Minueto em Gm (Sol menor)
DANDO CONTINUIDADE AO ESTUDO DO PIANO E
TECLADOS, AQUI UM DOS INÚMEROS MINUETOS DE BACH.
* Por Amyr Cantusio Jr.
Antes
de iniciarmos nossa aula do mês, vamos falar um pouco sobre a música, seu surgimento
e organização.
Sem
sombras de dúvidas, a música organizada e catalogada nasceu na Itália, na Idade
Média. Assim como 80% dos instrumentos musicais de orquestração, contidos nas
Orquestras Sinfônicas, quartetos e sextetos, entre outros... Inclui-se aqui
ainda os gêneros como a música “cantada” (Ópera) e instrumental.
Toda
terminologia é itálica, valendo atualmente para a música erudita em todo mundo.
Nomes como: Allegro, Allegroma non Troppo, Alegretto, Andante, Fermata,
cadenza, piccolo, pìu, etc., são terminologias de condução, andamento e leitura
musical. A priori, criada por Guido D'Arezzo na Itália (séc. X) as notas
(UT,RE, MI, FA, SOL, LA, SI, DO = UT) e a pauta ou Pentagrama onde se escrevem
as notas musicais. Antes disto, havia o NEUMA
medieval.
Posteriormente
no século XV, outro italiano trocou o UT (latim) por DÓ. Que era a inicial de
seu nome, Giovanni Battista Doni (para facilitar a leitura musical).
Não
há o que se contestar. A Itália deu ao mundo a “urbis” organizada da música e
os maiores compositores do planeta, entre os séculos XI e finais do XIX. Isto
no terreno da música “ocidental”.
Mais
tarde, a Alemanha no século XIX seria a detentora de grandes gênios na área,
exceto pela Ópera Italiana que ainda lidera, de longe, a produção de 1000 anos
de música!!
E,
assim, depois de um pouco mais de conhecimento, partiremos para nossa aula do
mês.
Ao
estudarmos um dos inúmeros minuetos de Bach, note que a cadência musical deve
ser rígida e matemática. A métrica da música barroca (séculos XVII e XVIII) é
extremamente pontilhada, cheia de acentos e enfeites musicais (staccatos,
pzzicatos trinados e apogiaturas) e foi feita para execução de clavicórdio ou
harpsichord (cravo) posteriormente transcritas para o “piano”.
Até a próxima! Hare!
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*Amyr Cantusio Jr. é músico piano, teclados e sintetizadores) compositor, produtor, arranjador, programador de sintetizadores, teósofo, psicanalista ambiental, historiador de música formado pela extensão universitária da Unicamp e colaborador da Revista Keyboard Brasil.
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