quinta-feira, 25 de agosto de 2016

PSYCOTHRONIC  - BRASILIAN ELECTRONIC MUSIC 
(Incluso CD link)

TOMEI A LIBERDADE E INICIATIVA DE LEVAR AO PÚBLICO NACIONAL O CONHECIMENTO DE ARTISTAS QUE ESTÃO HÁ ANOS TRABALHANDO NA CULTURA DE VANGUARDA, NA MÚSICA ELETRÔNICA E EXPERIMENTAL, UNIDOS AO ROCK, AO KRAUT, AO SPACE E AMBIENT MUSIC. MÚSICOS QUE TEM PESQUISADO SINTETIZADORES E A ARTE FEITA PELOS MESTRES DE TEMPOS ANTERIORES. ESCOLHI 8 PROJETOS (INCLUINDO O MEU ALPHA III) CADA UM COM UMA MÚSICA REPRESENTATIVA GERAL DO QUE FAZEM. É UM CD GRATUITO, DEMONSTRATIVO DO QUE A ARTE UNDERGROUND BRASILEIRA VEM PRODUZINDO NA OBSCURIDADE, EM MEIO AO OSTRACISMO E INDIFERENÇA GERAL DE PÚBLICO E GRAVADORAS. MESMO ASSIM, GRANDES PROJETOS, MÚSICA E SONORIDADE ÚNICA PARA OUVIDOS SENSÍVEIS. AQUI SE CRUZAM ESTILOS DA BERLIM SCHOOL, DUSSELDORF, SPACE, KOSMIC, AMBIENT & EXPERIMENTAL ELECTRONIC MUSIC. O INTUITO É QUE O LEITOR OUÇA E AJUDE NOSSA ARTE NACIONAL. POR ISSO, DIVULGUEM, COPIEM, COMPARTILHEM, DÊEM DE PRESENTE... MAS DIVULGUEM!!!!! AGRADEÇO A TODOS AMIGOS QUE CURTEM ESTE TIPO DE SOM E, AOS QUE AINDA NÃO POSSUEM O CONHECIMENTO QUE, A PARTIR DE AGORA POSSAM COMEÇAR A CURTIR! E DEDICO À TODOS ESTES MÚSICOS PESQUISADORES ESTA PEQUENA HOMENAGEM QUE ACABEI FAZENDO POR VONTADE PESSOAL!! HARE!!

Clique no link para ouvir o CD:


* Por Amyr Cantusio Jr.

Astronauta Pinguim
Produtor experiente, multinstrumentista autodidata e mago dos teclados, Fabrício Carvalho, conhecido no cenário independente como Astronauta Pinguim é  gaúcho e músico autodidata. Aprendeu a tocar violão, bateria, baixo e teclados por conta própria, ao começar a se interessar por rock ainda criança, quando ganhou do pai o disco Revolver, dos Beatles. Possuidor de rara habilidade para a música, Pinguim logo se tornou figura conhecida no rock alternativo gaúcho. Apesar de dominar diversos instrumentos, foi como tecladista e pianista que se destacou, participando de diversos grupos em Porto Alegre (durante muito tempo, tocou na banda de Júpiter Maçã). Logo, passou a atuar como músico de estúdio e produtor, e foi nessa função, aliás, que começou a ganhar projeção e a colecionar admiradores.

SAIBA MAIS SOBRE O MÚSICO:

Amyr Cantusio Jr
Autoridade máxima no campo do rock progressivo e da música eletrônica,  eleito melhor tecladista do mundo por três vezes consecutivas e co-fundador do primeiro selo do Rock Progressivo e Música Eletrônica Experimental do Brasil, Amyr Cantusio Jr., colaborador da Revista Keyboard Brasil, liderou o Alpha III com quem lançou diversos álbuns no Brasil e exterior durante os anos 80 e 90, construindo uma carreira de sucesso. Nascido em Campinas, interior de São Paulo, Cantusio Jr. é compositor, multi-instrumentista, produtor, arranjador, programador de sintetiza-dores, letrista e desenhista dos logos e capas de seus próprios LPs/CDs (trabalhos estes espalhados por todo o mundo) além de escritor, colunista, teósofo e psicanalista ambiental. 

SAIBA MAIS SOBRE O MÚSICO:

Paulo Beto
Músico, compositor, produtor e desenhista sonoro, aficcionado por sintetizadores analógicos e discos de vinis Paulo Beto é um artista que circula no meio das artes sonoras e visuais com trabalhos que vão dos mais sérios e conceituais até os mais pops e divertidos, tocando ao vivo ou produzindo em estúdio. Sobre a música eletrônica disse, certa vez: “Muito jovem, pedi um Moog de presente de aniversário e ganhei um violão. Logo tive que fazer um longo percurso de aprendizado musical até ter de fato contato com os knobs dos equipamentos eletrônicos. Aprendi violão clássico, Bossa Nova e o Rock. Minha entrada na música eletrônica não foi via dance music, embora eu já trabalhasse como DJ. Nessa época, meus ídolos eram a Laurie Anderson, o Einstüzende Neubauten e o Cabaret Voltaire. Mas amava ouvir coisas como o Cold Cut e o Bomb The Bass também. Tive uma formação híbrida. Descobri que o algo a mais dos meus artistas favoritos vinham da influência dos compositores eruditos e acabei mergulhando nesse universo que, para mim, foi fascinante”.

