terça-feira, 28 de março de 2017

Sonata ao Luar (Beethoven)

NESSA EDIÇÃO, A SIMPLES, LINDA E UMA DAS OBRAS MAIS CONHECIDAS PARA PIANO NO MUNDO!
 * Por Amyr Cantusio Jr.

Para se executar Beethoven, deve se ter em mente a alma, o coração. Beethoven é sentimento, atmosfera, peso controlado, sensibilidade a flor da pele. A técnica sob controle, sem a matemática que se usa para executar J. S. Bach.

Na famosa “Sonata ao Luar” que escolhi por ser simples, linda e uma das obras mais conhecidas para piano no mundo, a técnica é: começar muito leve as “tríades” e ir alcançando peso e densidade, no decorrer da interpretação.

A Sonata para piano n.º 14, Op. 27 n.º 2  como é originalmente descrita, tomou o termo “Ao Luar” numa transmissão de rádio.

Interpretação:
O primeiro movimento vem com a indicação "quasi una fantasia". Uma melodia melancólica é apresentada acompanhada por um ostinato que dura o movimento inteiro. Beethoven coloca no início da partitura uma indicação de "senza surdina".

Os desavisados pensam que a "surdina" se refere ao pedal esquerdo do piano, o "una corda", mas na verdade a "surdina" a que Beethoven se refere é o pedal direito. Nos pianos da época de Beethoven, o pedal direito levantava os abafadores (surdinas) das cordas. Ou seja, Beethoven pretendia que o movimento inteiro fosse tocado sem nenhuma surdina nas cordas (com o pedal direito abaixado). Como os pianos modernos não permitem isso - o nível de projeção é muito maior do que o piano da época de Beethoven, criando dissonâncias indesejadas.

OSTINATO: obstinado/constante

TRÍADE: Apesar do andamento quaternário, tríades são conjuntos arpejados de 3 notas constantes. No baixo da Sonata pode-se observar.

BAIXO DE ALBERTI: Nome dado ao tipo de acompanhamento de teclado, para mão esquerda, formado por acordes de tríades quebradas em que se toca a nota mais baixa seguida pela mais alta e novamente a mais baixa seguida pela média. O nome foi dado em homenagem a Domenico Alberti e aplica-se apenas a esse tipo de acompanhamento com acordes de tríades quebrados.


Até a próxima dica técnica! Hare!!
______________________
*Amyr Cantusio Jr. é músico piano, teclados e sintetizadores) compositor, produtor, arranjador, programador de sintetizadores, teósofo, psicanalista ambiental, historiador de música formado pela extensão universitária da Unicamp e colaborador da Revista Keyboard Brasil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário