sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Tubular Bells MIKE OLDFIELD

APRESENTANDO UMA SÉRIE ECLÉTICA DE INSTRUMENTOS E UMA VARIEDADE IGUALMENTE HETEROGÊNEA DE SONS E RITMOS QUE, ENGENHOSAMENTE MISTURADOS, CRIARAM UMA VIAGEM SINFÔNICA SUBLIME, FASCINANTE, ÀS VEZES SURPREENDENTE, ATRAVÉS DO ROCK PROG NEW AGE, O TUBULAR BELLS FOI O ÁLBUM MARCANTE QUE LANÇOU O VIRGIN RECORDS - E A CARREIRA DO MULTI-INSTRUMENTISTA INGLÊS, NA ÉPOCA COM 19 ANOS, MIKE OLDFIELD. HOJE, A DICA TÉCNICA É A TRILHA  DE “O EXORCISTA”. BONS ESTUDOS!
 * Por Amyr Cantusio Jr. 

O rock progressivo inglês dos anos 70 não se resume só aos grandes nomes como Pink Floyd, Genesis, Yes e Emerson Lake and Palmer. Além deles, há, por exemplo, um artista que se define como a ‘‘banda de um homem só’’, o multiinstrumentista autodidata e compositor inglês Mike Oldfield, que se lançou no mercado fonográfico no início dos anos 70, com sua obra máxima,‘‘Tubular Bells’’. Teve a sorte de a música ser escolhida para ser trilha sonora do filme “O Exorcista”, clássico deste período. Mike vem das escolas de música erudita minimalista e mistura muito bem sua bagagem ao rock e ao folk inglês.

De maneira geral, suas trilhas são básicas e o minimalismo é repetitivo na sua temática exigindo, porém, uma técnica absoluta, matemática e constante. Isto dificulta a execução de quem não está acostumado a “exercícios” instrumentais. Seria similar à música de J. S. Bach na técnica.

Em Tubular Bells temos um compasso sincopado 5/4  que vi muito músico bom se enrolar e não conseguir tocar o tema ao piano!!

Esta partitura simples está em 135 BPM e tom de Am. Na mão esquerda  há uma progressão de acordes em cada 2 compassos seguindo esta ordem diatônica: Am-G-F-Em-Dm-C-Am.

Eu toco tudo meio-tom acima (A#m) pois estou acostumado a tocar em harmonia Bemol e Sustenido (nos acidentes).

Decerto é bem mais difícil. Mas a partitura básica do tema aqui colocada é tradicional e fácil. Basta focar a DIVISÃO do tempo que é o problema.


Bons estudos!!

_______________________

*Amyr Cantusio Jr. é músico (piano, teclados e sintetizadores) compositor, produtor, arranjador, programador de sintetizadores, teósofo, psicanalista ambiental, historiador de música formado pela extensão universitária da Unicamp e colaborador da Revista Keyboard Brasil.





Nenhum comentário:

Postar um comentário