quarta-feira, 29 de março de 2017

A MÚSICA ATMOSFÉRICA, ÉPICA E MELÓDICA DE ELOY  FRITSCH

DEDICAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO. ASSIM NASCE UMA OBRA DE EXTREMO VALOR, MAJESTOSA E QUE FAZ BEM PARA A ALMA. RECOMENDO!

 * Por Amyr Cantusio Jr.
Conheci o Eloy Fritsch pessoalmente já no século XXI, em Votorantim (interior de São Paulo), num Festival em que nossas respectivas bandas/projetos se apresentaram juntos (Alpha III & Apocalypse). Mas eu já conhecia os trabalhos do Eloy (que é do Rio Grande do Sul) dos anos 90 com sua banda Apocalypse. E, posteriormente seus projetos solos.

Recebi recentemente dois discos  dele muito bonitos em tudo, começando pelas capas e arte gráfica, até o acabamento da música. São eles: The Garden of Emotions (lançado pela gravadora francesa Musea - 2009) e Spiritual Energy (Musea - 2014).

A música do Eloy (que como eu, é um dos raros e poucos músicos brasileiros a atuar na área de vanguarda eletrônica com sintetizadores) se fosse feita nos anos 80 seria denominada “New Age”.

Música atmosférica, às vezes épica, melódica, segue bem a linha para quem conhece e aprecia, músicos excepcionais como Vangelis, Kitaro e Jean Michel Jarre. Não que seja cópia. Mas uma referência.

A capa do CD The Garden of Emotions foi desenhada por outro artista de vanguarda brasileiro, que faz parte de nosso seleto e comedido núcleo de músicos experimentais de vanguarda, Edgar Franco (o qual já desenhou e trabalhou comigo também em projetos paralelos). Uma obra prima.

Para fazer esta pequena resenha, tive de escrever na “primeira pessoa” pois Eloy, além de músico atuando na mesma área que eu, é meu amigo. De forma que me sinto mais a vontade para poder indicar aos leitores estes dois magníficos trabalhos. Como artistas independentes que somos, temos que vender, divulgar, fabricar e distribuir nossos próprios CDS. Por isso a valorização de revistas como esta, que prestigia os artistas mais nobres e que realmente fazem “arte”no país. Em tiragens limitadas, mas feitos com esmero e dedicação! Recomendo!!

CD: The Garden of Emotions
AUTOR: Eloy Fritsch
ANO: 2009
SELO: Independente 

O CD The Garden of Emotions (O Jardim das Emoções). O álbum é formado por 14 temas espaciais, místicos e de ficção científica como Lumine Solis, Space Station, Solar Energy, Heaven, Beyond the Mountains, entre outros. O premiado compositor Eloy Fritsch utiliza os sintetizadores, teclados eletrônicos e computadores a serviço das emoções para criar música instrumental melódica repleta de expressão e sentimentos.

CD: SpiritualEnergy
AUTOR: Eloy Fritsch
ANO: 2014
SELO: Independente (Distribuidora Tratore)


O CD Spiritual Energy é uma coletânea de trilhas sonoras para cinema, video, e teatro compostas por Eloy Fritsch. Além das trilhas o compositor apresenta outros temas instrumentais ao sintetizador. Passeando pelo New Age e a música instrumental realizada em estudio o compositor apresenta 17 temas com lindas melodias alternando momentos épicos e passagens delicadas. Música majestosa que faz bem para a alma.

SOBRE O MÚSICO...

Eloy Fritsch nasceu em Caxias do Sul. Desde a infância costumava criar sons com tudo que tinha ao seu alcance: bolas, talheres, pratos, brinquedos, móveis e até com suas próprias mãos. Aluno exemplar no colégio, aos 13 anos começou a trabalhar na maior rádio local ao lado de seu pai, que era engenheiro eletrônico.

Nas folgas, passava horas ouvindo LPs na discoteca da rádio. Ao ouvir alguns álbuns de Vangelis, Wakeman, Kingsley-Perrey, Carlos, Kraftwerk, Tomita e Jarre sua vida mudou e iniciou o fascínio pela música eletrônica e o rock progressivo. Mais tarde, e já com sua banda, chamada APOCALYPSE, Eloy conquistou importantes prêmios em festivais.

Seu mestrado foi voltado à área da Computação Musical, passando a  desenvolver programas musicais e estudar Inteligência Artificial na UFRGS com o objetivo de aplicá-la na música.

A paixão de Fritsch pelo espaço é perfeitamente identificada em sua música e, o  fato de não compreendermos nossa existência, o nosso pouco conhecimento sobre o magnífico Cosmos e as surpresas que nos aguardam no futuro, é transformado em música. Todo esse sentimento aliado aos recursos tecnológicos de  sequenciadores e teclados motivaram ainda mais à realização de suas primeiras composições eletrônicas. E, assim, criou seu próprio estúdio.

Após iniciar seu Doutorado, Fritsch tornou-se professor de Música Eletrônica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. E, além de escrever vários artigos na área técnica, dedicou-se a novos projetos como a publicação de seu livro Música Eletrônica – Uma Introdução Ilustrada e criando, entre outros, o MIDILAB no Instituto de Artes da UFRGS, o maior laboratório de música eletrônica do sul do Brasil.

SAIBA MAIS SOBRE ELOY FRITSCH:

______________________
*Amyr Cantusio Jr. é músico piano, teclados e sintetizadores) compositor, produtor, arranjador, programador de sintetizadores, teósofo, psicanalista ambiental, historiador de música formado pela extensão universitária da Unicamp e colaborador da Revista Keyboard Brasil.


 







Nenhum comentário:

Postar um comentário