terça-feira, 29 de agosto de 2017

HERMETO PASCOAL NO MUNDO DOS SONSGênio da música brasileira grava pela primeira vez com uma big band

O ÁLBUM ESTÁ SENDO PATROCINADO PELO PROGRAMA DE INCENTIVO  MUSICAL DA EMPRESA NATURA E DEVE CONTAR COM APRESENTAÇÕES NO SEGUNDO SEMESTRE PARA OFICIALIZAR SEU LANÇAMENTO.

 * Redação

Idealizado pelo pianista Tiago Gomes, o álbum Hermeto Pascoal e Big Band deve ser lançado em outubro e traz a experiência inédita do músico de 81 anos ao lado de uma big band, com mais de 20 integrantes. “Poucas pessoas se lembram, mas Hermeto fez arranjos para discos de Taiguara e Fagner, além de trilhas sonoras para a televisão.” explica Tiago.

Depois de arregimentar uma formação para um concerto com o músico em Campinas, no ano de 2014, visto por quatro mil pessoas, Tiago Gomes teve a certeza de que havia chegado o momento para gravarem em estúdio. As gravações já finalizadas contém apenas temas autorais de Hermeto e previsão de lançamento com shows em outubro.

Ao contrário de outras formações de big bands que abrem naipes para quatro instrumentos cada, Hermeto escreveu arranjos para grupos de cinco. Cinco saxes, cinco trompetes, cinco trombones, além de contrabaixo, piano e bateria. “Uma das coisas que mais marcaram esse projeto foi a direção do Hermeto dentro do estúdio. Ele fez a direção musical do projeto, totalmente inserido no trabalho, com assistência de direção do filho Fábio Pascoal”, faz justiça o pianista Tiago Gomes, idealizador e diretor geral. A regência da big band ficou com o pianista titular de Hermeto, André Marques.

O repertório terá temas entre regravações e inéditos para big band, dentre eles Jegue, Pulando a Cerca, Pirâmide, Menina Ilza, O Som do Sol, Viva o Gil Evans, Obrigado Mestre, Brasil Universo, Choro Árabe e De Cuba Lanchando. Muitos dos músicos são jovens mas já experientes e muito talentosos, como o trompetista Rubinho Antunes e os saxofonistas Josué dos Santos e Jota P. Tiago Gomes e André Marques dividem-se ao piano e Fábio Pascoal, filho de Hermeto, responde pela percussão.

Hermeto Pascoal: “Se você vir escrito em alguma escola de música 'ensinamos a improvisar', é mentira. Nenhuma escola pode fazer isso. Eu fui a Berklee, a mais comercial de todas escolas, e disse isso na frente dos diretores”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário