os backing vocals).
"Uma das primeiras coisas a se pensar quando escolhemos uma interface de áudio é a quantidade e tipos de entradas e saídas que iremos utilizar." - Murilo Muraah 
Outros fatores também precisam ser considerados, como a necessidade de uso de um microfone de comunicação entre a pessoa operando a gravação e os músicos (principalmente caso fiquem em salas diferentes, o que exigiria mais um canal de entrada na interface de áudio), de expansão dos canais (algumas interfaces permitem a expansão do número de canais com o uso de outros equipamentos), de uso de amplificadores ou distribuidores de fones de ouvido, etc. Mas acredito que o cenário acima já oferece uma boa ideia de elementos básicos que precisamos entender antes de partir para a escolha da interface de áudio.

É importante lembrar ainda que existem diferentes tipos de entradas e saídas e outras características importantes que também deverão ser levadas em conta na hora de escolher sua interface. Mas isso será abordado com mais detalhes na próxima coluna.
_________________________
*Murilo Muraah é Bacharel em Comunicação Social pela FAAP e proprietário da Muraah Produções, onde atua como professor de áudio analógico e digital, produtor musical, compositor de trilhas sonoras e músico. Possui vasta formação, com cursos realizados dentro e fora do Brasil, incluindo: Diploma de Música (Southbank Institute of Technology - Brisbane/AUS), Formação de Apresentadores de Rádio (Rádio 4EB FM – Brisbane/AUS), Radialista – Sonoplastia (SENAC), além de diversos cursos de composição, produção musical, áudio e acústica em escolas onde atuou também como professor. Atualmente vem apresentando cursos, palestras e workshops em importantes eventos e instituições de ensino, como a Campus Party Brasil, a Faculdade de Música do Centro Universitário FIAM-FAAM e a SAIBADESIGN, além de atuar como técnico de áudio no estúdio da Fábrica de Cultura Jardim São Luis.



 

2 comentários:

  1. Murilo,boa noite!
    Adquiri uma U-Phoria UM2,mas está cheio de interferência! As gravações saem com barulho, zumbido e até interferência de rádios FM! Será que minha placa está ruim ?
    Estou usando no Audacity. Por favor, me ajude!

    ResponderExcluir
  2. Oi Max,

    Me fale mais sobre o sistema que esta usando. Esta gravando com um microfone ou esta usando as entradas de linha ou instrumento? Vc pode me mandar um e-mail em contato@muraah.com.br

    Abs

    ResponderExcluir