sexta-feira, 3 de março de 2017

LEE OLIVEIRA  Um dos pioneiros do Rock Progressivo brasileiro

O EX-TECLADISTA DA BANDA SANTISTA DE ROCK PROGRESSIVO RECORDANDO O VALE DAS MAÇAS (RVM) LEE OLIVEIRA É UM DOS PIONEIROS DO ROCK PROGRESSIVO BRASILEIRO. SEU PROJETO, INTITULADO LEE RECORDA FOI FORMADO PARA RESGATAR AS MÚSICAS CANTADAS QUE PERMANECERAM INÉDITAS OU FORAM GRAVADAS EM CONDIÇÕES PRECÁRIAS DEVIDO ÀS LIMITAÇÕES DA ÉPOCA. PSICODELIA FOLK À BRASILEIRA!!

* Por Rogerio Utrila

Lee Oliveira é tecladista, pianista, violonista, vocalista e compositor. Estudou Composição e Regência na instituição de ensino FIAM-FAAM. Foi tecladista e um dos vocalistas da banda de rock progressivo, Recordando o Vale das Maçãs, nos anos 70,  80,  90 participando de quase todos os álbuns da banda, vinis e CDs.

Líder da banda Lee Recorda - apresenta o rock progressivo brasileiro no formato popular. Com influência do rock rural de Zé Rodrigues e do progressivo de Rick Wakeman, Yes,  Genesis entre outros, a banda mostra um trabalho diversificado com arranjos trabalhados em torno da sutileza e muita criatividade melódica e harmônica. As letras falam de natureza, pureza, prazeres simples e belezas naturais.

A banda é formada por Lee Oliveira (teclados e voz), Xima (bateria), Fabio Ferreira (baixo),   Adilson Oliveira (guitarra e violão) e Lara Lima (voz).

O próximo show será no teatro UMC no festival de rock progressivo TOTEM. Estão todos convidados!


Leia a seguir, a entrevista:

ENTREVISTA...
Revista Keyboard Brasil – Fale-nos sobre seu interesse pela música e, dentre vários instrumentos, por que optou pelos teclados?
Lee Oliveira – Meu primeiro contato na música foi cantando em família, quando primos e tios tocavam violão e acordeom. Com 4 anos de idade me apresentei em um programa da TV Record chamado Seção ZIGZAG. Com os instrumentos, o primeiro contato foi com o acordeom da minha irmã, quando brincava tocando algumas melodias. Nessa época, minha irmã estudava piano clássico, e como tínhamos um piano em casa, eu observava os movimentos das mãos e a técnica de estudo dela. Aos poucos fui descobrindo acordes e como fazer melodias. Com o passar do tempo, estudei piano em vários conservatórios e aulas com professores particulares. Com o violão foi semelhante. Ficava encantado vendo e ouvindo pianistas e organistas tocando em festas. Com o avanço da tecnologia surgiram os teclados com variados timbres que me deixaram fascinado pelo instrumento. Através do teclado crio arranjos e músicas com facilidade por ser o instrumento mais completo, na minha opinião.

Revista Keyboard Brasil – Você fez parte do Recordando o Vale das Maçãs, um dos pioneiros do Rock Progressivo brasileiro. Conte-nos sobre sua trajetória na banda. 
Lee Oliveira – Em 1975 fui convidado por um amigo (Pavitra) a participar de uma banda que ele cantava e que tinha um estilo diferente de música, meio erudito, meio rock, meio alegre e triste…  que tinha como destaque a flauta e o violino.  Apresentei uma música de minha autoria Rancho, Filhos e Mulher e a galera gostou. Esta música acabou sendo o carro chefe do LP As Crianças da Nova Floresta gravado pela GTA, da extinta TV Tupi. A gravação do LP foi resultado de um contato que fiz, quando morava em São Paulo, em um estúdio onde trabalhava. Na época, levei uma fita de rolo com as nossas músicas aos produtores da gravadora. Uma semana depois, recebi a confirmação que gravaríamos o LP As Crianças da Nova Floresta… Neste período, mantinha contato com as TVs Tupi, Cultura e Bandeirantes, onde nos apresentamos algumas vezes.  Em 1978 eu me afastei temporariamente do RVM, pois casei e fui morar no interior de São Paulo, mas meu sonho de Rancho, Filhos e Mulher ainda não havia se concretizado… Dois anos depois, a convite do RVM, retornei à banda para a gravação de um segundo álbum. Na época, o produtor Arnaldo Sacomani pediu à banda uma música romântica, bonita e  comercial, no padrão do RVM. Foi aí que compus Sorriso de Verão, gravada no Compacto simples, em 1982. Esta música permaneceu em primeiro lugar nas rádios por vários anos, principalmente da baixada santista e do interior de São Paulo. Em um show que produzi no Teatro Municipal de Santos, em comemoração aos 20 anos do RVM, fomos convidados a gravar um CD, que era novidade na época, por um produtor com inserção internacional. Em 1993, foi gravado um CD instrumental, exportado e muito elogiado pela crítica internacional. Neste CD foi gravada a música Water, de minha autoria, regravada no CD Lee Recorda. Após a gravação do CD e alguns shows, desliguei-me do RVM e ingressei em outras bandas.

