quarta-feira, 29 de junho de 2016

O QUE A FÓRMULA DE BHASKARA TEM A VER COM A MÚSICA?

VAMOS CONTINUAR NOSSO PROCESSO DE REFLEXÃO SOBRE O MUNDO DA MÚSICA? 

* Por Luiz Carlos Rigo Uhlik 


Você lembra da Fórmula de Bhaskara? Afinal de contas, por que é que estudamos fórmulas matemáticas, teoremas, uma infinidade de elementos físicos e químicos durante os anos de escola fundamental, se não utilizamos para nada estes conhecimentos?

A resposta é simples e, infelizmente, não é a resposta que tenho escutado de educadores. Você aprende as fórmulas matemáticas, físicas, químicas, etc. simplesmente porque isso aguça o seu raciocínio.

Quando você trabalha com regra de três, o objetivo não é fazê-lo um “expert” em matemática, mas, sim, fazê-lo raciocinar de forma segura e completa. E você vai precisar deste raciocínio no seu dia a dia, na solução dos problemas que vão surgindo no contato com a vida, com as pessoas, com o meio, com o mundo...

Para quem quer aprender música o pensamento é o mesmo. Você precisa aprender a raciocinar música para, então, se tornar um bom músico; profissional ou amador, tanto faz.

Então, aqui vai uma dica para quem quer iniciar no maravilhoso mundo da música: Aprenda a tocar Teclado Arranjador! Somente no Teclado Arranjador os três elementos musicais, Melodia, Harmonia e Ritmo, estão em evidência em todos os níveis do aprendizado.

Nele, TODOS os instrumentos musicais estão disponíveis. E não estou falando de equipamentos sofisticados, não! Mesmo os teclados mais simples possuem, hoje, características extremamente profissionais, sons de boa qualidade, com fidelidade ao que a música realmente é, e exige.

Se você vai estudar saxofone, por exemplo, que é um instrumento de melodia, que envolve, basicamente, 1/3 do que representa a música no seu todo, é extremamente interessante você iniciar, antes de tudo, com o Teclado Arranjador. Você vai saber, de cara, o que é ritmo, o que é melodia, o que são os acordes. Acorde? Acorde!

Imagina você pegar o saxofone e tentar entender o que significa cada um dos componentes da música? Imagina você pegar um violino, uma flauta, um trombone, um baixo, um violão, até mesmo um piano, e tentar entender esses três elementos e aplicá-los às partituras que estão disponíveis por aí...

Certamente vai ser muito difícil. Os elementos, inicialmente, são confusos. Melodia? Escalas... Harmonia? Acordes... Ritmo? Pulsação... Então, vale a sugestão: Teclado Arranjador! Aprender Teclado Arranjador, antes de partir para o instrumento dos sonhos, é a melhor forma de ouvir e entender música. Simples, não?

Assim como na matemática, na química, na geografia, nas letras, todos os conhecimentos nos levam ao raciocínio, nos levam à sabedoria. Saber utilizá-los é o nosso desafio. Faça um exame de consciência e veja como foi importante a “Fórmula de Bhaskara”. Não para a solução de problemas matemáticos, mas para permitir que você tenha maior habilidade no trato e na solução de problemas comuns do seu dia a dia.

Avante!


______________________
*Amante da música desde o dia da sua concepção, no ano de 1961,Luiz Carlos Rigo Uhlik é especialista de produtos e Consultor em Trade marketing da Yamaha do Brasil., além de colunista nas Revistas Keyboard Brasil e Música & Mercado.


2 comentários:

  1. SABE TUDO DR. UHLICH ENTREI AGORA NO MENU MIC SETTING/VOCALHARMONY, NA PARTE DO TALK, DO PSR S 950. ONDE GOSTO DE CANTAR E ME IMPRESSIONEI, NOS RECURSOS DE ALTERAÇÃO NA VOZ, SÓ VOZ SEM VOCALIST, PRIMEIRO, E COMEÇEI A MEXER EM EQUALIZAÇÃO DA VOZ, EQ LOW, EQ MID, NO EQ HIGH, E RATIO, REVERBE , CHORUS, E FIQUEI IMPRESSIONADO, SALVE SE TUDO COMO QUER RENOMEIO A VOZ QUE QUISERES E CARA, É DE SURPREENDER, YAMAHA MATOU A PAU.. E COM TUAS ORIENTAÇÕES, FICA MUITO BOM TOCAR COMO FALASTES TECLADOS ARRANJADORES, RYTMO, HARMONIA, E MELODIA...AGORA DESCOBRI COMO MEXER EQUALIZAÇÃO DA VOZ. COM ESTE PAR DE CXS HS 8 , ATIVAS, DÁ VONTADE DE NÃO TRABALHAR MAIS EM MEU ESCRITÓRIO CONTABIL...VIVA BHASKARA. PITAGORAS, REGRA DE 3, ETCCC E UM SCAMBAL DE LOUCOS...

    ResponderExcluir
  2. Você é Totalmente Excelente, Gonão!
    Sempre com mensagens positivas.
    E, o melhor:
    avançando na música e nos Instrumentos Musicais!
    Avante!

    | ▌▌| ▌▌▌| ▌▌
    |_|_|U|h|l|i|k|_|_|

    ॐ Muitas Emoções!

    ResponderExcluir