segunda-feira, 29 de agosto de 2016

A EXTRAORDINÁRIA BANDA TOTO

A ENERGIA QUE ATRAVESSA  DÉCADAS TEM NOME E ATENDE  POR TOTO. FONTE DE MINHAS  INSPIRAÇÕES E DE MÚSICOS EXTRAORDINÁRIOS, ENTRE IDAS E VINDAS, A BANDA  ANUNCIA MAIS UMA TURNÊ PARA 2016. 

* Por Hamilton de Oliveira


Era uma segunda-feira de 12 de novembro de 2007 quando pude presenciar pela primeira vez no  Brasil uma das maiores bandas de todos os tempos, a incrível banda Toto na extinta Via Funchal em São Paulo. Foram quase duas horas de pura emoção e satisfação ao ver frente à frente a banda que seria uma das minhas maiores inspirações.

Músicas como “África”, “Rosanna”, “I´ll be Over You” estão entre alguns dos hits dessa banda composta por músicos extraordinários que não ficaram parados no seu tempo. Pelo contrário, ainda hoje continuam gravando, compondo e fazendo shows pelo mundo todo.

A banda foi formada em 1977 por seis músicos de estúdio, que anteriormente haviam trabalhado regularmente com Steely Dan, Seals and Crofts, Boz Scaggs, Sonny and Cher e outros. Filho do famoso músico e arranjador Marty Paich, o tecladista David Paich se popularizou após co-produzir e escrever o álbum Silk Degrees de Boz Scaggs. Após tocar em diversas sessões com o baterista Jeff Porcaro, os dois começaram a discutir a possibilidade de formar sua própria banda. Reuniram-se com o baixista David Hungate, já conhecido das turnês com Boz Scaggs. Também convidaram o guitarrista Steve Lukather e o tecladista Steve Porcaro (irmão de Jeff) para incrementar o grupo. Com a adição do cantor Bobby Kimball, o grupo começou a trabalhar em seu primeiro álbum em 1977, após assinar com a Columbia Records.

A combinação entre rock e a híbrida essência que a banda possuía marcou seu primeiro disco. O álbum alcançou o Top Ten, com mais de dois milhões de cópias vendidas. “Hold the Line” foi o primeiro single da banda. Em seguida, viriam Hydra, em outubro de 1979, vontando em janeiro de 1981 com Turn Back.

Toto IV, de abril 1982, com os hits “Africa” e “Rosanna” (sobre a namorada de Lukather, a atris Rosanna Arquette) e “I Won't Hold You Back” novamente levaram o Toto ao Top Ten. 

No Grammy de 1982, “Rosanna” ganhou como melhor canção do ano, melhor performance vocal e como melhor arranjo instrumental; Toto IV ganhou como álbum do ano e também como melhor produção e melhor gravação.

Em 1984, um terceiro irmão de Porcaro, Mike, junta-se ao grupo no baixo, substituindo Hungate. Frederiksen foi substituído por Joseph Williams, em “Fahrenheit”, de 1986. Steve Porcaro sai em 1988, antes do lançamento do sétimo álbum. Em 1990, Jean-Michel Byron substitui Williams nas novas gravações para Past To Present 1977-1990.

Em 1992, Jeff Porcaro morre de ataque no coração, tempos depois de gravar o próximo álbum do grupo, Kingdom Of Desire. Por todo este tempo, Toto teve maior aceitação no Japão e Europa do que em sua casa. Para substituir o grande baterista Jeff Porcaro, Simon Phillips, inglês, entra na banda. Tambu, lançado na Europa em 1995, só apareceu nos EUA em junho de 1996. Em 1999, gravam Mindfields. Bobby Kimball retorna ao grupo após uma ausência de 17 anos. 

Em 2002, em celebração do 25º aniversário, Toto lança Through the Looking Glass, um álbum de tributo às influências musicais da banda, como Bob Marley, Steely Dan, George Harrison e Elton John. Dois compactos foram lançados, “Could You Be Loved”, de Bob Marley, e “While My Guitar Gently Weeps”, dos Beatles. O álbum não foi um sucesso comercial, mas a partir dele havia material para uma turnê comemorativa entre 2002 de 2003. Após os concertos a banda lança um álbum ao vivo e um DVD.  A partir de junho de 2003, perto do fim da turnê comemorativa, David Paich deixa os palcos para se dedicar a um familiar enfermo.  O tecladista Greg Phillinganes preenche o lugar de Paich no restante da turnê.

Em 2004, a banda começa uma pequena turnê mundial, com aparições esporádicas de David Paich, sendo novamente substituído por Greg quando ausente. Em 2005, Greg foi convidado a se tornar membro oficial do grupo, e David acaba também se despedindo das turnês, continuando como integrante do grupo somente nas gravações e produções da banda.

No início de 2006, Toto lança Falling in Between, seu primeiro álbum de inéditas desde 1999. A obra apresenta um trabalho extensivo no teclado de Steve Porcaro, e um dueto com Joseph Williams no primeiro compacto, “Bottom of Your Soul”. O álbum recebe críticas positivas, tanto da mídia quanto dos fãs. Após o lançamento, a banda entra numa grande turnê mundial em 2006, continuando em 2007 para a segunda parte. Em 2007, conta com Leland Sklar substituindo Mike Porcaro nos baixos, devido a problemas de saúde. O álbum duplo Falling in Between Live foi lançado pela Eagle Records para comemorar a turnê.

Após rumores, em 5 de junho de 2008 Steve Lukather anuncia em seu site pessoal o fim da banda. Em 5 de abril a banda havia se apresentado pela última vez, em Seul. 

Em 26 de fevereiro de 2010  foi anunciado que a banda estava se reunindo para uma breve turnê de verão na Europa para ajudar Mike Porcaro que foi diagnosticado com Esclerose lateral amiotrófica. A formação da banda para estes shows contava com David Paich, Steve Lukather, Steve Porcaro, Simon Phillips, Joseph Williams e o baixista Nathan East como músico convidado.

Em 15 de março de 2015 Mike Porcaro morre aos 59 anos, em decorrência de esclerose lateral amiotrófica. A notícia foi confirmada por seu irmão e colega de banda, Steve Porcaro, no Twitter.

Toto retorna em 2015 com um álbum que poderia ser definido como uma coletânea das melhores músicas nessas 3 décadas de banda. As gravações em TOTO XIV esbanja musicalidade, arranjos magistrais e melodias que o gênio coletivo de Lukather, Paich, Porcaro, Williams e seus companheiros de banda reunidos trazem ao álbum. Este novo trabalho de estúdio é, sem dúvida, o verdadeiro seguimento a um TOTO IV, o que projetou para o mundo os superstars globais da banda e primeiro álbum de estúdio desde Falling In Between (2006).

Vamos torcer para que o Brasil seja incluído nessa nova turnê mundial !!

Até breve!

SAIBA MAIS SOBRE A BANDA TOTO:
https://www.youtube.com/user/Toto99com
https://twitter.com/toto99com
https://www.facebook.com/totoband
http://totoofficial.com/splash/index.php

__________________
* Hamilton de Oliveira iniciou seus estudos no Curso de MPB/Jazz no Conservatório de Tatuí, formou-se em Licenciatura pela UNISO no curso de Música e Pós-graduou-se pelo SENAC em Docência no Ensino Superior. É maestro, tecladista, pianista, acordeonista, arranjador, produtor musical, professor e colaborador da Revista Keyboard Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário