terça-feira, 20 de dezembro de 2016

A NOVA BÍBLIA DO SOM - NBS -  

CONHEÇA O MAIS COMPLETO LIVRO DE ENGENHARIA DE SOM DO MUNDO, AGORA LANÇADO EM PORTUGUÊS EM FORMATO E-BOOK, ESCRITO PELO RENOMADO ENGENHEIRO LUIZ FERNANDO OTERO CYSNE.
A Nova Bíblia do Som – NBS é um livro de engenharia do som escrito em português, formato e-book pelo engenheiro Luiz Fernando Otero Cysne. Se impressa em papel A4, o trabalho teria mais de 3000 páginas e pesaria 10 quilos.

A NBS foi elaborada para preencher inexplicável lacuna no mercado. De fato, fora a NBS e seus precursores, ainda não há outro livro do gênero escrito em português. Tampouco há cursos superiores de áudio no Brasil, contra quatro deles na Colômbia, para citar um só exemplo.

Isso explica porque a Bíblia do Som, trabalho que deu origem à NBS, foi considerada por quase duas décadas a “chave do cofre” para todos os profissionais do áudio no Brasil e muitos no exterior. Agora, a NBS é uma fonte única e imprescindível para todos os profissionais do áudio que exigem informações sérias, atualizadas e conteúdo holista.

A NBS foi elaborada para ser precisa e extensa o bastante para abranger todas as áreas relevantes das ciências do som e da acústica. Eis porque, no gênero, este livro é atualmente o mais completo e consistente disponível no mundo.

As vantagens do formato e-book para os leitores são inúmeras. Começando por eliminar o inconveniente transporte físico de um item tão pesado, volumoso e desconfortável. Do mesmo modo, o manuseio difícil torna-se simples, racional, lógico e muito rápido.

Outra vantagem deste e-book é oferecer textos e ilustrações a cores. O que permite que as explanações sejam argutas, práticas e claras. O resultado é a leitura didática recreativa e cativante que produz satisfação ao leitor. Que passa a contar com recursos eficazes que proporcionam a compreensão lógica, natural e, acima de tudo, ágil.

Um dos avanços do formato e-book é a possibilidade de utilização farta de hiperlinques ao longo do texto. Que, no  caso da NBS, se soma às referências literárias convencionais. Quando o leitor está conectado à Internet, um mero clique num hiperlinque o liga instantaneamente à referência desejada. Uma vez satisfeito o leitor volta ao texto original com novo clique. Sem necessidade de consultas posteriores. Usualmente trabalhosas e, por vezes, impossíveis.

Outra vantagem é que textos líquidos se ajustam perfeitamente a telas de celulares, de pads, de tablets, de notebooks, de desktops, etc. Com fascinantes recursos de leitura. Melhor ainda, sem necessidade de se investir um único centavo em programas leitores de livros eletrônicos.

A NBS está disponível na Amazon, na GooglePlay, na Apple Store, na Barnes & Noble, na Kobo, na Livraria Cultura, na Livraria Bem-te-vi e na Saraiva por R$ R$ 320,00. Para adquirir basta entrar num desses sites especializados em vendas de e-books e digitar "Nova Bíblia do Som" ou com o nome do autor. Há sites de venda que vendem com pagamento parcelado.

O mercado brasileiro do áudio já era carente em literatura técnica na década de 80. O que levou o engenheiro Luiz Fernando Otero Cysne a escrever e lançar no verão de 1989 o primeiro livro de áudio escrito em português. O título era   “Áudio Engenharia e Sistemas - AES”. O que foi feito com a honrosa chancela da H. Sheldon. Trabalho pioneiro e um quebra gelo que facilitou a vida de imenso contingente de engenheiros e técnicos no Brasil.

No ano 2000, o AES foi substituído pela Bíblia do Som. Então, uma obra considerada um divisor de águas histórico e de peso específico ponderável. Eram 1250 páginas A4, com 3,5 quilos. De lá para cá transcorreram quase duas décadas. Durante as quais a tecnologia deu saltos ciclópicos. Novos materiais e novos conceitos foram introduzidos. Muitas pesquisas e grandes mudanças.

O texto e grande parte das ilustrações da NBS têm como sustentação a bagagem do engenheiro Luiz Fernando Otero Cysne, que está no mercado profissional do áudio desde 1964. Esse lastro teve como pano de fundo a larga experiência de Cysne como consultor internacional nas áreas de engenharia de áudio e de acústica. E também como projetista de sistemas de grande porte e de eventos especiais. 