Revista Keyboard Brasil – A cidade de Santos pode ser considerada um celeiro musical, pois surgiram bandas de várias tendências como o RVM, Vulcano Harry e até mesmo o Charlie Brown Jr, mas como é a cena Rock'N Roll na cidade?
Lee Oliveira – Santos é um palco de muitos talentos na música. Infelizmente, muitos chamam a cidade de cemitério da arte, pois dificilmente as boas bandas da baixada se destacam no cenário nacional do Rock'N Roll ou de outros estilos musicais. Na vida noturna da cidade rola muito Rock'N Roll, principalmente nos bares tradicionais da boa música e no Centro Histórico de Santos. No entanto, não há um local específico para o Rock'N Roll, pois existe mais a fusão pop-rock, na maioria dos bares.

Revista Keyboard Brasil – Na época do lançamento do LP As Crianças da Nova Floresta, reza a lenda que não teve uma boa vendagem porque devido à arte da capa foi confundida com disco infantil. Isso é verídico?
Lee Oliveira – Li esse depoimento em um artigo de um site que apresentou as 10 capas de vinis mais criativas e loucas dos anos 70. Uma delas era a capa do LP As Crianças da Nova Floresta, então deve ser verídico… Um grande problema que tivemos foi a prensagem errada do LP com músicas brega no lado B, justamente o lado progressivo. Isso fez com que a gravadora retirasse o álbum do mercado. Pouco depois, a gravadora faliu…

Revista Keyboard Brasil – A música Sorriso de Verão é considerada o maior Hit da banda. Nos dê detalhes dessa canção.
Lee Oliveira – Como já disse, essa é uma música feita a pedido de Arnaldo Sacomani ao RVM. A compus quando retornei ao RVN e estava em Camburi, começando uma nova etapa da minha vida pessoal. Nesta época, para mim, tudo era sorriso naquele verão de 1980… Gravamos uma fita demo em Curitiba e retornando à Santos, a mesma foi levada às rádios locais. Tocada algumas vezes, os pedidos pelo telefone não cessavam… Nesse momento,  resolvemos gravar o compacto simples Sorriso de Verão. Essa música até hoje é tocada em algumas rádios da baixada santista. 


Revista Keyboard Brasil – Em 2015 você lançou o CD intitulado Lee Recorda. Fale sobre esse material e sobre o  projeto.
Lee Oliveira – Devido à má qualidade de gravação do LP em 1976, sempre quis regravar as melhores músicas originais do álbum As Crianças da Nova Floresta. Juntamente com Eliza Bernardes, desenvolvemos um projeto para homenagear o autor da música a qual deu o título ao LP (Milton Bernardes - in memória), regravando essas músicas e outras inéditas. Com a colaboração de amigos, excelentes músicos, formamos a banda Lee Recorda - Xima (bateria), Fabio Ferreira (baixo), Rogerio Pelosi (guitarra e violão), Lee Oliveira (teclados e voz).  Esse CD conta com  a participação de dois dos três fundadores do RVN - Fernando Motta (violão) e Domingos Mariotto (flauta); também conta-se com a cantora original do RVM - Cristina Lobão. Regravamos as músicas: A Luz da Natureza (Milton Bernardes), As Crianças da Nova Floresta (Milton Bernardes), Rancho, Filhos e Mulher (Lee Oliveira), Besteira (Domingos Mariotti e Fernando Pacheco), Água/Water (Lee Oliveira). As músicas inéditas são: Ferreiro do Céu e O Mundo de Davi, ambas composições de Milton Bernardes. As ilustrações do encarte são fotografias das telas pintadas por Milton Bernardes.  A arte do CD foi produzida por Leonardo Motta (Limão); foto da capa - André Cotrin. Atualmente, os shows contam com a participação de Adilson Oliveira (guitarra e violão) e Lara Lima (voz).  O CD está à venda na página Lee Recorda (facebook) e em algumas lojas do ramo.

