terça-feira, 28 de março de 2017

BATIDAS (OU SONS) BINAURAIS

Parte 2

COMO FUNCIONAM? EM QUAIS FREQUÊNCIAS? QUAIS ESTADOS CEREBRAIS SÃO ALCANÇADOS? POR QUE A UTILIZAÇÃO DE FONES DE OUVIDO? LEIA E DESCUBRA AS RESPOSTAS!

 * Por Marcelo Dantas Fagundes

Como funcionam e como usá-las?
Como disse anteriormente, as Batidas Binaurais são usadas para criar 2 ondas de frequência distintas, apresentadas separadamente, cada uma a um ouvido. O cérebro reage criando um terceiro tom, que é a diferença entre os dois apresentados. Isto permite ao cérebro sintonizar-se diretamente à uma frequência que, teoricamente, o ouvido não “escutaria”.

E isso acontece por que? Bom, da mesma forma que qualquer equipamento elétrico funciona em certos níveis de frequência, o mesmo ocorre com o nosso cérebro. Estas frequências são conhecidas como ondas cerebrais e são medidas em Hertz (Hz).

Quando estamos em estados elevados de ansiedade, a velocidade de nossas ondas cerebrais aumenta. Quando estamos relaxados a velocidade diminui. Esta é a chave para entender o que as Batidas Binaurais fazem.

Os fones de ouvido são necessários para que os batimentos binaurais sejam eficazes porque o cérebro cria a batida biauricular automaticamente ao ouvir dois sons separados (frequências) e diferentes.

Vamos entender:

Quando dois sons de uma frequência ligeiramente diferente são enviados para os ouvidos esquerdo e direito através de fones de ouvido, o cérebro responde combinando os dois sons para interpretar (efetivamente criar) um novo som. O cérebro cria esse som combinando a diferença de frequência entre os sons que está ouvindo simultaneamente através dos ouvidos esquerdo e direito. O som pulsante que o cérebro cria é conhecido como Batimento Binaural ou Batidas Biauriculares.

Por exemplo, se o seu ouvido direito recebe uma frequência sonora de 205HZ e o ouvido esquerdo recebe uma frequência de 200HZ, essas duas frequências se combinam no cérebro para criar a diferença matemática entre cada entrada auditiva, que é 5HZ. Então, ao invés de ouvir duas frequências diferentes, uma a 205HZ e uma a 200HZ, o usuário ouvirá a interpretação do cérebro, que é uma batida rítmica de 5HZ.

Cada hemisfério do cérebro tem seu próprio centro de processamento de som para receber as entradas de sinal para cada ouvido. Após o processamento da frequência percebida, que neste caso é de 5 HZ, o cérebro começará a produzir ondas cerebrais na mesma taxa.

Este processo é conhecido como frequência após a resposta. Em outras palavras, o cérebro está sendo levado para o estado de frequência associado com o nível de Hertz que está ouvindo. Efetiva-mente estamos "forçando" o cérebro a manter uma Onda Cerebral que desejamos obter, para o tratamento que se propõe ser feito.

As 5 ondas cerebrais


Quando o cérebro está em um estado consciente, ele trabalha entre 20 ~ 200 Hz. Dentro dessa faixa de frequência, existem cinco estados de ondas cerebrais principais.

1. Delta
No estado delta, o cérebro está funcionando a 1 ~ 4HZ. O cérebro está no estado delta quando estamos em sono profundo e o corpo está se regenerando.

2. Theta
No estado theta, o cérebro está funcionando a 4 ~ 8HZ. O estado de Theta é associado com o relaxamento e a meditação profunda, a criatividade é realçada, o stress é eliminado, o sono claro e a possibilidade de sonhos.

3. Alfa
No estado alfa, o cérebro está funcionando em 8 ~ 12HZ. Alfa é o estado de consciência mental relaxada ou reflexão e é tipicamente associado com a contemplação, visualização, resolução de problemas e acesso a níveis mais profundos de criatividade.

4. Beta
No estado beta, o cérebro está funcionando a 20 ~ 25HZ. Quando no estado beta o cérebro está em um estado elevado de alerta, talvez envolvido em uma atividade de aprendizagem ou fazendo uma leitura de um livro ou assistindo a um filme interessante.

5. Gama
No estado gama, o cérebro funciona a 40 + Hz. No estado gama, o cérebro está em alta atividade mental, onde rajadas de insight e processamento de informação de alto nível ocorrem.

Os batimentos Binaurais produzidos em diferentes níveis de uma determinada zona do estado cerebral produzirão resultados diferentes para o ouvinte. Por exemplo, uma gravação de 5HZ Theta irá induzir um relaxamento profundo e é ideal para a meditação. Enquanto que uma gravação de 8Hz Theta permitiria relaxamento suave com a capacidade de se concentrar confortavelmente em uma tarefa. Ao aperfeiçoar em ondas de frequência menores dentro de uma determinada zona de estado cerebral, engenheiros de som são capazes de produzir gravações para disciplinas específicas de autodesenvolvimento.


Continua na próxima edição [...].

SAIBA MAIS SOBRE BATIDAS BINAURAIS:
__________________________
* Marcelo Dantas Fagundes é músico, maestro, arranjador, compositor, pesquisador musical, escritor, professor, editor e membro da ABEMÚSICA (Associação Brasileira de Música).







Nenhum comentário:

Postar um comentário