SOBRE O AUTOR...

O engenheiro Luiz Fernando Otero Cysne tem graduação em engenharia de telecomunicações, engenharia de áudio, administração de empresas, mestrado em acústica e doutorado em física.

No mercado do Áudio profissional e da acústica desde 1964, Cysne atuou e atua como consultor internacional de áudio, como projetista de sistemas de som em geral e de várias outras disciplinas correlatas. Assinou projetos especiais como o do Sistema de Reforço de Som para o Carnaval carioca, tendo como clientes a Rede Globo de TV e a LIESA, ou como o conjunto de projetos de som, de vídeo e de acústica para os Jogos Panamericanos Rio, atividade essa que envolveu mais de 1000 projetos específicos abrangendo várias disciplinas.

Cysne tem projetado e instalado sistemas complexos para espaços como o Teatro Municipal de São Paulo, o Teatro Municipal do Rio, a Cidade da Música, também no Rio, o Gran Teatro Municipal em Lima, no Peru, O Teatro Municipal de Barueri, O Teatro da FIESP na Avenida Paulista, São Paulo, o Estádio Monumental em Lima, Peru, para 100 mil expectadores, além de ter projetado e instalado incontáveis sistemas para clientes como a diretoria executiva e conselho diretor do Bradesco, a Vale, a Presidência da República, o Banco Safra, a Petrobrás, a Battery (Los Angeles) e tantos outros.

Cysne profere palestras no Brasil e no exterior com frequência, e ministra vários cursos de engenharia de áudio, de acústica e outros, o que faz desde 1964. Tendo treinado equipes da Philips, da JBL, da Rede Globo de TV e de muitas outras organizações, sendo que a quantidade de profissionais capacitados até agora já ultrapassa os 8000 indivíduos. Muitos dos quais ocupam posições chave em estúdios, escritórios de engenharia e indústria.

Cysne desenhou uma linha completa de aparelhos valvulados, incluindo dois pré- amplificadores hi-fi, três amplificadores de potência hi-fi, um crossover de duas vias, um amplificador para fones de ouvido, um pré pré para cápsulas fonográficas tipo MC (moving coil) e caixas acústicas com falantes Altec Lansing vintage originais, para composição de sistemas higher end residenciais valvulados completos. Cysne também projetou um sistema PA totalmente valvulado para reforço dos shows de Arnaldo Batista.

Cysne projetou algumas caixas acústicas tipo line array de uso profissional, que estão presentes em várias igrejas, ginásios e espetáculos em todo o Brasil.

Cysne desenhou uma linha completa de painéis acústicos, incluindo unidades absorsoras sintonizadas, unidades refletentes e unidades difusoras. Tanto as especulares quanto as não especulares. Todo esse material é produzido de forma customizada, em função das especificações de cada projeto.

Para igrejas, Cysne projeta uma combinação de sistemas técnicos integrados, abrangendo os sistemas de reforço de som, os de projeção de vídeo, os de captação de imagens e de áudio, os de streaming via Internet, incluindo estúdios, os sistemas de iluminação cênica e elementos cenográficos, sistemas de ajuda ao deficiente auditivo, CFTV, intercom técnico e de segurança, bem como a automação e algumas outras disciplinas, mais específicas, como tele e videoconferência. Esses projetos envolvem a infraestrutura especializada e toda a energia técnica exigida por tais sistemas.

Cysne escreveu mais de 500 artigos para revistas nacionais e estrangeiras, a exemplo de SomTrês, Áudio Música e Tecnologia, BackStage, Áudio News, Vídeo News, Audio Magazine, jornais e periódicos.

Além da Nova Bíblia do Som, o autor já tem praticamente prontos mais de dez livros, os quais serão lançados no mercado em 2017 em formato ebook. Entre eles estão: Sistemas de 70 volts, Instalações de Sistemas Profissionais, Audiofilia – Afine Sua Percepção, Técnicas de Captação Microfônica, Bricando com as Válvulas, Áudio Engenharia e Sistemas, Operação do Sistema de Som em Igrejas, Controle de Ruídos em Sistemas de Áudio, Acústica para o Home Studio e outros.

Atualmente Cysne se dedica a novos livros, aos projetos de grande porte e às respectivas instalações, bem como à coordenação da produção customizada dos valvulados, das caixas acústicas residenciais e dos painéis acústicos.

SAIBA SOBRE O AUTOR:
https://www.facebook.com/luizfernando.cysne?fref=ts


Nenhum comentário:

Postar um comentário