Revista Keyboard Brasil – O que você acha da cena musical brasileira hoje em dia. 
Lee Oliveira – Em termos de mídia… Lamentável! Mas acredito que fora dela muita coisa boa ainda está acontecendo, pois o show não pode parar…

Revista Keyboard Brasil – Vi algumas perfomances no Youtube, mas não cheguei a encontrar um video clip oficial. Você tem a intenção de faze-lo?
Lee Oliveira – Temos um projeto em andamento com o Coral Cênico da USP LESTE que prevê a produção de alguns videos. Esse trabalho conta com o apoio do LEDEP - Laboratório de Educação e Desenvolvimento Psicológico, coordenado por Maria Eliza Mattosinho Bernardes. Já estamos trabalhando a música Rosa dos Deuses (Pavitra) que abria os shows do RVM nos anos 70 e 80, cantada por mim.

Revista Keyboard Brasil – Qual a receptividade dos fãs nos shows ou até mesmo quando os encontram na rua?
Lee Oliveira – Fico muito feliz quando jovens veem mostrar interesse e emoção pelo nosso trabalho. Geralmente, os shows são muito aplaudidos e há o reconhecimento da qualidade de nossa música. Nas ruas, até hoje me perguntam… Você é o Lee que fez a música Recordando o Vale das Maçãs..? E respondo: Sim, sou o Lee que fez a música Sorriso de Verão, gravado por mim juntamente com a banda Recordando o Vale das Maças…  E às vezes até tiram fotos… (risos).

Revista Keyboard Brasil – Ao invés de perguntar sobre as influências, gostaria de saber do Lee Oliveira o que atrapalha na criatividade ou na inspirarão da banda na hora de compor alguma música ou fazer algum show.
Lee Oliveira – Na época que fiz parte do RVM, levávamos as músicas praticamente prontas e pouco a pouco cada um acrescentava um detalhe em seu instrumento. Isso enriquecia nossos arranjos e composições. Atualmente, os músicos convidados contribuem com suas características instrumentais. No movimento de composição pessoal, gosto de me isolar, nem que seja no banheiro… e deixo fluir a melodia que me induz a criá-la; posteriormente, enriqueço o arranjo instrumental.  Na realidade, acho que nada atrapalha, exceto quando algum músico atrasa nos ensaios, ou shows… (risos).

Revista Keyboard Brasil – Deixe suas considerações finais aos leitores da revista Keyboard.
Lee Oliveira – O trabalho que venho desenvolvendo na minha carreira solo, com a colaboração dos amigos que compõe a Banda Lee Recorda, é a síntese de mais 40 anos de vida profissional artística que me proporcionou a maturidade musical que hoje tenho muita honra em apresentar ao público… Na minha historiografia, tenho a oportunidade de mesclar o rock progressivo com a rock rural, o que traz uma certa originalidade ao meu trabalho. Venho contando com amigos que vem colaborando com a difusão e divulgação do trabalho, a quem sou muito grato… Agradeço também à Revista Keyboard pela possibilidade de falar sobre o trabalho que temos realizado e ao Rogério Utrila pelo convite à esta entrevista… Muito obrigado a todos e fica o convite para que conheçam nosso trabalho!


SAIBA MAIS:
_____________________
*Rogerio Utrila  é apresentador e programador da web rádio Stay Rock Brazil







Nenhum comentário:

Postar um comentário