SAIBA MAIS SOBRE O MÚSICO:

Gustavo Jobim
Gustavo Jobim é tecladista carioca. Tem um extenso currículo na cena experimental. Ex-integrante do combo de “nonsense rock” Zumbi do Mato, Gustavo já lançou quatorze discos solo. Inspirado principalmente pela música de vanguarda e pelas experimentações eletrônicas alemãs dos anos 70 (a popular cena “krautrock”), Gustavo utiliza exclusivamente sons eletrônicos criando música instrumental, climática, similar a trilhas sonoras de filmes. O músico colaborou com renomados músicos como Conrad Schnitzler (Cluster, Tangerine Dream), Jean-Hervé Péron (Faust) e Damo Suzuki (Can). Assina produções independentes, da composição à capa dos álbuns, passando pela publicação e edição de sites, ocasionalmente colaborando com selos como Som Interior, Fronha Records, Plataforma Records e Sinewave. 

SAIBA MAIS SOBRE O MÚSICO:

Eloy Fritsch
Eloy Fernando Fritsch é compositor de música eletrônica e tecladista de rock progressivo do grupo Apocalypse. Utilizando um grande arsenal de sintetizadores, incluindo o minimoog e o modular Roland System-700 Laboratory, Eloy lançou inúmeros álbuns. Em seu projeto de música eletrônica instrumental, Fritsch compõe new age, space music e progressivo eletrônico com influências de Vangelis, Jean-Michel Jarre, Tomita e Rick Wakeman. A música é melódica, majestosa, épica, formada por texturas orquestrais criadas por sintetizadores, vocoder, vozes, sequências eletrônicas e percussão. Uma música cósmica e de grande elevação espiritual. 

SAIBA MAIS SOBRE O MÚSICO:

Arthur Joly
Músico, produtor, dono do selo Reco-Head e colecionador de instrumentos raros, o paulistano Arthur Joly tem em seu currículo a produção de discos de artistas como Elza Soares e parcerias com o humorista Marcelo Adnet. Porém, é considerado o “professor pardal” dos sintetizadores e vinis. O primeiro equipamento synth de Joly foi do tipo Moog. E, tempos depois, apaixonado pelo negócio e totalmente autodidata, passou a criá-los quando sentiu o desejo de ter seu próprio modular gigante. A parafernália criada é sempre personalizada, variando os sons e a estética da embalagem, e já tem até marca, Reco-Synth. Como se não bastasse a loucura de aprender a fazer sintetizadores sozinho, Joly também vem se tornando referência na prensagem de vinis no Brasil. Mas essa é uma outra história.

SAIBA MAIS SOBRE O MÚSICO:

Sergio Ferraz
Compositor, violinista, tecladista e colaborador da Revista Keyboard Brasil, Sergio Ferraz é um dos pioneiros no Brasil na arte do violino elétrico e da sua inclusão na música popular e instrumental de vanguarda. O músico ganhou destaque no cenário nacional e internacional, misturando influências da música indiana, do jazz, do rock progressivo, da música brasileira, da música armorial e da eletroacústica de vanguarda. Natural de Garanhuns, Sérgio Ferraz foi influenciado pelo rock de bandas dos anos 70 e do jazz fusion da Mahavishnu Orchestra, bem como o violinista jazz rock Jean Luc Ponty, a música indiana clássica de Ravi Shankar e do flamenco de Paco de Lucia. Inicialmente, a guitarra e violão eram seus instrumentos. Até o momento, possui 6 CDs distribuídos em todo o mundo. 

SAIBA MAIS SOBRE O MÚSICO:
http://ethnocloud.com/SERGIO_FERRA 

Postuman Tantra
Conhecido nacional e internacionalmente no meio underground, Edgar Franco ou Postuman Tantra se autodenomina Ciberpajé. Um artista transmídia, pós-doutor em arte e tecnociência pela UnB, doutor em artes pela USP, mestre em multimeios pela Unicamp e professor do Programa de Doutorado em Arte e Cultura Visual da UFG. Possui obras premiadas nacionalmente nas áreas de arte e tecnologia, performance e histórias em quadrinhos, além de álbuns lançados por gravadoras europeias. 

SAIBA MAIS SOBRE O MÚSICO:
______________________
*Amyr Cantusio Jr. é músico piano, teclados e sintetizadores) compositor, produtor, arranjador, programador de sintetizadores, teósofo, psicanalista ambiental, historiador de música formado pela extensão universitária da Unicamp e colaborador da Revista Keyboard Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário