sexta-feira, 30 de junho de 2017

JOHN MCLAUGHLIN
A chama do grande Vishnu - parte 1

JOHN MCLAUGHLIN É UMA LENDA. UM DOS MAIS INFLUENTES E PROLÍFICOS GUITARRISTAS, MAS, TAMBÉM É COMPOSITOR, PIANISTA, TECLADISTA E BANDLEADER. CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE UM DOS MÚSICOS MAIS CRIATIVOS DE TODOS OS  TEMPOS. 

 * Por Sergio Ferraz

Na mitologia hindu, Vishnu é o deus mantedor do universo. Quando a terra está em perigo, Vishnu envia um avatar para salvar a terra do mal...

A analogia de um “avatar” cabe bem a John Mahavishnu McLaughlin. No mundo da música, ele é um daqueles raros músicos que chegaram para mudar o cenário musical abrindo novos horizontes e mostrando ao mundo novos caminhos e possibilidades criativas.

John McLaughlin elevou a técnica da guitarra a níveis nunca alcançados. Mas sua arte não se limita apenas a uma técnica suprema. McLaughlin é, sem dúvida, um dos músicos mais criativos de todos os tempos, um dos pais do Jazz Fusion ao lado de Miles Davis. John McLaughlin mergulhou fundo em vários estilos musicais como o flamenco, a música clássica indiana, o Rock, o Blues e também a música brasileira, entre tantos outros estilos. Nesta primeira parte da matéria falarei um pouco sobre seus primeiros anos de carreira até a formação do seu grupo, a Mahavishnu Orchestra, formado em 1970 e conhecido por ser um dos mais virtuosos grupos de jazz fusion de todos os tempos.

O INICIO NA INGLATERRA...

O guitarrista inglês John McLaughlin nasceu na cidade inglesa de Doncaster em 4 de janeiro de 1942. Inicialmente, McLaughlin estudou piano clássico influenciado por sua mãe, que era violinista. Aos 11 anos, resolveu tocar guitarra, influenciado pelos músicos de blues norte-americanos e, também, pela música flamenca, além do guitarrista de jazz cigano Django Reinhardt. Mais tarde, McLaughlin também foi fortemente influenciado pelo saxofonista John Coltrane, em especial por seu LP A Love Supreme (Implulse 1965), onde Coltrane vislumbra um caminho espiritual através da música.

Isso levou John McLaughlin a estudar profundamente, mais adiante, a música e a cultura indiana. Tudo isso influenciou diretamente o fato dele tornar-se discípulo do guru indiano Sri Chinmoy nos anos 60, recebendo deste o nome de Mahavishnu (O Grande Vishnu).

De volta ao seus primeiros anos como guitarrista na Inglaterra, John McLaughlin participou de inúmeros projetos como Alexis Corner and The Marzipan e George Flame and the Blues Flames. Em 1963, com o baixista Jack Bruce formou o Graham Bond Quartet, com Ginger Backer na bateria e John McLaughlin na guitarra.

Um fato curioso dessa época é que John McLaughlin além de atuar como músico de estúdio e professor de guitarra, teve Jimi Page, futuro guitarrista e líder do Led Zeppelin, como seu aluno.


Em janeiro de 1969, McLaughlin gravou seu álbum de estreia Extrapolation em Londres. O estilo pós-bebop do álbum é bastante diferente dos trabalhos de fusão posteriores deste músico, embora tenha gradualmente desenvolvido uma forte reputação entre os críticos em meados da década de 70.

Cruzando o Atlântico rumo a América...

McLaughlin mudou-se para os EUA em 1969 para se juntar ao grupo Lifetime, do baterista Tony Williams;  posteriormente juntou-se ao grupo do trumpetista Miles Davis. Com Miles, McLaughlin participa da fase em que o trumpetista dá o grande impulso ao que mais tarde ficou conhecido como Jazz-Rock ou Jazz-Fusion. 

Entre vários álbuns com Miles Davis, John McLaughlin, grava o lendário Bitches Brew. Lançado em 1970, esse álbum conta ainda com a participação de Chick Corea (teclados), Joe Zawinul (Teclados), Wayne Shorter (sax), e o percussionista brasileiro Airto Moreira entre outros grandes nomes do jazz.

Ainda numa fase pré Mahavishnu Orquestra, John McLaughlin grava mais dois discos solos. Devotion, no início de 1970 pela Douglas Records, era um álbum de fusão psicodélica de alta energia que incluiu Larry Young nos teclados (que fazia parte da Lifetime), Billy Rich no baixo e o baterista Buddy Miles. Em 1971 lançou My Goal's Beyond, que tem no lado A duas grandes obras acústicas, já anunciando o que em um futuro próximo seria um de seus grandes feitos, a fusão do jazz com a música clássica indiana. 

A partir de 1970, com sua Mahavishnu Orchestra, e na sequência o grupo Shakti de música indiana, John McLaughlin realizou  uma grande obra e parcerias com músicos como o violinista francês Jean Luc Ponty, o tablista indiano Zakir Hussein, o guitarrista espanhol Paco de Lucia e o guitarrista americano Al Di Meola, entre tantos outros. Seus discos entraram para a história da música tanto pelo aspecto inusitado, quanto composicional e criativo. 

No próximo número falaremos sobre os principais discos da fase Mahavishnu Orchestra e Shakti. Até a próxima!





SAIBA MAIS SOBRE JOHN MCLAUGHLIN:
____________________
* Sergio Ferraz é violinista, tecladista e compositor. Bacharel em música pela UFPE, possui seis discos lançados até o momento. Também se dedica a composição de músicas Eletroacústica, Concreta e peças para orquestra, além de ser colunista da Revista Keyboard Brasil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário